10 dicas de livros clássicos para crianças


Você viu o meu post de ontem? Dei várias dicas de novos autores lembrando que começa hoje a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Coincidentemente, também ontem, a Poliana Marques, que trabalha comigo aqui no Tempojunto, comentou que o Pedro, seu filho, chegou em casa com o livro do bimestre para ler: O Gênio do Crime. Para ela, vê-lo com essa “joia” nas mãos trouxe muitas recordações de infância, porque a obra do autor João Carlos Marinho Silva é uma das suas preferidas.

Pensando mais sobre isso, e sobre o post que temos com a lista de 100 filmes que você vai curtir em casa com os filhos (que logo vai crescer para 250), tive a ideia de iniciar a lista dos livros clássicos e amados por nós, adultos, que não deixamos faltar na estante dos nossos filhos. Você nos ajudar a chegar na lista dos 50 ou 100 livros para crianças? Vou começar com algumas dicas e espero as sugestões de vocês. É só enviar seu comentário aqui no post, tá?

01 – O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho

A história começa com os garotos de uma escola atrás de uma figurinha do Rivelino. Até aí, você pode se perguntar, mas cadê o crime? Bom, a questão é que surge uma fábrica clandestina que engana as crianças e vende réplicas das figurinhas difíceis. Além de ser ilegal, a venda dessas figurinhas prejudica o dono da fábrica de figurinhas verdadeiras… Porque quem preenche o álbum direitinho ganha um prêmio, mas com as falsificações o dono não tem mais capacidade de dar todos os prêmios.  Um crime que deixa as crianças muito bravas e as leva procurar pelo chefe da quadrilha, um verdadeiro um gênio do crime!

02 – Histórias à Brasileira – Volume 2 – Pedro Malasartes e outras histórias, de Ana Maria Machado 

Difícil escolher apenas um título da Ana Maria Machado! Todos os seus livros são clássicos e maravilhosos. Se você quiser saber mais sobre ela e suas obras, temos uma entrevista que a Pat Camargo publicou aqui no Tempojunto. Sobre o Histórias à Brasileira, Ana Maria Machado – vencedora, em 2000, do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil – reconta dez histórias da cultura oral e do folclore brasileiro e dá continuidade a um projeto pessoal: o de pesquisar e passar para o papel as narrativas que escutou na sua infância. Um livro inesquecível!

03 – O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon

Você lembra do Tistu? Se não lembra ou não conhece, que tal ler o livro com seus filhos? Nesta obra, Maurice Druon conta a história de um menino diferente de todo mundo que, por onde passava, suas impressões digitais suscitavam o reverdecimento e a alegria, um mistério que ele compartilhava apenas com velho jardineiro, Bigode. Um texto leve e lindo, com uma mensagem que vale compartilhar.

04 – A Fada Que Tinha Ideias, de Fernanda Lopes de Almeida

Uma história envolvente em que as fadinhas aprendem que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas tem a Clara Luz… Uma fadinha questionadora e criativa que quer ter ideias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. Para ela, “quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda” – tem razão, não é? Mas nem todos aprovam comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha… Mas leia e veja o que aconteceu com a Clara Luz.

05 – Poesia fora da estante, de Vera Aguiar

Este livro reúne poemas escritos por importantes autores nacionais, numa seleção especial feita pelo Centro de Pesquisas Literárias da PUC-RS, sob a coordenação da autora, Vera Aguiar. Os textos estão agrupados de acordo com o tema ou com os diferentes recursos formais utilizados pelos poetas. Já os poemas foram contextualizados novamente (quase todos publicados anteriormente), permitindo novas leituras e nova aproximação do leitor infantil. A obra tem ainda lindas ilustrações em nanquim e aquarela feitas por Laura Castilhos. Um clássico para ler com as crianças!

06 – O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Quando falamos de clássicos, falamos de Ziraldo! Nesta obra, Ziraldo nos conta a história de um menino muito traquinas que aprontava as maiores confusões. Líder da garotada, o menino fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.  E quem resiste àquela capa do livro com o menino do enorme casaco azul e a panela na cabeça?

07 – A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari

Um livro sem texto e com ilustrações lindas e que nos levam a imaginar as mil traquinagens feitas por uma bruxinha toda atrapalhada. A obra de Eva Furnari é uma ótima oportunidade para ler com as crianças e inventar diálogos, imaginar as cenas. Um livro para lá de brincante!

08 – O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira

Você consegue imaginar a Branca de Neve, já mais velha, à espera do sétimo filho? E ela junto com a Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Bela Adormecida e Rapunzel? Todas reunidas para procurar onde foi parar a Feiurinha, que havia desaparecido com seu príncipe, seu castelo e seu reino sem deixar pistas… Um clássico cheio de mistério!

09- A Casinha de brincar da Ninoca, de Lucy Cousins

Um livro que de tão brincante vira uma casinha com quarto, sala, cozinha, banheiro e jardim! Ainda vem com uma boneca da Ninoca de braços móveis e outras peças destacáveis para deixar a brincadeira  mais divertida. Junto com a casinha, vem também um livrinho com frases curtas em que a ratinha e seus amigos convidam o leitor para muitas atividades, estimulando a curiosidade e a atenção das crianças.

10 – Poliana, de Eleanor H. Porter

Lançado em 1913 (eu nasci bem depois…) este é um clássico da literatura infanto-juvenil e, atualmente, é até novela. A história da menina que joga o jogo do contente, que nada mais é que olhar sempre o lado bom das situações, faz sucesso por gerações. Vale a leitura e a reflexão! Jogar o jogo do contente pode ser um exercício para ensinar sobre otimismo, paciência e perseverança para nossas crianças.

A lista com as minhas dicas acabou, mas espero seu comentário para chegarmos logo aos 100 livros para crianças indicados por nós! Ah, e se você gostou deste post e não quer perder a dicas e novidades do Tempojunto, inscreva-se gratuitamente na nossa lista para receber a Newsletter semanal. Boa leitura!

3 Comentários

Deixe sua opinião

+ Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.