Brincar de ciência: a experiência da bolha de sabão que não estoura


É incrível como o brincar realmente traz elementos de exploração e descoberta para a vida das crianças. Nossos filhos são, por natureza, cientistas ávidos por querer experimentar e adquirir novos conhecimentos na prática. E brincadeiras de experiências são ótimas para despertar a curiosidade dos pequenos. Um exemplo é esta bolha de sabão que não estoura.

Minha filha de 7 anos foi quem chegou com a ideia de testar diferentes superfícies par encontrar aquela que evitaria que a bolha estourasse. Ela havia visto na escola e queria comprovar o que viu. Então claro, me animei e fomos separar os materiais para nossa experiência científica.

Precisamos de líquido de bolha de sabão comum, uma luva de látex e uma luva de lã.

Bolha de sabão “amortecida”

Se seu filho gosta de entender como as coisas são, ele vai gostar de saber como se formam as bolhas de sabão.

No meu caso, minha filha estava muito mais interessada em brincar com as bolhas. E testamos. Primeiro com a luva de látex. Não funcionou. Em seguida, fizemos com a luva de lã. Olha que delícia que foi a brincadeira.

Eu amei brincar desta forma!!

criança brincando com bolha de sabão e luva de lã

Explicação na ciência

Claro que, se seu filho for mais velho, vale ver com ele qual foi a propriedade da física que faz com que a bolha não estoure ao ser segurada pela luva de lã.

A superfície da luva pode amortecer as bolhas por causa da propriedade hidrofóbica. As moléculas de poliéster, ou outras fibras sintéticas, possuem cadeias de baixa polaridade e, por isso, não formam interações intermoleculares capazes de aplicar uma tensão para estourar a bolha. Em outras palavras, a bolha de sabão não “molha” a luva e com isso ela não estoura.

Mas para as meninas (a minha filha mais nova entrou na brincadeira também), segurar a bolha nas mãos sem estourar é simplesmente mágica. Quem sou eu para discordar? :)

E você pode receber em seu e-mail semanalmente mais dicas como esta de brincadeiras para fazer em casa com seus filhos. Basta se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter Tempojunto. Todos as nossas brincadeiras e novidades organizados para você.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.