Como melhorar a concentração das crianças


Sempre que me perguntam como melhorar a concentração das crianças, eu respondo: brincando! Pode parecer simplista, mas é nas brincadeiras do dia-a-dia, nas situações que acontecem durante a rotina que ajudamos nossos filhos a desenvolver várias habilidades fundamentais, e que não nascem prontas, como conseguir se concentrar e manter o foco. E algumas brincadeiras são específicas para isso.

Nosso cérebro se molda a partir das experiências

Você conhece o termo “neuroplasticidade“?  É o termo usados pelos cientistas para explicar que nossos circuitos neurais se moldam a partir das nossas experiências. Em outras palavras, é uma característica do nosso cérebro que nos permite desenvolver novas habilidades ao longo de toda vida.

E por que estou falando disso agora? Para que você entenda que o tempo todo o cérebro dos nossos filhos está em desenvolvimento. E que podemos contribuir para que ele desenvolva o seu potencial quando criamos situações e ambientes estimulantes para eles. A brincadeira de hoje é um exemplo do que podemos fazer para ajudar a melhorar a concentração e manter o foco. Chama-se “Que objeto sumiu?”

É assim.

Primeiro você prepara uma bandeja com uns 10 a 15 objetos da casa. A quantidade de objetos depende da idade da criança.

Depois você apresenta o bandeja para a criança e pede para ela observar bem. Peça para ela contar quantos objetos ela consegue ver e qual é o nome de cada objeto. Isso vai ajudar na memorização.

Quando ela já tiver prestado bastante atenção, peça para ela fechar os olhos e retire um dos objetos da bandeja.

O desafio para a criança será abrir os olhos e descobrir que objeto sumiu.

Se estiver muito fácil, você pode aumentar a quantidade de objetos na bandeja, ou definir um tempo limitado (um minuto) para ela tentar identificar o objeto sumido. Você pode fazer essa brincadeira em vários lugares, até na mesa do restaurante, por exemplo, enquanto espera a comida chegar.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Aline Munhos do Rozário Souza Batista

    Que ideia maravilhosa! Simples e muito bacana de preparar. Irei fazer com meu filhinho. Muito obrigada pela dica e inspiração, amei!!!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.