Músicas e histórias para desenvolver a linguagem


Eu tenho escrito bastante sobre brincadeiras para desenvolver a linguagem, você reparou? É que a Gabi está com 3 anos e essa é uma fase mágica para a criança adquirir vocabulário e conquistar habilidades que serão importantes para a vida adulta.

Há duas semanas falei sobre uma brincadeira com música que ajuda a desenvolver o foco das crianças pequenas. Semana passada foi a vez de mostrar maneiras diferentes de contar histórias. No vídeo você vê que dá para usar desenhos, fantoches, bonecos e outros recursos para fazer uma contação de histórias bem bacana.

Pois um dos benefícios de se contar histórias para as crianças desde cedo é justamente desenvolver a linguagem.

A Gabi tem apenas 3 anos, mas ela já tem o hábito de ler incorporado na sua rotina. Por exemplo, todo dia temos que ler uma história para ela antes de dormir. Temos livros espalhados por várias partes da casa e ela sempre pega um livrinho para ler quando tem uma oportunidade

Músicas e histórias para desenvolver a linguagem - gabi lendo

Contar histórias e conversar com as crianças é um jeito de fazê-las se interessar por falar de volta com a gente. Se não conversamos com elas, é menor o interesse por aprender a falar. Já a criança que tem um adulto falante e que lê para ela por perto, percebe que falar é um um jeito maravilhoso de se comunicar. Quando ela percebe que consegue contar histórias para entreter os adultos, então, é o máximo!

Dá só uma olhada no vídeo para ver detalhes de como podemos usar a conversar para desenvolver a linguagem das crianças.

Viu até o final? Então você viu a surpresa que a Gabi fez para mim quando colocou a máscara de galinha?

Músicas e histórias para desenvolver a linguagem - gabi com mascara de galinha

Se você se interessou pelo uso da música como forma de desenvolver a linguagem, pode olhar os outros posts que temos sobre o assunto aqui.

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Fernanda Siqueira

    Eu amei as dicas! Tenho um bebê que acabou de completar 2anos mas ainda fala poucas palavras, não sou uma adulta muito falante mas vou colocar tudo em prática para desenvolver a linguagem do meu filho. Obrigada “Patis” pela dedicação e por compartilhar atividades maravilhosas conosco. Nunca parem por favor! Beijos

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.