Brincadeira com chocalho para os bebês que começam a rolar


Mais uma quinta-feira chegou com brincadeiras para fazermos com os nossos filhotes bebês. Se você chegou por aqui agora, oi, eu sou a Patcamargo e escrevo duas quintas-feiras no mês aqui no blog sobre brincadeiras para você fazer com seu bebê. Como tanto eu quanto a Patricia Marinho já não temos mais bebês em casa, a gente sempre conta com a ajuda de amigas queridas que abrem espaço em suas casas para podermos brincar todos juntos.

Se você quer acompanhar desde o começo, aqui no blog tem o menu “Bebês” onde você verá tudo que já escrevemos por aqui, desde os tempos em que a Gabi (a filha mais nova da Patricia Marinho) tinha 5 meses. Se seu filho é mais novo, pode olhar as brincadeiras mesmo assim porque a gente já fez post com fofoluchos de 2 meses em diante.

A brincadeira de hoje é para aqueles bebês que já ficam confortáveis de bruços e começam a rolar. Esta é uma função muito importante de mobilidade para eles, pois é um dos primeiros passos para a autonomia de locomoção, que depois seguirá para o engatinhar, por exemplo.

Para esta brincadeira, você vai precisar de um chocalho, que pode até ser feito de lata, ou outro objeto que faça barulho, como um molho de chaves.

Atraídos pelo som

Escolha um local seguro para você brincar com seu filho. No nosso caso, a Danusa, mamãe da fofíssima Júlia que brincou com a gente, estendeu um acolchoado no chão. Cuidado se você for ficar sobre a cama ou sofá porque ele pode gostar mesmo da brincadeira e sair rolando! Rsrsrsrs.

Brincadeira com chocalho para os bebês que começam a rolar - Julia deitada

Deite o bebê de costas e não mostre o chocalho para ele. Posicione o chocalho ao lado do seu filho e comece a fazer barulho. Baixo, para evitar sustos. A tendência dele será virar o rosto e depois o corpo de lado para alcançar o objeto que está fazendo barulho.

Brincadeira com chocalho para os bebês que começam a rolar - julia de lado

Lentamente, vá passando o chocalho para sua outra mão, por cima do bebê, sempre fazendo o barulho. Ele deverá acompanhar o som, fazendo uma meia rolagem para o outro lado.

Brincadeira com chocalho para os bebês que começam a rolar - julia brincando com o chocalho

Brinque assim por alguns momentos, sempre incentivando o rolar. Se você perceber que ele está começando a ficar irritado por não pegar o brinquedo, dê na mão dele por alguns instantes. Depois comece a brincadeira outra vez. Dá uma olhadinha neste vídeo.

Você pode variar a brincadeira, começando com o bebê de bruços. Mas esta é uma segunda etapa, já que o movimento de rolar a partir da barriga para baixo é mais difícil. Com o tempo, ele poderá fazer uma volta completa rolando. Alguns dias depois que eu fiz estas fotos com a Júlia, a Danusa enviou-me um vídeo incrível com a Júlia já virando a volta completa para alcançar o chocalho. Muito legal.

Rolar, aliás, é uma brincadeira que pode acompanhar você e seu filho por muitos anos. Quer brincadeira mais divertida que rolar na cama, ou no chão? Eu tinha uma amiga que fazia “rolo compressor” na gente, quando dormíamos em acampamentos (coisa de adolescente rsrsrs). Vamos brincar?

Como eu disse antes, a cada 15 dias tem brincadeira nova por aqui para brincar com seu bebê. Se você quiser fazer parte da nossa lista de e-mail, receberá semanalmente uma newsletter contando todas as nossas atividades e brincadeiras postadas aqui.

E outra coisa, quando seu bebê conseguir sentar bem firme, você pode aproveitar nossa coleção Já Sei Sentar. Uma série de seis caixas que você recebe pelo correio mensalmente, com material e instruções para você realizar 36 brincadeiras no total com seu bebê nesta fase.

2 Comments

Comente
    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Jacira!
      Seja bem-vinda! Faz sim! Tem muita ideia de coisas legais para fazer com os bebês por aqui. Aproveite!
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.