Brincadeiras para o Natal – 5 ideias muito divertidas


Eu sempre adorei a noite de Natal. Depois que tive filhos passei a gostar ainda mais. Sou daquelas que nunca deixou de acreditar em Papai Noel e acha o máximo o espírito do Natal. É por isso que me dedico a fazer do dia 24 de Dezembro um dia muito animado, com direito a uma lista muito divertida de brincadeiras para o Natal. Hoje vou apresentar 5 ideias que fiz com a minha família no ano passado. Semana que vem mostrou outras 5.

A Gincana dos Primos Oliveira

Antes de apresentar as ideias de brincadeiras para o natal, eu preciso dar um pouco de contexto. Para começar, eu tenho uma família grande. Só considerando o lado da minha família, são 10 netos, incluindo a Carol e Gabi.

Esse povo lindo sempre gostou de se reunir e de brincar quando está junto. Tanto que temos a tradição de fazer a Gincana dos Primos Oliveira quando estamos de férias na casa da minha mãe. Aliás, as brincadeiras no quintal por lá são maravilhosas!

Ou seja, estamos falando de uma família que ama brincar. Por isso, foi quase natural pensar em como incrementar o Natal com brincadeiras. Especialmente com uma tia que tem o Tempojunto para inspirar.

Eu e meus sobrinhos montamos um comitê de festas, pesquisamos brincadeiras, a Victória liderou a produção e nasceram as ideias que vamos mostrar para vocês. Sendo que no nosso Natal tivemos uma edição especial da gincana dos primos e eles criaram dois times, com direito a grito de guerra e tudo, para competir. Do nosso jeito, fizemos uma versão tupiniquim de várias atividades que estão nesse post aqui: 10 ideias de brincadeiras de Natal

1. Jogue o Sino

Use isopor e copos descartáveis para montar uma placa que vai funcionar como o seu alvo. Providencie um conjunto de guizos, desses que você compra em armarinhos. A brincadeira consiste em ver quem consegue jogar o guizo e acertar o copo. Lembre-se que lá em casa o pessoal estava dividido em times, que é para dar ainda mais graça para a competição.

2. Desenho no prato

Nessa brincadeira, você precisa desenhar um boneco de neve no verso de um prato descartável (ou num pedaço de papelão ou outro papel duro). Fácil, né? Só que você tem que colocar o prato sobre a cabeça e fazer o desenho nessa posição, sem olhar para o que está fazendo. O melhor desenho ganha.

A brincadeira funcionou tão bem que rolou uma segunda rodada, para desempatar. Dessa fez o desafio era desenhar um gorro de Natal.

3. Passe o M&M

Neste caso, você vai precisar de prato, M&M (ou qualquer outro confeito no formato) e canudos. Coloque 10 a 15 unidades de M&M em um prato. Deixe um prato vazio ou lado. Com um canudo, sem usar as mãos para pegar o M&M, a pessoa tem que transferir o doce de um prato para outro. Quem fizer acabar primeiro, ou quem conseguir transferir mais unidades de M&M em um minuto, ganha!

4. Nariz da Rena

Essa é uma variação de uma brincadeira clássica, a de acertar o rabo do jumento com os olhos fechados. Só que no Natal, mudamos o alvo e ganha que colocar o nariz da Rena mais perto do lugar certo. Cada participante da brincadeira tem a sua chance.

5. Tromba do elefante

Sem dúvida nenhuma, essa foi a mais divertida de todas. Tanto que vamos repetir no Natal desse ano. Eu tinha visto esta brincadeira no Pinterest e estava LOUCA para repetir um casa. Foi um sucesso. E pode ser feita em qualquer época do ano.

Funciona assim. Você faz uma fila de copos descartáveis no chão. Os participantes colocam uma meia calça na cabeça, com uma bola de borracha na ponta da meia. A brincadeira consiste em balançar a meia com a cabeça para que a bola derrube os copos! No nosso caso, cada grupo tinha um competidor. Quem chegasse ao final da linha primeiro ganhava. Mas também dá para fazer a brincadeira do minuto. Ou seja, quem derrubar mais copos em um minuto ganha.

E aí, gostou das dicas? Aqui funcionaram super bem! Espero que ajudem a fazer com o Natal da sua casa seja inesquecível. Semana que vem publico mais 5 ideias para completar esse tema.

Gostou do nosso post? Então, que tal uma brincadeira  que agrada crianças de diferentes idades: um jogo da memória especial de Natal! É divertido,  simples e ainda tem a vantagem de levar na bolsa para jogar onde você estiver. A gente preparou 3 templates, um fácil, um médio, e um difícil para que você possa baixar e imprimir gratuitamente. Dá para jogar com crianças a partir de 3 anos. Você pode baixar gratuitamente. Depois é só imprimir, de preferência em um papel de pelo menos 120 gramas, recortar e aproveitar.

2 Comments

Comente
  1. 1
    CLAUDIA

    Mesmo com pouca gente em casa dá para brincar e tornar o Natal mais dinâmico e divertido. Feliz Natal para todos!!!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.