10 maneiras de brincar com bicarbonato de sódio


O post de inspiração o final de semana de hoje usam um material que só aprendi a explorar depois de ter começado a fazer o Tempojunto. Você vai vai que as 10 maneiras de brincar com bicarbonato de sódio rendem atividades ótimas para fazer com crianças de todas as idades. Algumas eu e a Patcamargo já fizemos com as nossas crianças. Outras estão na fila de espera!

1. Vulcão

Vou começar com uma dica básica que a gente já postou mais de uma vez aqui no blog. O que torna o bicarbonato de sódio muito divertido é que, ao reagir com o vinagre, o líquido começa a borbulhar e parece em entrar em ebulição. Este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicabornato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”. Por isso, a primeira sugestão é fazer um vulcão com lava e tudo. Você pode usar papel pedra, que nem a Patcamargo fez no vídeo abaixo. Ou fazer um vulcão de argila.

2. Erupção colorida

Esta é uma variação mais simples da brincadeira acima. Eu segui os mesmos princípios de que a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre dá uma reação interessante e propus para a Carol e minha sobrinho uma experiência de erupção de cores.

3. Saco que explode

Vamos mudar um pouquinho de efeito? Ao invés de testemunhar a criação de lava, você pode usar o bicarbonato para fazer um saco de zioploc explodir e fazer a alegria das crianças.

4. Encher balão

Outro efeito interessante é o de usar o gás produzido pela mistura do bicarbonato e o vinagre para encher um balão de uma maneira diferente.

Experiencia bexiga - duas bexigas enchendo

5. Leite que explode

O bacana da mistura do bicarbonato com o vinagre, é que ela produz o efeito de erupção em outras bases que não água. Leite por exemplo. Você pode começar a atividade usando corante de alimentos para fazer as tintas dançantes que tanto entretiveram os filhos da Patcamargo. E depois adicionar bicarbonato e vinagre para ter o leite que explode, que nem esse do site Messforless.net.

10 maneiras de brincar com bicarbonato de sodio - leite que explode

6. Neve artificial

Esta é uma das ideias deste post que eu mais estou ansiosa para experimentar: criar neve artificial! Segundo este post do themadmommy.com, o que você precisa fazer é mistura uma xícara e meia de bicarbonato de sódio com 1/4 de xícara de condicionar de cabelo. Será que funciona mesmo que nem a foto?

10 maneiras de brincar com bicarbonato de sodio - neve artificial

7. Experiência sensorial com frutas cítricas

Será que o vinagre é o único elemento com o qual o bicarbonato de sódio reage para provocar a bolhas? O  Littlebinsforlittlehands.com resolveu fazer um experimento que eu adorei: separar várias frutas cítricas e ver qual seria a reação do bicarbonato ao ser misturado com cada uma delas. O legal desta atividade é que a criança tem a experiência de sentir o cheiro das frutas e pensar em possibilidades. O que vai acontecer? O cheiro das frutas continua depois da reação? Os detalhes todos deste experimento estão neste post aqui.

10 maneiras de brincar com bicarbonato de sodio - experiencia com frutas citricas

8. Enguias elétricas

Olha que incrível! Sabe aquelas balas de gelatina em forma de minhoca? Se você colocar algumas delas cortas em tirar bem fininhas, num copo com água, bicarbonato de sódio e vinagre, vai ver as balas começar a se mexer, como se estivessem vivas. Posso imaginar a reação das crianças! Ideia do Bitzngiggles.com que você confere com detalhes (em inglês), neste post aqui.

10 maneiras de brincar com bicarbonato de sodio - enguias eletricas

9. Tinta de calçada borbulhante

Essa é outra ideia muito boa! No Kidsactivitiesblog.com você encontra um vídeo com um tutorial de como fazer uma tinta que mistura bicarbonato de sódio, amido de milho, corante de alimentos e água. Você mistura tudo para ficar com consistência de tinta e usa para pintar a calçada. Depois borrifa o desenho com vinagre para ver o desenho borbulhar e desaparecer! Estou louca para chegar o verão para poder fazer!

10 maneiras de brincar com bicarbonato de sodio - tinta de calçada borbulhante

10. Argila caseira

Para terminar, mais uma dica que eu vou certamente tentar fazer em casa: argila caseira. Segundo este post do Growingajeweledrose.com, tudo o que você precisa é de 2 xícaras de bicarbonato de sódio, 1 xícara de amido de milho, uma xícara e meia de água. Pode adicionar corante de alimentos para incrementar. Daí você leva ao fogo para “cozinhar” a mistura. Depois espera esfriar e se divertir para valer. Fique com muita vontade de fazer!

10 maneiras de brincar com bicarbonato de sodio - argila caseira

Toda sexta-feira tem um tema diferente para você. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Fernanda

    Olá! Estou gostando muito de ver os vídeos ,as brincadeiras ,são ótimas , através de poucos ingredientes podemos fazer um vulcão com lava achei o máximo .Parabéns pelo trabalho e por dividir essas experiências ,agora tenho novas atividades para trabalhar com as crianças .

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Fernanda!
      Obrigada pelo comentário. Que bom que você gostou. Espero que as crianças se divirtam!
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.