Jogo da Copa para seu filho brincar sozinho


Algumas pessoas me encontram (oi, aqui é a Patcamargo) e perguntam sobre brincadeiras para os filhos se entreterem sozinhos e que não se resumam ao celular. Brincar sozinho é importante para a crianças. É um momento em que elas podem criar suas próprias regras, aprender a gostar da sua própria companhia e se divertir.

“Temos um certo pavor do ‘vazio’, e vamos enchendo a crianças de atividades pelo bem do desenvolvimento dela. Mas faz parte do bom desenvolvimento da criança se haver com o vazio e criar algo dali”, afirmou a psicóloga Vera Iaconelli em uma entrevista para o Tempojunto.

E a gente concorda. Já escrevi, inclusive, sobre como podemos ajudar nossos filhos a se acostumarem a brincar sozinho de vez em quando.

Copa do Mundo teve seus efeitos

Por isso, eu gosto de sugerir, especialmente para meu filho mais velho, jogos e brincadeiras diferentes que ele pode fazer sozinho. Um deles é este Mundial de Futebol.

Veja bem, a Copa do Mundo acabou, mas deixou sérias marcas aqui em casa. Meu filho até então era desligado de futebol e preferia outros esportes. Agora, uma nova paixão foi despertada. Além de bater bola com o pai dele, times, jogadores e os lances do Brasileirão e da Libertadores invadiram nossas conversas no jantar.

Daí que quando eu fui pesquisar um jogo para ele brincar sozinho ou comigo, me deparei com este e tinha certeza que o Pocoyo iria gostar. Não deu outra. Olha só ele anotando os placares dos jogos.

Material simples para brincar sozinho

Eu tenho a impressão que quando a proposta é ensinar nossos filhos a brincar de um jeito mais concentrado e sem a gente participando, quanto mais simples for a montagem da brincadeira melhor. Para o Mundial de Futebol com Dados, você precisa de:

Papel sulfite
Caneta ou lápis de cor
1 Dado
1 saquinho ou caixa para o sorteio das chaves

Como você viu na foto, eu imprimi uma tabela. No nosso caso, a Copa Camargo tinha 12 seleções. Então fiz uma tabela com 30 espaços.

De início, convide seu filho para decidirem juntos quais seleções participarão do Mundial. No nosso caso, foram:

Brasil / Inglaterra / Espanha/ Argentina / Uruguai / Alemanha / Itália / Holanda / Bélgica / França / Japão / Croácia

Então, já temos nossa primeira parte da brincadeira que era encontrar as bandeiras dos países. Um pouco de geografia no meio da brincadeira é ótimo!

Coloque as bandeiras no saquinho e façam o sorteio dos grupos. Aqui, o sorteio teve narração e até música para celebrar o evento!

Matemática e combinação

Para a primeira fase, todas as equipes devem jogar contra todas. Confesso, que precisei raciocinar com meu filho para criar as combinações de times. Mas conseguimos. O jogo de estréia foi Brasil contra Alemanha.

Já para criar os resultados dos jogos, lance o dado duas vezes em cada partida. O primeiro resultado é do time local e a segunda da equipe visitante. Quem ganhar, leva 3 pontos. Um empate significa 1 ponto para cada time. Quem perde fica sem pontuação.

Então, as oito primeiras equipes se classificam para as quartas de final.

Na seqüência, temos as semi-finais, e a grande final do Mundial de Futebol. Sempre seguindo a regra de as equipes jogarem entre si.

Por aqui, nossa Copa durou alguns dias até o Pocoyo completar todas as partidas.

Experimenta na sua casa esta brincadeira e depois me conta se deu certo. Todas as segundas-feiras falo aqui sobre brincadeiras com crianças mais velhas. Depois dos 7 anos, a brincadeira continua tendo um papel importante para seus filhos. Por isso, faça parte da nossa lista de e-mails. A Newsletter Tempojunto. É gratuito e você recebe semanalmente nossas dicas de brincar.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.