Jogo de palavras cruzadas para crianças


Brincando as crianças aprendem tudo, não é verdade? Pois um jogo de palavras cruzadas para crianças pode ser uma ótima maneira de ampliar o repertório o vocabulário dos seus filhos. O volume de palavras que ele vai usar na vida depende muito das leituras e dos estímulos oferecidos pelos pais.

Brincadeiras para desenvolver a linguagem

Aqui em casa eu acho o processo de aprendizagem de palavras um aspecto fascinante do desenvolvimento infantil. A Patcamargo já fez, por exemplo, um post ótimo que reflete bem esse nosso lado chamado 25 brincadeiras de aprender palavras novas. Também temos um vídeo no nosso canal do Youtube só falando disso.

Mas a gente tende a achar que desenvolver o vocabulário é algo que fazemos com as crianças pequenas. Ledo engano! As crianças crescem e a gente pode continuar ajudando com atividades que vão além de estimular a leitura.

Por exemplo, tem um app que eu adoro e que é ótimo para isso chamado Letroca. Conhece?

Outra ideia super simples: brincar de Stop (ou adedanha, dependendo da região do Brasil). Eu amavaaaa brincar disso na minha infância!

Como fazer um jogo de palavras cruzadas para crianças?

Dá para inventar novos jeitos de brincar de palavras cruzadas. No post Um jogo de palavras cruzadas diferente eu mostrei um.

Hoje tenho mais uma dica de jogo de palavras cruzadas. Você vai precisar de papel, canetinhas de 2 cores e um relógio para medir o tempo.

Peça para a criança pensar na palavra mais longa que ela conhece e escrevê-la no topo do papel. A Carol, que é fã de Mary Poppins, me saiu com Supercalifragilisticexpialidoce. Eu amei! Quem viu o filme vai reconhecer a palavra.

A brincadeira consiste em ver quem consegue formar mais palavras, usando as letras disponíveis no papel, em apenas um minuto.

O fator tempo é relativo. Você pode dar mais ou menos tempo em função da idade da criança.

O mais legal é sentar junto e brincar também para ver quantas palavras você consegue fazer.

Depois sente e compare as listas. E jogue novamente, quantas rodadas quiser, usando ou não o mesmo papel.

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.