Tempojunto Responde: como arrumar tempo para brincar com meu filho?


Se fossemos ranquear os principais fatores que nos fazem brincar menos ou não brincar com nossos filhos, certamente “tempo” estaria nos primeiros lugares. E tanto faz se você trabalha fora ou dentro de casa. O tempo parece que se esvai das nossas mãos sem que percebamos. Agora, tempo é fundamental para o brincar. Por isso, reunimos aqui os trechos de entrevistas com especialistas em desenvolvimento infantil das mais diversas áreas que vão responder as dúvidas mais frequentes sobre o tempo das crianças e com as crianças. Sim, porque são aspectos bem diferentes.

Vamos começar com a Anna Chiesa, professora da Universidade de São Paulo (USP). Ela explica com muita propriedade e clareza o valor do tempo na brincadeira.

Já a Ana Cláudia Leite, mestre em educação pela PUC, dá o alerta: uma criança com a agenda lotada de atividades, mesmo que sejam atividades dirigidas de forma lúdica, não é uma criança com um tempo saudável de brincar. Assita.

E o Marcelo Bueno, educador, conta para a gente como é esta relação entre o tempo e a criança, que é bem diferente do nosso e o que é o Ayon, um tipo de tempo tão especial que se você conseguir dedicar um dia no mês para ele já será um ganho incrível.

Tá legal, como eu ganho tempo, então?

Agora que já falamos bastante sobre o tempo, que tal algumas dicas práticas? Eu acabei percebendo que no blog só este ano publicamos 3 vezes uma coletânia de ideias, brincadeiras e soluções para você ter mais tempo com seus filhos. E cheguei a conclusão que é porque realmente muita gente nos pergunta sobre isso. Então, já vou deixar as respostas organizadas aqui.

Primeiro, dois vídeos onde eu e a Patricia Marinho falamos sobre como nós encontramos tempo para brincar com as crianças.

Depois, o próprio Marcelo Bueno, que já explicou para a gente tanta coisa legal sobre o tempo, também dá dicas de como aproveitá-lo melhor.

Sabe aqueles posts que eu citei mais acima? Então, eles também ajudam a responder a tal pergunta: “como encontrar mais tempo para meus filhos”. Num deles, há 10 dicas para você colocar em prática hoje mesmo.

O outro é quase uma “Ode ao tempo das crianças”. Nele você encontra outras dicas de como respeitar o tal do Ayon e encontrar estes momentos mágicos.

Por fim, três textos para quem realmente só consegue aqueles 15 minutinhos para brincar. Já que é assim, nossa sugestão é fazer destes minutinhos uma atividade diária. Isso mesmo. 15 minutos todos os dias podem equivaler a muitos minutos na semana. Só não os desperdice. Então aí vão os posts com brincadeiras que duram só um pouquinho.

10 minutinhos dentro de casa

15 minutinhos ao ar livre

10 minutinhos e pronto.

Tomara que este texto te ajude muito no dia a dia com seus filhos. E se você tem alguma dúvida para o Tempojunto Responde, coloque aqui nos comentários. Se a gente não tiver a resposta, vamos atrás dela para você.

E para você não perder sua resposta para esta ou outras dúvidas, faça parte do nosso grupo da Newsletter Tempojunto. Você recebe no seu e-mail todas as nossas novidades e os assuntos que publicamos no blog, para você consultar quando quiser. E fica tranquilo que seu e-mail fica só entre nós 😉

2 Comments

Comente
  1. 1
    Édina Carina

    Olá, gostaria de saber se esses vídeos são possíveis de assistir em uma smart tv? Não sei como essa tecnologia funciona…

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Édina,
      A maior parte dos nossos vídeos está publicada no canal Tempojunto do youtube (é só dar uma busca em Tempojunto que a gente aparece). Se você consegue assistir o youtube da smartTV (ela precisa estar conectada à internet), vai conseguir assistir os nossos vídeos.
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.