Arte com stencil para crianças pequenas brincarem de artistas


Esta arte com stencil para crianças é uma brincadeira que eu sempre tive vontade de fazer com meus filhos em casa. Eu sou fã de xilogravuras, estamparia e impressões. E quando surgiu a oportunidade de pintar com minha filha mais nova, de seis anos, usando stencil, foi muito gostoso. Além disso, eu percebi como ela se concentrava para fazer o trabalho com delicadeza.

Para brincar com stencil, na verdade eu não usei o verdadeiro stencil. Eu usei os seguintes materiais:

Papel com uma face encerada, como certos papéis pardos para embrulho

Cartolina

Estilete

Esponja

Tinta guache

Cola Branca

Algo para reproduzir o stencil. Eu escolhi pedaços de tecido.

Recortes de vários tamanhos

Para colorir com stencil, a primeira coisa a fazer é criar o molde. Eu tirei alguns desenhos da internet. Alguns maiores, como este rosto de Hello Kit, que a Potcho (este é o apelido da minha caçula) ama.

Mas também usei moldes mais delicados, como o que eu acabei fotografando. Você pode escolher o que seus filhos mais gostarem. Quando mais cheio de detalhes, mais concentração será preciso para pintar. Em seguida, transferi o desenho para o papel.

Aqui cabe um parêntesis. Como eu disse no início, você pode optar por comprar o papel stencil, que é meio plastificado, para fazer a reprodução. Outras pessoas, como eu vi em canais da internet, lavam radiografias antigas com água sanitária e criam seus stencils.

Como eu não pretendia usar os moldes que criei muitas vezes, já que meu objetivo é brincar com as crianças em lugar de fazer peças de artesanato, preferi este papel com uma face encerada.

Caso você vá usar uma vez só, trabalhar com uma cor só ou usar borrifador para brincar, pode usar papel cartão ou um pedaço de papelão. Fecha parêntesis.

Variações sobre o tema

Depois de transferir o desenho para o papel encerado (no meu caso, papel kraft pardo), eu colei o papel em um pedaço de cartolina, só para dar um pouco mais de firmeza. Recortei o molde e ficou assim.

Então foi a vez de preparar a tinta. Eu aprendi numa feira do Japão aqui em São Paulo, a fazer uma mistura de uma parte de cola branca; duas partes de tinta guache e duas partes de água. O resultado é uma tinta um pouco mais diluída, mas ainda firme para não borrar.

Mas você pode usar só guache, sem problemas.

O mais importante é colocar só um pouquinho de tinta num potinho ou pratinho. Este é o segredo desta arte. Usar pouca tinta para não borrar o resultado.

Paciência e coordenação na arte com stencil

Tudo pronto, hora de brincar! Olha só a Potcho usando a esponja para dar batidinhas no molde e transferir o desenho para o tecido. Ela teve paciência para fazer bem de levinho para a tinta não borrar. Eu sabia que ela queria simplesmente esfregar a esponja no molde. Mas a vontade de ver o resultado final fez com que ela me ouvisse e fizesse com calma.

Eu deixei que a Potcho fizesse tudo sozinha. Minha ajuda foi só na hora de segurar o molde.

A tinta com cola fixa mais rápido, o que permite que as crianças descubram logo o efeito final. Aqui, o momento de revelar o trabalho de arte.

Olha como ficou uma graça, e com um molde mais difícil, que exigia mais concentração.

Parede colorida com borrifador

Aliás, uma outra opção para esta “brinquedarte” é usar o molde para um pseudo grafite na parede, no chão ou no espelho das crianças, usando tinta lavável em um borrifador. Faz mais bagunça, mas fica lindo e é bem divertido.

Espero que você tenha gostado desta sugestão de brincadeira com seus filhos, misturado com arte. Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.