Que tal brincar e se divertir mesmo em meio ao trânsito?


Nós moramos aqui em São Paulo e a cidade tem sempre muito trânsito. Se para nós, adultos, é cansativo, imagina para as crianças que têm toda aquela energia! Por isso, temos aqui brincadeiras para você aproveitar esse momento e torná-lo brincante, leve e bem mais divertido!

Ah! Você vai reparar aqui que algumas das brincadeiras precisam de um preparo. Mas, calma! Não é nada trabalhoso. São apenas coisas simples que se você deixar no carro já estarão lá no momento daquele trânsito ou daquela viagem mais longa. Pode acreditar: você investe uns 10 ou 15 minutos organizando e garante muita alegria e diversão naqueles minutos ou horas no trânsito que parecem não acabar nunca.

Bom para as crianças e bom para nós, adultos! Então, bóra brincar e trazer mais alegria e leveza para todos?

01 – Quem será que está aqui?

Essa atividade é super simples e muito divertida! Precisa de um preparo antes, mas você não gastará mais do que 5 ou 10 minutos para organizar. Basta pegar aqueles brinquedinhos pequenos – carrinhos, boneca, bichinhos etc – e embrulhar todos com papel alumínio. Depois, é só colocar em uma sacolinha e levar no carro. A brincadeira é pedir para a criança qual é o brinquedo e só depois de adivinhar é que pode desembrulhar! Vale dar dicas, apertar, só não vale desembrulhar. Essa brincadeira distrai os pequenos e o tempo passa mais rápido e melhor mesmo no trânsito.

Ah! Na foto, a Gabi está brincando no avião, porque essa também é uma opção para viagens. Que tal?

02 – Quem você levaria para a Lua?

Um clássico, não é?  A ideia é que você conte para as crianças que irão até a Lua e precisam preparar uma mala. Você pode deixa-las livres para levarem o que quiser, só não vale repetir o que já foi dito. Ou, para os maiores, você pode dizer criar regras como: só podem levar objetos cujo nome comecem com a primeira letra do nome da criança ou do seu nome, só alimentos, só animais. E na brincadeira ainda pode variar o lugar. Que tal ao invés da Lua a viagem ser para Marte, para o fundo mar, para uma montanha de gelo ou o que a imaginação permitir.

03 – Bingo de placas

Aqui, também precisa de um preparo, mas vale muito a pena! Você pode deixar uma caixa ou uma sacola já com as brincadeiras prontas e assim sempre que precisar terá tudo a mão! Para o bingo de placas é simples, você vai precisar somente de cartelas e canetas.  Você pode desenhar as cartela ou se colocar “cartela de bingo” no google tem várias já prontas para imprimir.

No carro, uma pessoa fica encarregada de olhar as placas dos carros que passam na rua. Essa pessoa precisa falar os dois números da placa e com isso ela vai “cantar” os números do bingo. Ganha quem preencher a cartela primeiro.

04 – Termine a história

Aqui não precisa “ter pé nem cabeça” e sai cada coisa maluca! É bem fácil. Você começa contando uma história usando aquela velha frase “Era uma vez, num reino tão, tão distante…”

Então, a criança tem que continuar contando a história e assim vai até que todos participem. Quando mais gente mais divertido, mas se só estiver você e a criança no carro, experimente mesmo assim. É muito bom e estimula a imaginação.

05 – Adivinhe o que eu estou vendo

Fácil, fácil! Não requer preparo nenhum e é bem divertida. No carro, você diz “Estou vendo uma coisa amarelal!” E a partir daí as outras pessoas fazem perguntas sobre a tal “coisa”. As respostas só podem ser dadas com um “sim” ou “não”. Até que alguém acerte o que a outra estava vendo. Se você quiser uma versão mais simples, diga apenas a primeira frase “Estou vendo…” e ninguém pode fazer perguntas. As crianças no carro podem dar chutes sobre o que a outra está vendo. Quem adivinhar com menos chutes, ganha a vez de dizer o que está vendo. Uma farra!

06 – Colar adesivos e inventar histórias

Adesivos são um trunfo! Basta ter algumas cartelinhas no carro e mais umas folhas de sulfite e pronto! Está organizada a brincadeira. Você pode pedir para a criança colar os adesivos da forma como ela quiser ou sugerir que ela conte uma história na medida em que vai colando os adesivos. Por exemplo, ela pode começar colando um adesivo de um menino e depois de um sorvete e pode contar a história de que o menino foi passear e tomar um sorvete. Estimule a imaginação e deixe que ela conte a história livremente.

