10 brincadeiras de festa junina para animar o arraiá


Normalmente que tem filhos tem pelo menos uma festa junina (ou julina) para ir todos os anos: a da escola dos filhos. Você já reparou como as crianças se divertem nessas festas? Que tal aproveitar e criar um momento mágico fazendo uma festa junina em casa? Ou levar as 10 brincadeiras de festa junina para animar o arraiá que vamos mostrar no post de hoje para um encontro de família!

Para ajudar, a gente vai deixar tudo super fácil para você! Preparamos um material gratuito Kit Festa Junina em Casa para baixar e imprimir. Tem um monteeee de ideias já prontas para deixar a  organização da festa bem prática!  Você vai conhecer algumas delas ao longo deste post!

01 – Jogo de argolas

Vamos começar com um jogo bem tradicional: acerte a argola. Tem vários jeitos de fazer um desse em casa, mas quero te mostrar o que explicamos neste post aqui, em que a Patricia Marinho mostrou como criar um jogo de argolas super simples, feito com materiais que temos em casa. Por exemplo, o alvo é feito com o  tubo do rolo de papel alumínio. Que tal? Clique aqui para ver o passo a passo direitinho.

02 –  Bingo

Festa Junina sem bingo não dá, né? Nem precisa daquelas prendas caras. Vale um chocolate, presentes caseiros e tantas outras coisas simples que você ter em casa ou comprar pela internet. Se você fizer uma pesquisa na internet vai encontrar muitas cartelas de bingo para jogar. Mas, para facilitar, no nosso KIT FESTA JUNINA EM CASA tem um material completo para você fazer o bingo do seu arraial. Isso mesmo, além do bingo tem mais brincadeiras, receitas, instruções para fazer a decoração, fichas para brincar de barraquinha. Tudo para deixar sua festa bem bacana. É só clicar aqui para receber o nosso KIT.

03 – Corrida de bexiga

Por falar em bexiga, você também pode fazer uma corrida que nem essa que a Patricia Marinho fez com a Gabi e mostrou neste post aqui. Na casa da Patricia, ela e a filha brincaram juntas, mas no seu arraial você pode colocar as crianças enfileiradas e colocar uma linha de chegada. Que tal?

04 – Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais na festas juninas e foi por isso que fizemos um PDF especial com peixinhos para você imprimir e fazer a sua pescaria em casa. Ele faz parte do nosso Kit Festa Junina em Casa, é só clicar aqui para receber os arquivos em PDF.  Dá uma olhada para conferir. O material para baixar é gratuito!

festa junina_pescaria

05 –  Derrubar a lata

Quando a Patricia Marinho fez o arraial em casa, ela não tinha lata, então improvisou com uma torre de copos de papel descartável! Para derrubar ela usou uma bolinha que já tinha, mas se você não tiver, pode fazer uma bolinha de papel. Está tudo explicado neste post aqui. 

06 – Acertar o Balde

Esta brincadeira foi publicada originalmente no livro Tempojunto – 100 brincadeiras incríveis para fazer com os filhos em qualquer lugar. A princípio o Acerte o Balde não foi pensada para um festa junina, mas me dei conta de que esta atividade funcionaria perfeitamente para esta ocasião, então ela entrou na lista!

Uma brincadeira diferente - acerte o balde

07 – Colocar o rabo no burro

Esta é outra brincadeira tradicional de festa junina: coloque o rabo no burro, que também colocamos no nosso KIT FESTA JUNINA EM CASA. No PDF você vai encontrar um molde e um passo a passo de como fazer essa brincadeira super divertida. Para baixar o PDF é só clicar aqui. 

08 – Pular a fogueira

Você pode estar se perguntando: “mas o arraial vai ser dentro de casa,onde eu coloco uma fogueira?”. Bom, primeiro a fogueira é de papel, claro. Depois, você pode colocar no quintal, no corredor ou no meio do arraial. Como ela é pequena, fica uma brincadeira muito legal para fazer com as crianças menores. Assim, o pular a fogueira para elas terá mais graça que para os maiores. Feita com materiais simples, nós explicamos como fazer a fogueira neste post aqui: 10 ideias incríveis para decorar a Festa Junina.

09 – Encontrar o objeto

Outra brincadeira boa para festa junina é a “Encontre o objeto”. A criança, de olhos vendados, precisa, por exemplo, encontrar uma bexiga. Esta é uma das ideias do post 12 brincadeiras para organizar uma gincana de estímulo.

brincadeira do tato - henrique com olhos vendados

10 – Acertar a boca do palhaço

Outra ideia bem divertida é acertar o boca do palhaço. Dá para fazer com papelão e giz de cera, como a filha mais velha da Patricia Marinho, a Carol fez. Bem fácil e tudo explicadinho neste post aqui. Mais uma das nossas brincadeiras de festa junina para um arraial de arrasar!

Conheça o nosso kit Festa Junina em Casa (gratuito)

Gostou das ideias do nosso post de hoje? Pois bem, tem muito mais do que isso! Vai lá, baixa o nosso KIT para fazer Festa Junina em casa. Vem com brincadeiras, receitas, instruções para fazer a decoração, fichas para brincar de barraquinha. Tudo para deixar sua festa bem bacana. É só baixar e imprimir!

10 Comments

Comente
  1. 2
    josi viviane

    Vi sua matéria hoje no Como Será achei incrível,sou evangélica e vou usar muitas das sua idéias em minhas aulas dominicais,pois minha classe é de crianças até 8 anos;e elas precisam que as brincadeiras sejam bem lúdicas para mesmo que seja a palavra de Deus elas tenham o máximo de entendimento.Espero que seus projeto tenha todos os seus objetivos conquistados e que Deus esteja sempre ao seu lado para te orientar e proteger na sua caminhada.Beijos e Abraços.

  2. 7
    Luciana

    Amei as ideias meninas, vou me inspirar em vocês para fazer minhas aulas remotas, colocando é claro o link da fonte. Gratidão!

  3. 9
    Daniela Brito

    Todas as brincadeiras divertidas e criativas, principalmente em aulas remotas, onde a falta de contato com os colegas faz muita falta, mas usando da criatividade e adaptando para o perfil dos alunos a diversão será de levanta poeira eita trem bão!!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.