Uma atividade de artes para o Dia do Índio


E quando a criança olha para um canudo e dá uma ideia incrível de atividade de artes para o Dia do Índio? Foi assim com a Gabi aqui em casa. Ela me viu com um canudo na mão e na mesma hora falou: vamos fazer um índio? Eu confesso que na hora não entendi nada, mas como sempre deixo ela liderar a brincadeira, segui em frente.

A importância da parceria com a escola

A primeira coisa que me veio a cabeça foi que a ideia de fazer um índio com um canudo tinha vindo da escola. A Gabi é daquelas crianças que vive replicando em casa o que fez com os amiguinhos. Eu acho ótimo porque fica fácil colocar em prática uma coisa que acredito que é estabelecer uma boa parceria com a escola.

A escola e seus professores têm uma importância fundamental no desenvolvimento das crianças. Eles ensinam coisas que é difícil para nós, pais e mães, replicarmos por conta própria (confesso que nunca investiguei a fundo a possibilidade do Homeschooling que é comum em muitos países). Mas tudo funciona ainda melhor se conseguimos. A criança cujos pais demonstram interesse e apoiam as atividades escolares tendem a ter uma performance melhor.

Isto posto, quando a criança fala que vai transformar um canudo em um índio, eu obedeço! Até porque foi uma ótima oportunidade para conversar com ela sobre os povos indígenas e as diferenças entre os hábitos dele e os nossos.

O legal, é que essa repetição, em casa, das atividades escolares acaba sendo um ótimo exercício para a memória da Gabi. Afinal, o primeiro passo é ela me contar que material vamos precisar e quais são os passos a seguir.

Como fazer seu índio com um pedaço de canudo

A primeira coisa que a Gabi me pediu foi que eu desenhasse um índio numa folha de papel. Não sou exatamente uma artista, então fiz o meu melhor.

Depois ela me pediu para cortar um pedaço do canudo. Primeiro ela tentou sozinha (ela tinha 3 anos na época).

Acabou pedindo a minha ajuda porque ainda era difícil para ela.

Confesso que eu ainda continuava curiosa. E fiquei mais ainda quando ela me pediu tinta ao invés de cola! Pois eis que com a tinta azul ela fez uma risco na cabeça do índio que parecia uma pena de um cocar.

E aí finalmente entendi tudo. Ela colocou o pedaço do canudo na tinta, como de fosse uma parte da pena.

Quando a tinta secou, o canudo ficou grudado. E olha que bacana o resultado na nossa atividade de artes para o Dia do Índio!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.