Tinta, lápis, iougurte, corante! Novos jeitos de pintar e se divertir.


Nos últimos dias, a coragem para sair de casa diminui na mesma proporção em que o frio aumenta, não é?  Escrevo esse post com 11 graus lá fora, aqui em São Paulo. E aí, como fazemos para brincar e entreter as crianças sem incluir tablets, TVs e computadores?

Quem acompanha o Tempojunto sabe que, na medida certa, entendemos que a tecnologia é sempre uma aliada, mas a ideia aqui é brincar sem usar equipamentos! Por isso, que tal brincar de pintar? Dá para brincar dentro de casa e se divertir por horas, mas calma! Tem dica até de um “lençol de artes” para brincar sem aquela bagunça que incomoda alguns adultos. Bóra curtir o fim de semana brincando bem quentinho dentro de casa?

1 – Pintura com canetinha hidrocor e papel toalha

Para essa brincadeira você vai precisar de papel toalha, canetinhas hidrocor, pincel e um pote com água. Primeiro, peça para a criança desenhar no papel toalha usando a canetinha. Explique apenas que ela não deve forçar muito a canetinha, pois o esse tipo de papel rasga fácil. Depois, é só pegar o pincel molhado em água e passar no desenho. Fica lindo é superdivertido!

2 – Pintura com pozinho do lápis de cor

Você sabia que dá para fazer lindos desenhos com aquele pozinho do lápis de cor?  Para essa brincadeira você vai precisar de papel branco, lápis de cor e apontador. Primeiro, você precisa apontar o lápis para poder aproveitar as lascas. Se a criança souber apontar, deixe que ela faça e apenas dê assistência caso ela precise.

Depois, é só retirar as lascas do lápis até deixar na folha apenas o pozinho da parte colorida. Explique para a criança que se ela esfregar o pozinho com força no papel ela criará lindos desenhos!

3 –  Pintura com tinta guache e plástico bolha

Prepare o lençol! Aqui, você vai precisar de plástico bolha, rolo de macarrão, pincel, tinta guache e papel. Estenda seu lençol e enrole o plástico bolha no rolo de macarrão. Peça para a criança pintar o plástico bolhas com as cores que ela quiser e depois é só passar o rolo no papel. Diferente e divertida, essa brincadeira é uma daquelas que as crianças amam. Uma ideia do Pinterest do Hand Made Kids Art.

4 –  Pintura com tinta guache e canudinho

Aqui, nós nos inspiramos em uma dica de uma seguidora do Tempojunto e criamos a brincadeira “Vamos pintar o careca”, mas pode dar o nome que quiser e usar a mesma técnica para outros desenhos.  Você vai precisar apenas de tinta guache de cores variadas, canudos e uma imagem para colorir (você pode imprimir da internet ou desenhar).

Coloque o lençol no chão, ou cubra com jornal, e bóra brincar. Coloque a tinta rente à linha da cabeça do desenho e peça para a criança assoprar a tinta. Legal, não é? E dá para usar em vários desenhos.

5- Pintura com tinta comestível para bebês

A receita é bem simples: você mistura iogurte (com ou sem lactose, dependendo do que o seu bebê pode consumir) com corante de alimentos. Experimente começar com as cores primárias, como amarelo, vermelho e azul. Coloque só algumas gotas de corante no iogurte e e assim está pronta a tinta comestível. Uma ideia que a Patricia Marinho fez com a Gabi foi colocá-la no cadeirão e oferecer uma folha de sulfite para ela se divertir. Simples, né?

6 – Pintura com corante de alimentos e cola

Separe um tubo de cola branca (você vai usar bastante, então prefira já aquele tudo grande, como o da foto), palito de dente, corante de alimento e um pratinho descartável pequeno. Coloque bastante cola no pratinho, tomando cuidado para não derramar. Em seguida, peça para as crianças pingarem o corante de alimentos no pratinho, sobre a cola (umas quatro gotas já são suficientes).

Usando o palito de dentes, as crianças espalham o corante para vários lados da cola. Vale tudo, misturar as tintas, fazer círculos, espirais, radiais. O que as crianças quiserem. Depois, um exercício para treinar a paciência! Precisa esperar a cola secar e pode levar até dois ou três dias para secar totalmente. Vale a pena e fica lindo!

7 – Pintura em tecido com caneta, tinta e batata

Essa é uma brincadeira divertida e que resulta em lindas lembranças e até pode virar presentes! Você só precisa de uma camiseta branca, caneta para tecido, tinta para tecido e batatas. Batatas?!? Sim! Tem duas formas de brincar aqui: a primeira, mais simples, é pedir para a criança desenhar na camiseta usando as canetas para tecido. Agora, a segunda, é você usar as batatas para criar formas como carimbos, a criança mergulha na tinta e depois carimba a camiseta. Dá para juntar as duas formas também! E olha que lindo o body que a Carol pintou para a Gabi quando ela era bebê.

8 – Pintura com tinta caseira para vidro

Aqui, a diversão começa na preparação da tinta. Você vai precisar de amido de milho (maizena), detergente, água, corante de alimentos e potinhos e colheres para fazer a mistura.

Coloque o amido de milho nos potinhos e misture com água (cuidado apenas para não deixar muito líquido). Depois, é só acrescentar o corante de alimentos e o detergente. Tinta pronta? Então é hora de pintar! Pode ser com pincel, rolinho, usando as mãos. Ah! Fique tranquila, pois o detergente vai servir especialmente para ficar mais fácil de limpar quando a brincadeira acabar.

9 – Pintura com giz molhado

Nós, aqui no Tempojunto, amamos o Pinterest! Lá você encontra ideias para praticamente tudo e para atividades de artes então é um mundo à parte! A ideia de pintar com giz molhado foi inspirada no post do blog Imagination Tree. Simples e fica lindo.

Você vai precisar de: papel preto, giz e um pote com água. Peça para a criança molhar o giz na água e só começar a desenhar. Fica lindo e a criança aprende a explorar os materiais de um jeito diferente!

10 – Pintura com cotonete e tinta guache

Aqui também vamos dar um novo uso para um material que já é velho conhecido, mas cuidado! A ideia é brincar junto e cuidar para que a criança não coloque o cotonete no ouvido, nos olhos, nariz ou na boca, ok?

Vamos lá! Você vai precisar do lençol de artes, um avental (melhor para proteger a roupa da criança), tinta, cotonete e papel colorido. Se você tiver potinhos ou paleta para colocar as cores, fica mais fácil para a criança usar. Depois, é só mostrar que com a pontinha do cotonete ela pode pintar o que quiser.

Ah! E por último e super importante: o lençol de artes (toalha também!)

Na semana passada, a Patricia Marinho fez um Stories no Instagram sobre brincar e bagunça e muitas pessoas interagiram dizendo que não gostam nem de ver ou pensar nessa situação. A própria Pati conta sua história e diz que, no começo, também se incomodava. Por isso, tem uma dica aqui muito boa para dar liberdade para a brincadeira e, ao mesmo tempo, controlar a bagunça que a tinta pode fazer. É simples, prática e com garantia de alegria para criança e para o adulto!

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.