Jogo da velha é uma brincadeira para dentro e fora de casa que estimula a velocidade de raciocínio


Se você chegou aqui direto neste post, olá, eu sou a Patcamargo. Uma vez por mês, escrevo sobre brincadeiras que ajudam a estimular algum aspecto do desenvolvimento das crianças. Porque aqui no blog nós falamos da importância da brincadeira e como ela ajuda positivamente à criança. Tudo isso, claro, respeitando o maior valor da brincadeira que é o brincar por si só, a diversão e alegria da brincadeira.

Bom, o papo hoje é sobre o Jogo da Velha. Eu amo quando descubro que uma brincadeira pode ter tantas variações e possibilidades de aproveitamento em várias situações. Como o quebra-cabeças, por exemplo. O Jogo da Velha (ou Jogo do Galo, ou Tic Tac Toe) é milenar. Estudiosos de jogos antigos dizem que no Antigo Egito já havia registros de tabuleiros da “Velha” esculpidos em pedras. Caminhando mais na linha do tempo, há rumores que o jogo ganhou este nome porque era brincado pelas senhoras mais idosas nas cortes européias que já não tinham a visão tão boa para bordar. Mas isto não é confirmado.

Jogo da velha é uma brincadeira para dentro e fora de casa que estimula a velocidade de raciocínio- jogo da velha no papel

Para jogar, desenhe um diagrama com duas linhas verticais paralelas cruzadas por duas linhas horizontais também paralelas, de maneira a formar nove espaços vazios.

No papel

No modo básico do jogo, participam duas pessoas, que jogam alternadamente, preenchendo cada um dos espaços vazios. Cada participante deve usar um símbolo (X ou O). Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal.

Jogo da velha é uma brincadeira para dentro e fora de casa que estimula a velocidade de raciocínio-jogo da velha parquinho

Em casa eu jogo com o Pocoyo que está com 6 anos e já domina as regras. Mas tanto a Cururuca, quanto a Pochochenca de 4 anos também conseguem fazer suas estratégias e fazem bonito na hora de fechar a velha. Claro, que com eles, o jogo tem um ritmo mais lento e é preciso paciência nossa para esperar que eles raciocinem sem que a gente fique interferindo e palpitando toda hora.

Mas olha que incrível. O jogo ajuda no desenvolvimento do raciocínio, da lógica, estratégia e resolução de problemas, prever o movimento do adversário, aprender a formar sequência e ter paciência. Tudo isso num jogo que você pode literalmente carregar na bolsa, na carteira, no bolso e aproveitar em qualquer lugar, só com papel e caneta.

No quarto do hotel

Se você estiver no restaurante, numa sala de espera, na fila, no ônibus ou qualquer outro transporte público. Durante uma viagem, visitando a casa de um amigo, ou quando você precisou levar os filhos no trabalho. Em todas estas situações, o Jogo da Velha funciona super bem. A Patricia Marinho escreveu um post com brincadeiras para fazer no quarto de hotel durante uma viagem e, olha só. Lá estava uma versão bem divertida do jogo da velha, com pratos de papel descartáveis e fita crepe.

brincadeiras para fazer no quarto do hote - jogo da velha

Com mais crianças, ao ar livre e gincana

Tão versátil é o Jogo da Velha que dá até para criar versões ao ar livre. Quando os amigos ou primos estão em casa, ou se você quer uma dica genial de atividade para a festa de aniversário, veja estas duas sugestões suuper legais.

Jogo da Velha Humano

Brincadeiras no quintal - jogo da velha humano

A Patricia Marinho fez na casa da mãe dela um tabuleiro gigante de jogo da velha com fita adesiva. Seis crianças puderam brincar, três em cada time. Quem era o X ficava com os braços abertos. A equipe do O com as mãos na cintura. Cada um na sua vez se posicionava numa casinha do tabuleiro até formar a “Velha”.

Super divertido! Se não tiver tantas pessoas para jogar, você pode complementar o tabuleiro com objetos como uma bola, um chinelo ou folha e pedras.

Corrida maluca

Já eu, que sou mãe de um menino agitadão, gosto de “radicalizar”a brincadeira quando os amigos estão em casa. Então, amei a versão que a Daniela, que acompanha o Tempojunto há bastante tempo, sugeriu para mim.

É um Jogo da Velha misturado com corrida, excelente para uma brincadeira no parque, praça ou na área livre da sua casa. O passo a passo está neste post sobre gincana, mas eu vou colocar aqui algumas fotos do material necessário e da brincadeira e um pequeno vídeo. Acho que você vai ter uma boa ideia do que é esta diversão.

Oa materiais são estes:

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - jogo da velha agitado materiais

Olha os meninos brincando que incrível

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - jogo da velha agitado

E aí, é o não é um jogo “mil e uma utilidades”? Bóra, então, ajudar no desenvolvimento dos seus filhos da forma mais legal possível: brincando! E como eu disse, uma quinta-feira no mês eu post brincadeiras para ajudar num aspecto do desenvolvimento das crianças. Para não perder nada, que tal fazer parte da nossa newsletter? É gratuito e você recebe um e-mail semanal com tudinho que publicamos.

Categorias

4 Comments

Comente
  1. 2
    Vera M. A. Brasil Medeiros

    Adorei as idéias, a criatividade e especialmente as oportunidades que as brincadeiras nos dão para fortalecermos os laços de amor com nossos filhos, e que, no meu caso, são com a minha neta. Beijos bem estalados e parabéns. Conheci vocês através do programa da Sandra Anhemberg.
    Vera

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.