Como criar um marionete de rolo de papel para brincar com seu filho


Eu gosto de me arriscar com os meus filhos criando brinquedos caseiros. Além de ter todo o encanto de criar o próprio brinquedo, é super divertido ver quanta coisa legal podemos fazer com sucata. Este marionete de rolo de papel é um exemplo de brinquedo que dá pouco trabalho para montar e garante muita diversão e brincadeiras de imaginação!

A primeira coisa a fazer é reunir os materiais necessários:

É preciso um rolo de papel higiênico para cada personagem

Tinta guache

Papel adesivo colorido

Canetinhas

Linha de nailon ou linha 10 (daquelas de pipa)

Barbante ou fio de lã

Chave Philipps, tachinha ou tesoura com ponta para furar o rolo de papel

Tesoura

Cola branca ou cola de silicone

Pincel

Palitos de churrasco, ou hashis ou lápis para fazer o manipulador do marionete

Um pedaço de papel cartão para fazer os complementos do marionete

Duas tampas de garrafa plástica de qualquer tamanho para cada marionete

Fita crepe

Boneco com várias opções

A primeira etapa é criar o boneco marionete de rolo de papel. Você pode usar a tinta guache para pintar o rolo de papel, ou encapar o rolo com papel adesivo. Tudo vai depender do material que você tem em casa e de qual personagem vocês querem construir.

Minha filha caçula quis fazer um gatinho branco. Já a Cururuca preferiu uma coruja marrom. Uma eu pintei.

Outra eu encapei

Na sequência, corte do papel cartão os complementos que você irá precisar. No meu caso, eu cortei as orelhas do gatinho e um bico para a coruja. Mas podem ser os olhos, orelhas de elefante, um chapéu, ou o que sua imaginação pedir.

Se você perceber, eu reaproveitei um pratinho de papelão que havia sobrado de uma festa para desenhar e recortar as partes que eu precisava.

Pernas e braços maleáveis

Vamos agora para a parte móvel do marionete de rolo de papel.

Com a chave Phillips, ou a tachinha ou a tesoura com ponta, faça dois furos em cada lado do rolo de papel, assim:

Cuide para que fiquem bem assimétricos os furos. E, dica de segurança, faça você os furos. Deixe as crianças ajudarem nas outras etapas.

Nos dois furos de baixo, passe um pedaço de barbante de aproximadamente 10cm de comprimento.

Dê um nó na ponta por dentro do rolo de papel para prender bem o barbante. Repita o mesmo processo no outro lado.

Nos furos superiores, faça o mesmo processo, mas use um fio mais curto, de 5cm em média. Você pode variar, usando fios de lã no lugar do barbante. Faça os mesmos nós, pela parte de dentro do rolo de papel.

Também é possível usar limpador de cachimbo, caso você tenha em casa ou possa encontrar facilmente. Neste caso, prenda com fita crepe por dentro do rolo.

Para terminar esta etapa, com muito cuidado, faça um furo bem no centro de cada tampinha de garrafa plástica. Elas precisam ser iguais, pois formarão os pés e a base de sustentação da marionete. Eu usei a ponta de uma faca quente para facilitar.

O mesmo barbante que você passou nos furos de baixo do boneco você vai passar pelo furo da tampa e dar um nó.

Desta forma, você tem os pés do seu marionete.

Rosto e movimento

Aproveite agora para terminar o rosto e feições do seu boneco, colando as partes que recortou no papelão com cola branca, cola de silicone ou fita crepe. Minha filha Potcho resolveu que iria desenhar ela mesma o rosto do gatinho.

Para dar movimento à marionete de rolo de papel, você vai construir um manipulador com os dois palitos de churrasco. Corte as pontas para não machucar. Monte em forma de cruz.

No lugar dos palitos de churrasco, você pode usar hashis (os palitinhos de comida japonesa), ou até mesmo dois lápis.

Com o barbante, prenda bem os palitos no formato de cruz.

Em seguida, use a linha 10 (eu prefiro no lugar da linha de nailon, porque é menos perigoso para as crianças ao brincar) para formar os fios que movimentam a marionete.

Muita imaginação e coordenação para mexer com os bonecos

Prenda cada fio nas quatro partes dos palitos. Como se fosse Norte, Sul, Leste e Oeste. Eles precisam estar à mesma distância do centro da cruz.

Se você não tem tanta habilidade com a marionete de rolo de papel, prenda a outra ponta do fio somente no barbante das pernas do boneco. Os outros dois que sobraram, prenda nas costas do brinquedo caseiro.

Já se você tiver mais habilidade, prenda cada fio em um dos membros do boneco – pernas e braços. E coloque um quinto fio, saindo do centro da cruz, preso nas costas do marionete.

Prontinho! Você tem seu boneco marionete para criar várias histórias com seus filhos. Uma dica legal é guardar as marionetes presas pelo manipulador, para não embaraçar os fios.

Sempre por aqui tem brinquedos caseiros e muitas brincadeiras para você ter um tempo de qualidade com seus filhos. Se você se interessou, inscreva-se na nossa Newsletter Tempojunto. Ela é semanal, e você receberá por email nossas novidades, separadas, inclusive por indicação etária.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.