30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso


By patcamargo

Ter três filhos e sempre mais um ou dois amigos em casa faz com que nossa rotina se pareça um pouco com uma gincana na hora de brincar. Então, porque desperdiçar essa energia toda? Resolvi escrever hoje um post com as mais recentes brincadeiras que fiz com eles e que seriam uma ótima pedida para uma gincana.

E para quê mesmo você vai querer isso se você não tem tantas crianças em casa como eu? Ora, para uma festa de aniversário, para um piquenique ou churrasco em família, quando os primos estão reunidos, para quando você também quiser chamar amigos dos seus filhos em casa. Eu já fiz antes um post com ideias para uma gincana de estímulos e ele é super acessado. Nele você encontra as primeiras 12 dicas de brincadeiras. Se seu filho é menor, este outro post com uma gincana para crianças com 2 e 3 anos é super legal e você vai aproveitar bastante! E você já tem outras 6 brincadeiras que também funcionam com crianças de 5, 6 e 7 anos.

Gincana do desenvolvimento - pratinho

Circuito de tapetes enrolados

Eu peguei os tapetes que tenho em casa e os enrolei. Alguns, deixei mais largos e frouxos. Outros, fiz bem fininhos e durinhos. As crianças tinham que correr e caminhar por sobre os rolos de tapetes se equilibrando sem cair. Quem colocasse o pé no chão, teria que voltar para o início do caminho, no primeiro tapete.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - andando sobre o tapete

Tirar a aranha da teia

Este “jogo” eu criei a partir de uma inspiração do Pinterest e deu super certo. Originalmente, ela faz parte de um post de dicas de brincadeiras para levar quando visitamos alguém, mas cabe perfeitamente numa gincana. A receita deste jogo está naquele post.

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém - meninas pescando aranhas

Montar uma torre com blocos

Coloquei vários blocos, de tamanhos diferentes e o desafio é construir a torre mais alta, sem derrubar. Daquelas brincadeiras que são tão simples que a gente se pergunta “como não pensei nisto antes”. Eu nunca mais havia proposto esta brincadeira depois que meus filhos passaram dos dois anos, mas foi um sucesso entre as crianças aqui.

Jogo da Velha Agitado

Esta foi uma sugestão da minha querida amiga Daniela “Tostines” Rocha e eu achei tão legal que resolvi fazer em casa, num dia que havia 2 amigos do meu filho brincando. Foi incrível. A Patricia Marinho fez um Jogo da Velha Humano também super divertido com a Carol e os primos. O post onde ela explica é este de brincadeiras no quintal. Olha só a foto.

Brincadeiras no quintal - jogo da velha humano

A que eu fiz é um pouco diferente. Você irá precisar de:

Dois jogos de 3 panos coloridos cada um, totalizando 6 panos. Eu usei alguns panos de prato que tenho de cores próximas

Fita crepe ou giz para marcar “a velha” no chão

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - jogo da velha agitado materiais

Divida as crianças em duas equipes. Posicione cada equipe em uma fileira na frente de cada um montinho de três panos. O jogo começa com a primeira criança de cada fila correndo para colocar um dos panos no espaço da Velha. Depois de colocar, ele volta e bate na mão da segunda criança da fila, que sai correndo para colocar seu pano na Velha. A terceira criança tenta colocar o pano de forma a formar a Velha. Se não conseguir, coloca o pano em um espaço e volta para a fila.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - jogo da velha agitado

Quando os três panos forem colocados, a criança seguinte deverá mover, na sua vez, apenas um dos panos para tentar fechar o jogo. E assim sucessivamente até que uma das equipes vença a partida. O mais interessante é que as duas fileiras jogam juntas. Ou seja, quando mais rápido uma equipe trocar o pano de espaço, mais chances de fazer um número maior de movimentos e fechar o jogo.

Fiz um vídeo que mostra a brincadeira para você entender melhor.

Pousar o paraquedas na torre

Lembra da torre? Então, a continuação da gincana era pousar um soldado de paraquedas no topo da torre. O primeiro passo que eu fiz sem as crianças para a gincana foi aprontar o paraquedas. Mas você pode aproveitar e construir o brinquedo junto com as crianças.

Para criar o paraquedas você vai precisar de:

Papel de seda, destes usados para fazer pipas. Eu aproveito muito os papéis de seda que vêm nos embrulhos de presente

Uma forma redonda para fazer o desenho

Lápis

Tesoura

Barbante

Fita adesiva

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - paraquedas materiais

O primeiro passo é desenhar e cortar um circulo grande no papel de seda. Já li que funciona também com sacola plástica, mas eu nunca fiz. Quanto maior o círculo, melhor será seu paraquedas. O meu tinha 30cm de diâmetro.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - sofia desenhando o circulo do parquedas

Dobre o círculo na metade e faça um vinco. Desdobre-o. Dobre novamente, no sentido oposto e faça novamente um vinco. Você terá a marca de um X no círculo.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - sofia dobrando o papel do paraquedas

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - sofia dobrando o papel do paraquedas 2

Corte quatro pedaços de barbante com metade do tamanho do círculo. Prenda com fita adesiva um barbante em cada ponta do X formado pelas dobras.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - paraquedas com os barbantes

Una as quatro pontas do barbante e faça um nó, deixando um pedaço para baixo do nó. Neste pedaço você vai prender o objeto que irá pousar com o paraquedas. No meu caso, foram soldadinhos de plástico. Mas pode ser qualquer brinquedo pequeno e de pouco peso.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - juntando as cordas do paraquedas

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - cordinhas com nó

O Pocoyo e seus amigos se esbaldaram soltando o paraquedas para que o soldadinho ficasse na torre. Até que um deles conseguiu.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - bonequinho em cima da torre

Passe a bexiga

Vai a bexiga por cima, volta a bexiga por baixo. Quem deixar cair perde e a equipe precisa começar tuuudo de novo. Eu explico melhor neste post aqui.

Passa Bexiga para estimular a coordenação - passando a bola por cima da cabeça com concentração

Passe a água

A Patricia Marinho faz várias brincadeiras quando as filhas encontram os primos na casa da avó durante as férias. Este passe a água foi uma delas.

20 Brincadeiras refrescantes para um dia quente - passe a agua agua derramando do balde

Desafios finais

Quando estava escrevendo este post encontrei um bem antigo, do início dos meus textos no Tempojunto, que eu amo de paixão. Ele tem quatro desafios (e então eu completo as 30 dicas) que eu fazia na minha época de coordenadora de grupo de jovens. Eles são muito bons e divertidos.

4 desafios que ajudam no desenvolvimento das crianças mais velhas - pneu

4 desafios que ajudam no desenvolvimento das crianças mais velhas - tapete

Sabe que ao pesquisar estas brincadeiras eu percebi o quanto tem de ideias no blog que podem ser adaptadas para um momento com várias crianças? Se você não quer perder nenhuma delas, inscreva-se na nossa newsletter. Além de ser gratuito, você se atualiza semanalmente com as nossas novidades.

 

8 comentários

Deixe seu comentário
  1. 3
    Rita

    Amei essas atividades! Estava procurando algo diferente e dinamico para fazer com as crianças da minha Primária. Perfeito!
    Obrigada por compartilhar!

  2. 7
    Margarete Dagostine

    gostei muito das brincadeiras . gostaria de dicas de brincadeiras para dentro da sala de aula .desde ja obrigado

    • 8
      Patrícia Marinho

      Olá Andréia,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas sobre um determinado tema. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, com ideias para todas as faixas etárias, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
      Beijos,
      Patrícia

+ E aí, o que você achou?