Brincadeira com esponja e água para bebês


Em geral, quando temos um bebê em casa nos preocupamos com a diversidade (e quantidade) de brinquedos que oferecemos a ele. Existem tantas opções no mercado e um exagero de propaganda que até ficamos perdidos. Mas esquecemos que objetos da casa, como esponja e água, já são uma excelente diversão para seu filho.

Isso porque para os bebês os objetos não têm ainda seu significado, como é para nós, adultos. Um objeto é algo que ele quer explorar, testar, descobrir. Tudo isso brincando. E neste caso, tanto faz ser um brinquedo ou a esponja e água.

Para mostrar o que eu quero dizer, fui até a casa da Tiemi para brincar com a Yukari, de 18 meses. Não levei nada comigo, só duas esponjas de banho.

Tentativa e erro

A brincadeira que propus era encharcarmos as esponjas e jogá-las no chão, fazendo marcas molhadas. Eu desenhei alguns grandes círculos porque, se a Yuyu quisesse, poderíamos brincar de acertar no meio do alvo.

No começo, a Tiemi mostrou o caminho de círculos e explicou para a filha como era a brincadeira.

Mas ao tocar na esponja encharcada, o que chamou a atenção da bebê foi a sensação e a experiência do molhado e da textura da esponja de banho. Claro que ela já tinha brincado antes com uma esponja. Mas era a primeira vez que a esponja estava fora do contexto do banho. Estava em uma situação diferente, o que fazia tudo especial e curioso.

Então, a Yuyu começou a testar. Primeiro segurando e passando a mão.

Depois, apertando as esponjas. Foi quando ela percebeu que saia água “daquela coisa colorida”. Ahhh! imagina se não foi uma diversão, misturada com experimentos: será que a vermelha e a branca soltam água igualmente? Será que acaba a água de tanto apertar? Como a água veio parar aí?

São todas conjecturas que ela poderia fazer nesta descoberta.

Marcas no chão com esponja e água

Eventualmente, a Yuyu resolveu partir para testar o que estávamos propondo e começou a jogar as esponjas no chão.

Foi quando ela percebeu que ao bater no chão, a esponja deixava marcas de água! Então outra brincadeira começou. Ela não só tentava acertar dentro dos círculos, mas procurava jogar com força para criar a marca de água.

No final, a esponja também serviu para uma terceira descoberta: apagar o desenho de giz do círculo no chão.

Três brincadeiras que eu registrei apenas usando esponja e água. Simples e repleto de descobertas para o bebê. A Yukari ficou entretida com a brincadeira por quase meia hora, o que é bastante para um bebê. E até poderia ter ficado mais, se eu não precisasse fotografá-la. E no final das contas, a brincadeira é com água e foi bem simples de limpar.

A cada 15 dias, eu escrevo sobre uma nova brincadeira para você fazer com seu bebê em casa, usando materiais simples e contribuindo para o desenvolvimento do seu filho pela brincadeira. Se você quer conhecer as outras, mas tem pouco tempo para pesquisar aqui no blog, inscreva-se na nossa Newsletter. Você receberá gratuitamente um e-mail semanal com novidades como esta.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.