
Como fazer brinquedos que acalmam
Existem momentos em que, se a gente precisa acalmar uma criança, a melhor coisa a fazer é colocar na mãos dela um brinquedo. Mas logicamente não pode ser alguma coisa cheia de cores e luzes. A Patcamargo já falou disso no post 10 atividades que acalmam para a hora de dormir. Hoje vou continuar nessa linha e ensinar como fazer brinquedos que acalmam.
Eu sempre fiz brinquedos com embalagens vazias. Comecei com o tradicional chocalho de garrafa, mas logo fui para as garrafas sensoriais, uma das minhas primeiras inclusões no mundo das atividades montessorianas.
Nessas garrafas sensoriais, as cores e os movimentos dos materiais funcionam como estímulos para a visão das crianças. E ainda tem o lado de desenvolvimento da coordenação motora fina de conseguir segurar a garrafa e trocar de mãos.
Esse tipo de garrafa funciona com bebês e vai até crianças de uns 3 anos (depende da personalidade de cada). Com os filhos da Patcamargo, um modelo que funcionou foi o que ela fez usando água, corante de alimentos e glitter.
Depois que as crianças crescem, as garrafas precisam ganhar novidades para manter o interesse e continuar funcionando como brinquedos que acalmam. No nosso caso, a saída foi fazer criar uma onda na garrafa.
Você vai precisar de:
. Garrafa pet de 500 ml vazia
. Água
. Corante de alimentos azul
. Óleo vegetal
. Algo para vedar a garrafa. Pode ser cola quente ou fita isolante por exemplo/
1. Encha dois terços da garrafa com água e coloque o corante.
2. Misture bem a água com o corante e depois despeje o óleo vegetal até encher a garrafa. Sele bem a tampa para não ter risco da criança abrí-la.
3. Depois é só balançar e ver a onda se formar
O efeito é tão interessante que até a Carol quis mexer na garrafa de onda da Gabi.
Para nos acompanhar, faça parte do grupo que recebe a nossa Newsletter. Semanalmente, um e-mail chega para você com todas as nossas novidades.
Amei. Simplesmente apaixonada por essa página. Bjs.
Como é bom ouvir isso!
Obrigada e volte sempre!
Beijos
Patrícia
Adorei, é extremamente interessante essa experiencia e bem simples de fazer.
Isso mesmo. O tipo de atividade que eu gosto de fazer!
Eu amei, vou fazer para o meu filho, com certeza!
Oba! Faz sim. Espero que ele curta bastante.
Amei
Meufilho Victor ama fazer brincadeiras assim!!! Ele chama de experiencia
AH! Que maravilha! Adoro quando as crianças batizam as brincadeiras!
MT interessante.
Obrigada!
Muito interessante, como educadora e mãe é sempre importante aprender e conhecer novas possibilidades que “chama” a atenção dos pequenos, obrigada o site é para mim um suporte a mais para mim elaborar as atividades e sempre estar me atualizando e aprendendo.
Oi, Juliana, obrigada pelo comentário! Que bom que conseguimos ajudar. Estamos aqui para isso. Volte sempre!
beijos,
Patrícia
Amei, muito interessante.