Como distrair as crianças enquanto você trabalha


Quem trabalha em casa, como eu, sabe que é um desafio enorme conciliar a demanda das crianças com a necessidade de trabalhar. A Patcamargo já fez um post com dicas de atividades para fazer quando as crianças vão para o escritório com você , mas em casa é diferente. Eu já estou conciliando a maternidade com o home office há 3 anos e posso dar algumas dicas de atividades para fazer quando a criança insiste em ficar por perto. Bóra ver como distrair as crianças enquanto você trabalha?

É preciso estabelecer regras para conseguir trabalhar em casa

Eu disse “quando a criança insiste” porque a primeira coisa que precisamos estabelecer para trabalhar bem em casa são algumas regras de convivência. Incluindo estabelecer um local da casa e um horário para trabalhar e fazer a criança respeitar estes combinados. Quando eu fecho a porta do meu escritório, as meninas sabem que não é para incomodar.

Lógico que as condições da minha casa me ajudam no desafio do home office. Eu não apenas tenho um escritório como tenho uma super babá, a Eliane, e isso torna o trabalho imensamente mais fácil. Mas a Patcamargo sempre optou por não ter ajuda em casa e mesmo assim ela consegue produzir.

No caso dela, o horário de trabalho coincide com a hora da escola e a hora do cochilo. Quando as crianças começaram a não querer dormir mais na parte da tarde, começaram a surgir as ideias de atividades para as crianças fazerem sozinhas no momento dedicado ao descanso. Tem exemplos dessas atividades nos vídeos abaixo:

Mas vamos combinar que por mais que você tenha regras, tem horas que a crianças insiste em ficar do seu lado e ponto. Se der para parar de trabalhar um pouco nesse momento, melhor. Se não, vamos de brincadeiras.

Minha primeira dica é assumir que o seu trabalho faz parte do cotidiano da casa e incentivar a brincadeira de faz de conta, em que a criança em geral costuma imitar o que o adulto faz, já que essas são as suas referências de mundo.

Aqui em casa, a Gabi tinha o seu computador de brinquedo e seu “celular”. Daí para brincar de trabalhar é um pulo!

Como distrair as crianças enquanto você trabalha - pat e gabi trabalhando

Para a brincadeira “render” eu vou falando o nome de pessoas que ela precisa ligar enquanto trabalha. E daí, ligando e conversando de mentirinha com a vovó, o dindo e etc, eu consigo responder emails ou fazer atividades que não exijam muita concentração.

Outra dica é criar uma tarefa que a criança precisa executar enquanto você trabalha. Por exemplo, colar adesivos.

Como distrair as crianças enquanto você trabalha - gabi com muitos adesivos na mao

Repare na mão da Gabi. Viu que ela está cheia de adesivos?

Como distrair as crianças enquanto você trabalha - gabi com muitos adesivos na mao 2

Foi uma estratégia que usei para fazer render a brincadeira. Nesse caso, ela teve que pensar nas cores que ia escolher para colar e também na ordem em que deveriam ficar os adesivos. Tudo isso ajuda a trabalhar a concentração, o foco, a capacidade de resolver problemas…

Como distrair as crianças enquanto você trabalha - gabi com os adesivos

Funciona super bem. Assim como montar um cantinho do lado da sua estação de trabalho, estabelecer um momento de leitura para este momento, ou pensar em brincadeiras mais elaboradas como a brincadeira do olho da mamãe, coisas que a Patcamargo inventa para conseguir dar conta do trabalho e dos três filhos.

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.