
Músicas novas para animar as brincadeiras
Faz um tempo que eu não escrevo sobre música aqui no blog. Para quem não acompanhava antes, eu toco violão (um pouquinho) e em casa a gente sempre usa a música como parte da brincadeira ou como a brincadeira em si. Mesmo que você não toque nenhum instrumento, cantar é super natural e as crianças curtem muito uma musiquinha, especialmente as que acompanham gestos.
Tem algumas que são mais engraçadas e você precisa deixar a vergonha de lado, como o Tchu, tchu, tchá. Outras que são mais simples, como a do Ratinho que sobe e desce.
Outra coisa que volta e meia eu faço é montar uma banda em casa com as crianças. Usamos chocalhos, xilofone, batuques diversos, tampas de panelas, flautas, castanhola e o que mais houver pela casa que possa fazer um som musical. Cada um escolhe o seu e, ou cantamos e tocamos uma música conhecida, que eu consigo acompanhar no violão, ou eu coloco músicas que eles conhecem no CD e vamos tocando junto.
É uma gostosura de tempo junto. Se você for até o blog e buscar por “música”, vai encontrar vários posts com sugestões de músicas para você ensinar e cantar junto com os pequenos. Hoje eu trago mais duas:
A sardinha e o pato
Esta é uma música ótima porque você canta e a criança canta repetindo o que você falou. Além de ser engraçada, ela ajuda a praticar memorização de uma seqüência. A Cururuca tira de letra. Eu me enrosco às vezes.. Eu encontrei duas versões da letra e a minha filha ensinou outra ainda. Então, você escolhe o que preferir! Escuta só ela cantando comigo
Letra versão 1
Uma sardinha
E um pato
Inventaram uma maneira
De entrarEm um sapato azul
De bolinha amarelinha
E fitinha cor de rosa
Que a mamãe comprou
O papai gostou
A vovó jogou
O lixeiro levou
E a história acabou
Letra versão 2
Uma sardinha
E um pato
Resolveram se divertir
Com um sapato azul
De bolinha amarelinha
Bico fino e salto alto
Que a mamãe comprou
O papai pagou
O ladrão roubou
A Polícia recuperou
A titia estragou
O vovô consertou
O cachorro pegou
Ninguém mais usou…
Letra versão Cururuca
Uma sardinha
E um pato “coué””
Inventarão
Uma outra maneira
De entrar
Num sapato branco
De bolinha amarelinha
Com fitinha cor de rosa
Que a mamãe comprou
Que o papai pagou
Que a filhinha usou
Numa feira de domingo
E se você ainda acha que não tem talento nenhum para música, dá uma olhada neste vídeo com a minha mãe, a Vovó Lena, cantando com as meninas. Não tem um ritmo certo, se bobear não tem nem música certa. Mas isso é o menos importante. O que vale é brincar e experimentar os diferentes sons que podemos produzir.
Periquito Maracanã
Esta é uma graça. Uma parlenda. Eu acho fofa demais esta música e como é curtinha é fácil de ensinar para as crianças.
Primeiro, ouça a Potcho cantando, acompanhada pelo Pocoyo e por mim.
A letra é esta daqui:
Periquito maracanã
Cadê a sua iaiá (bis)
Faz um dia , faz um ano
Que eu não vejo ela passar(bis)
Eu espero que você aproveite e solte a voz com a criançada. Faz um bem danado e a música, como bem disse nossa entrevistada Bia Bedran, encanta a brincadeira!
Não perca nadinha do que publicamos aqui! Faça parte da nossa Newsletter e receba todas as novidades, curiosidades e brincadeiras do Tempojunto por e-mail
+ Seja o primeiro a comentar
Comente