Atividade sensorial diferente: desenho com os pés


Uma das primeiras coisas que aprendemos quando estudamos o desenvolvimento infantil é que as crianças começam a explorar o mundo através dos sentidos. Meu primeiro contato com  a filosofia Montessori  foi logo após o nascimento da minha segunda filha. Tive a oportunidade de fazer muitas experiências sensoriais com ela. Ela cresceu, as habilidades dela se sofisticaram, mas continuo sempre em busca de uma atividade sensorial diferente. Dessa vez vamos falar sobre fazer desenho com os pés.

Um nova perspectiva na hora de fazer artes: desenho com os pés

Eu vi esta ideia neste post do site Artbolg.com e fiquei louca para fazer com a Gabi. Achei o máximo a questão de tirar a criança da zona de conforto e descobrir um jeito novo de usar o corpo. Dá para começar com crianças de 4 anos e seguir fazendo à medida que os filhos crescem. Para os maiores, você pode dar o desafio que pedir para desenhar coisas específicas.

A referência que eu vi foi essa aqui que publicamos no post 10 jogos de coordenação motora:

Como eu tenho uma parede de lousa na cozinha da minha casa, resolvi adaptar um pouco e propus para a Gabi fazer desenho com os pés usando giz. Encontrar o jeito certo de encaixar o giz no pé já foi um desafio em tanto para ela.

Primeiro era começou “tímida” usando um pedaço pequeno da lousa.

Repare na maneira como ela escolheu ficar no chão para conseguir desenhar e enxergar o desenho ao mesmo tempo! Haja alongamento e força para sustentar o peso da perna!

Depois ela foi se soltando e passou a usar espaços maiores.

Esse foi o resultado final do desenho com os pés da Gabi.

Ela achou um barato e pretendemos repetir outras vezes.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.

2 Comments

Comente
    • 2
      tempojunto

      Olá, Ana! Tem uma tinta que você passa na parede e ela fica como uma lousa. As lojas de materiais de construção costumam ter opções de marcas e preços dessas tintas. Se você fizer, depois conta para a gente como ficou!

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.