Cores para animar a brincadeira na hora do banho


A Gabi simplesmente adora toda brincadeira que envolve cores. Desde a primeira pintura com tinta de gelatina, passando pelas brincadeiras com giz no vidro, fazer atividades coloridas é com ela. O assunto rende tanto que acabei trazendo o assunto das cores para a brincadeira na hora do banho.

A brincadeira ajuda o ritual do banho

Quando falo em ritual do banho, não estou me referindo a hora em que a criança está em baixo da água ou dentro da banheira, mas sim de todo o processo que começa na construção da rotina. Desde a hora em que chamamos a criança para tomar banho, podemos aproveitar o momento para brincar e fortalecer os vínculos entre o adulto e a criança.

No vídeo “Brincar para ter uma rotina mais leve”, eu a Patcamargo falamos sobre isso. Ao invés de gritar “Fulano, está na hora do banho!”, que tal convidar a criança para ir para o banheiro andando sobre os pés? Não é mais divertido? Se isto faz parte da rotina, a criança passa a esperar este momento.

Deixe a criança livre para brincar

Pois se estamos falando que o momento do banho pode ser um ritual brincante, uma das atividades mais divertidas e libertadoras que pode acontecer nesse momento é brincar com as cores. Você leu o post sobre as águas coloridas?

Uma atividade com água colorida que vai fazer a alegria dos pequenos - gabi transferindo agua colorida de um pote pro outro

Ela é um exemplo. Você coloca corante de alimento na água, coloca vários potes e utensílios de cozinha no box ou na banheira e deixa a criança brincar antes de banho. Se molhar, não tem problema. Pense no box como um lugar onde a criança pode fazer sujeira sem culpa. Você vai ver que os pequenos vão adorar.

Quer outro exemplo? Brincar com espuma colorida.

Qual foi a última brincadeira diferente que você fez com seus filhos - gabi com espuma na perna

Quando a criança cresce, a brincadeira passa a ser usar os recursos do banheiro para brincar de fazer poção mágica.

O que mais fazer com as cores?

O mesmo pode com água e corante de alimentos usado para a brincadeiras de águas coloridas, pode virar a tinta para pintar no azulejo ou no blindex.

Cores para animar a brincadeira na hora do banho - tintas prontas

É só dar para a criança pintar :-)

Cores para animar a brincadeira na hora do banho - gabi pintando

Olha a farra que fica!

Cores para animar a brincadeira na hora do banho - gabi pintando.2

Juro que é só jogar uma aguinha que vai tudo embora.

Só posso dizer que os corantes de alimentos passaram a ser parte integrante da decoração do meu banheiro!

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.