Digite o que gostaria de pesquisar e clique para buscar. Pressione Esc para cancelar.

10 brincadeiras para animar a Festa Junina


Junho é o mês de uma das festas mais “gostosas” do Brasil! Comidas típicas, bandeiras coloridas, muitas brincadeiras e prendas para divertir crianças de 0 a 100 anos! Pensando nisso, reunimos aqui 10 brincadeiras para animar sua Festa Junina, seja ela em casa, no play do prédio, no clube, na escola ou em qualquer arraiá!

 1. Corrida de saco

Divertida e diferente: essa é a brincadeira da Corrida de saco. Se você não conseguir um saco de estopa ou de tecido no tamanho ideal para os participantes, pode usar um lençol antigo, amarrar as pontas e pronto! Coloque os participantes na largada e determine uma linha de chegada. Quem chegar primeiro ganha a corrida. Mas atenção: fique de olho no piso porque, em geral, alguns tombos acabam acontecendo na corrida. Ah! E não use sacos plásticos, pois eles rasgam com facilidade e escorregam.


 2. Jogo de argolas

Esse jogo é simples, fácil e divertido. Nas fotos, inspiradas em ideias dos blogs littlelearningfortwo e  womansday.com, você pode ver que tem diferentes maneiras de montar. O alvo, por exemplo, pode ser montado com garrafas pet, com os pés de uma mesa ou de um banco virados de cabeça para baixo e até reutilizando rolos de papel toalha e pratinhos descartáveis.

Já as argolas, você encontra em papelarias e lojas de armarinhos mas, dependendo de quanto tempo você tem para preparar a atividade, dá para incluir uma sessão de arte para  as crianças decorarem e deixarem tudo ainda mais colorido. Na foto, mostramos como usar pratinhos descartáveis recortando o meio deles e deixando no formato de argolas. Apenas procure usar um pratinho mais firme, pois assim ele fica mais fácil para arremessar e se encaixa mais fácil no alvo.

3. Bexiga na colher

Olha que ideia boa do blog Karaspartyideas.com ! Ao invés de usar ovos (cozidos ou não rsrs), você pode usar mini bexigas com água e fazer a corrida de bexiga na colher. Ganha quem conseguir levar a colher na boca, sem derrubar a bexiga, da largada até a linha de chegada. Vale andar, andar mais rápido, pular com um pé só! O importante é não derrubar a bexiga.

4. Pescaria

Essa é aquela brincadeira que não pode faltar! A pescaria é super tradicional e, para te ajudar na organização do arraiá, fizemos um PDF especial com peixinhos para imprimir. Para ter acesso ao PDF é só clicar aqui. 

 

5. Dança da laranja

A ideia aqui é dançar em dupla, mas sem deixar a laranja (ou bola de tênis, bola de plástico pequena) cair! Você consegue? Monte as duplas, posicione a laranja entre as testas e solte o som! Quem deixar cair perde.

6.  Acerte o balde

Esta brincadeira foi publicada originalmente no livro Tempojunto – 100 brincadeiras incríveis para fazer com os filhos em qualquer lugar. A princípio o Acerte o Balde não foi pensada para um festa junina, mas olha como esta atividade funciona perfeitamente para as brincadeiras da festa!

7. Derrube as latas

Essa é bem fácil de fazer e é difícil ter alguém que não goste! Você pode apenas juntar as latas (de achocolatado, leite em pó) ou melhor ainda: reunir as crianças para preparar a festa e pedir para elas decorarem as latas. Olha que ideia legal e divertida no post do thecraftycrow.net. O ideal é ter, no mínimo, seis latas empilhadas e a bolinha pode ser de tênis ou de plástico mas, nesse caso, precisa ser aquelas mais pesadas.

8. Passa bexiga

Reparou como a gente gosta de bexiga? De latas, pratinhos, coisas fáceis que muitas vezes você tem à mão e podem se transformar em uma brincadeira muito divertida! Aqui, a ideia é passar a bexiga sem deixar cair. E tem um post completinho sobre a atividade.

9. Pular a fogueira

Essa brincadeira não pode faltar, mas é claro que a fogueira não é de verdade. No site Nathaliakalil.com.br encontramos um post com várias referências de como fazer uma festa junina em casa e, uma delas, é pular fogueira. Essa foi criada com pedaços de caixa de papelão imitando as toras de madeira e papel celofane (amarelo, laranja e vermelho) para o fogo.

Também tem uma outra ideia de fogueira no site do  homesweethomebodies.net. Lá você encontra um post com instruções detalhadas de como fazer uma fogueira igual a da foto abaixo.

10. Cabo de guerra

Essa é aquela brincadeira que dá para dois ou para muitos! Neste post aqui, a Patricia Marinho fotografou a Carol e a Gabi brincando de Cabo de Guerra, além de outras atividades. Você pode reunir quantas crianças tiver na festa, dividi-las em dois grupos e ganha quem conseguir puxar a outra equipe primeiro.

Gostou? Aqui no Tempojunto temos dicas e brincadeiras sempre! Se você não quer correr o risco de perder, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail, gratuitamente.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.