07 – Qual é a música?

A Patricia Marinho fez essa brincadeira com a Gabi e foi a maior diversão. É bem fácil: você oferece um livro (ou uma revista) para a criança. Quando ela começar a folhear você pergunta: “o que você está vendo?”. A criança, então, vai descrever alguma coisa da cena. Pode ser um animal, um objeto ou até mesmo uma planta ou, por exemplo, um chapéu. Então você pergunta: “que música você conhece que tem a palavra chapéu?”. E aí é buscar na memória aquela musiquinha com a palavra, mas se não lembra não tem problema! Que tal inventar uma música nova?

08 – Sortear e desenhar

Essa brincadeira é um convite para a diversão! E pode ser feita no carro mesmo, basta que antes você escreva em papeizinhos nomes de animais, objetos ou qualquer outra coisa que quiser e deixar em um saquinho. No carro, leve também papel e lápis de cor. A ideia é que a criança sorteie um papelzinho e faça o desenho do que você escreveu.

Para incrementar a brincadeira você também pode recortar vários pedaços de papel, uns 20 pelo menos, e vai separá-los em dois grupos. No primeiro você vai usar cada papel para escrever o nome de um objeto ou animal. No segundo, você escreve o nome de um lugar.

A ideia é que a criança pegue um papelzinho de cada grupo e tenha que unir os dois itens em um único desenho. Que tal esse cachorrinho na lua?

09 – Biblioteca móvel

Mais fácil e prático impossível! Separe alguns livrinhos e deixe no carro. Mas a dica é não deixar tudo no banco de trás. Vá entregando aos poucos e peça a criança para ler ou para inventar uma história a partir do que está vendo.

Ah! Aqui vai um spoiler. Você viu o nosso post sobre livros clássicos para as crianças (clique aqui se ainda não viu)? Nós separamos apenas dez e pedimos dicas no post e nas redes sociais. Na próxima sexta-feira, dia 07 de setembro, vamos publicar a lista com todas as sugestões e prepare-se! Já temos mais de cem livros! Se quiser, envie sua dica que ainda dá tempo.

10 –  Desenho com post-it

Essa brincadeira funciona bem no carro. Basta levar folhas de sulfite, post-it e canetinhas ou lápis de cor. Você pede para as crianças desenharem bonecos, robôs e monstros, mas explique que ela deverá desenhar uma parte do corpo em cada post-it.  Em uma desenha a cabeça, na segunda o tronco e na terceira as pernas. Depois que cada um termina o desenho, é hora de misturar e ver como fica o resultado. Pode ter algum concurso para ver quem faz o boneco mais engraçado, mais bonito, mais maluco… e por aí vai.

Gostou! Não acabou, rs. No Facebook do Tempojunto temos duas Lives que fizemos ontem, dia 30. No bate papo você tem essas e muitas outras dicas de brincadeiras não apenas no trânsito, mas em outros momentos que podem ser mais tensos como filas, salas de espera, aeroportos etc. Dá uma olhada nas Lives e aumente seu repertório de brincadeiras.

Ah! E se quiser, entre aqui na nossa página e se inscreva na nossa lista para receber a nosso newsletter semanal. É grátis.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Mercia

    Olá garotas,
    Adoro receber os seus e-mails.
    Sou uma avó que adora brincar com as netinhas.
    Estou sempre recorrendo ao Tempojunto para ver as sugestões de brincadeiras. Sucesso pra vocês!
    Beijinhos

    • 2
      tempojunto

      Olá, Mercia, muito obrigada pelo seu comentário :) Nós amamos receber as mensagens das avós e avôs por aqui. Essa semana lançamos o workshop gratuito “Que pai ou mãe você quer ser?”e eu acho que você vai gostar! Sei que já é avó e tem muita experiência no assunto, mas se quiser, faça seu cadastro e de uma olhada. É totalmente gratuito e acho que avós brincantes como você vão gostar do conteúdo :) É só clicar aqui http://bit.ly/que_pai_ou_mae_email_contato_comentarios_site

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.