Como aumentar a autoestima das crianças com as brincadeiras


De vez em quando vou usar os posts de segunda-feira, em geral dedicado às crianças mais velhas, para tratar de algum assunto do desenvolvimento infantil que pode ser trabalhado por meio das brincadeiras. O tema de hoje é como aumentar a autoestima das crianças com dicas práticas que você pode seguir em casa.

O que é a autoestima?

Neste post do site Escola Psicologia encontrei uma definição muito boa: “A autoestima é o conjunto de crenças e sentimentos que temos sobre nós mesmos, são as nossas “auto-percepções.” A forma como nos definimos influencia as nossas motivações, atitudes e comportamentos, afetando ainda o nosso equilíbrio emocional. A construção dos padrões de autoestima começa muito cedo na vida. Por exemplo, uma criança que atinge um objetivo pretendido experimenta um sentimento de realização que reforça a autoestima”.

O texto vai além: “Aprender a caminhar depois de dezenas de tentativas frustradas ensina um bebê a ter uma atitude  de “consigo fazer”. O conceito de persistência para alcançar o sucesso começa cedo. As crianças tentam, falham, tentam de novo, falham de novo, e então finalmente obtêm sucesso, desenvolvendo uma ideia positiva acerca das suas próprias capacidades. Ao mesmo tempo, vão criando um autoconceito baseado em interações com as outras pessoas. É por isso que o envolvimento dos pais e cuidadores é fundamental para ajudar as crianças a construírem autopercepções saudáveis.”

Com a autoestima elevada, as crianças amadurecem melhor e conseguem enfrentar os desafios da vida com uma atitude positiva. Elas sentem que são capazes de superar obstáculos e conquistar seus objetivos. Por isso é tão importante desenvolver a autoestima.

Mas como a brincadeira pode ajudar na construção da autoestima

Quando brincam as crianças executam uma série de atividades simultaneamente. Elas calculam, classificam, decidem, testam, analisam, nomeiam… Fazem isso, tanto quando estão sozinhas, como na interação com outras crianças e adultos. Nesses momentos acontecem inúmeras oportunidades para o adulto de referência (o pai, mãe ou o cuidador), atuar de forma positiva na construção da autoestima.

Aí vão algumas dicas:

Como aumentar a autoestima das crianças com as brincadeiras - lista para autoestima

Existem brincadeiras específicas para aumentar a autoestima?

Claro que sim! Por exemplo, você pode incentivar a criança a desenvolver algum projeto e usar todo processo de construção do projeto como oportunidade para exercitar as dicas descritas acima. Que projeto fazer vai depender das características do seu filho e de você saber do que seu filho gosta de brincar.

Se a criança gostar de trabalhos manuais, um projeto pode ser fazer um presente caseiro para alguém. Me diz que vovô ou vovó, por exemplo, não gostaria de ter um marcador de livro especial que nem os da foto abaixo?

marcadores

O bom deste tipo de projeto e que a criança ganha a satisfação do resultado com todos os elogios que costumam seguir a entrega de produtos feitos pelas crianças para crianças.

Se a criança não gosta de trabalhos manuais, mas se interessa por culinária, fazer uma receita juntos também é outro projeto interessante. Fazer nuggets caseiros ou pão de queijo para a família toda, por exemplo. Tem um monte de receita bacana para fazer com as crianças na coluna Tempojunto na Cozinha.

Receita de pão de queijo para fazer com as crianças - pao de queijo pronto

Outro caminho é explorar os jogos em geral.  Mesmo em exemplos de atividades simples, como o jogo da velha, a criança tem a oportunidade de errar e acertar até conseguir criar as estratégias que vão permitir ganhar o jogo. Fica mais legal ainda quando vocês criam modos diferentes de jogar o mesmo jogo como mostramos no post Jogo da Velha é uma brincadeira dentro e fora de casa que estimula a velocidade de raciocínio.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - jogo da velha agitado

Você também pode fazer algumas atividades específicas para a reforçar a autoestima. No site Kiddiematters.com, por exemplo eu encontrei a ideia de fazer um jogo de dados em que cada face vem com uma pergunta sobre si própria que a criança deve responder em cada rodada. Coisas como “Eu me amo, porque…”, “Eu sou muito bom em…”

Como aumentar a autoestima das crianças com as brincadeiras - Dado da autoestima

Eu vou publicar ainda várias atividades para ajudar no desenvolvimento das crianças. Se você não quer perder nada, que tal fazer parte da nossa lista de envio de e-mails? A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.

15 Comments

Comente
  1. 2
    Fernanda

    Achei ótimo esse post! São coisas que precisamos dar mais atenção, pois favorece uma grande parte do desenvolvimento das nossas crianças….
    Obrigada! Pode mandar mais… rsrs =)
    Beijos!

    • 3
      Patrícia Marinho

      Oi Fernanda,
      Obrigada pelo feedback. Vamos postar mais conteúdo semelhante, sim, pode deixar!
      Beijos,
      Patrícia

  2. 6
    edmara

    Eu e minha filha de 7 anos , assistimos na TV uma reportagem com vcs , e adoramos ….
    estou seguindo varias dicas , para melhorar nosso tempo juntas …

    • 9
      Patrícia Marinho

      Olá Thais! Que bom! A gente adora quando alguém vem contar que somos úteis :)
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.