Qual é a melhor maneira de usar o tempo livre para brincar?


Às vezes eu escolho os temas para os posts do blog e fico me perguntado se eu realmente precisaria escrever sobre isso. Por exemplo, apresentar a melhor maneira de usar o tempo livre para brincar. Trata-se de um assunto que deveria ser óbvio, mas não é. As crianças das grandes cidades estão com a agenda cada vez mais lotada e isso acaba tirando o tempo de brincar. O resultado é que, muitas vezes, a criança literalmente não saber o que fazer com o tempo livre que tem. A gente não pode deixar isso acontecer!

O melhor que você pode fazer pelos seus filhos

Tem certas coisas que eu vivo escrevendo, mas nunca vou cansar de repetir. É fundamental para o desenvolvimento dos nossos filhos que a gente crie as condições para que eles brinquem. Fazemos isso quando oferecemos ambientes estimulantes e deixamos tempo livre na agenda delas para que elas brinquem.

Agora, o que as crianças fazem com o tempo livre?

O livro Einstein teve tempo para brincar. Como nossos filhos realmente aprendem e por que eles precisam brincar, tem uma ótima resposta:

“Use as deixas de seus filhos. Dedicando tempo para observar o que realmente interessa a eles, você começará a ver o ambiente de uma maneira totalmente diferente, como uma série de oportunidades naturais que são estimulantes para seus filhos a todo momento. Você pode aproveitar essas oportunidades e torná-las ainda mais enriquecedoras.”

As oportunidades naturais são estimulantes. Basta prestar atenção.

Eu moro em um apartamento com varanda e desde pequena a Gabi era fissurada em olhar pela janela. Ela sempre gostou de observar as coisas. Atualmente, estou tirando proveito disso deixando ela tirar fotos que do observa para me mostrar. A Patcamargo já fez um post sobre isso e eu aproveitei a dica. Por causa das fotos olhar ela janela passou a ser uma brincadeira que desenvolve o foco, a atenção e a linguagem.

Tem horas que ela me chame para procurar coisas para fotografar. Outros momentos, ela tira a foto e pede para me procurar uma determinada coisa.

Num curto período de 20 minutos ela é capaz de encontrar e fotografar sozinha:

1. Uma pessoa entrando num carro marrom

Com direito ao comentário: “Mãe, não é comum carro dessa cor!”

2. Um carro “com escrito”

3. Uma árvore com flores rosas. Veja se você consegue achar!

4. Um ônibus grande

Viu como tudo pode virar brincadeira e toda brincadeira está cheia de oportunidades de desenvolvimento?

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para  se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.