Brincadeira de encaixar para bebês com caixas de papelão


Às vezes não nos damos conta da infinidade de brincadeiras possíveis com o bebê. Uma das principais características desta fase, entre 0 e 24 meses é a curiosidade e capacidade de descobertas. Uma brincadeira de encaixar, por exemplo, representa um mar de possibilidades de o seu bebê testar limites.

E quando o brinquedo é feito ainda com caixas de papelão diversas você oferece ao bebê a oportunidade de raciocinar e descobrir o que é possível fazer com elas.

No caso da sugestão de hoje, ainda há uma surpresa para o bebê no final da brincadeira de encaixar, desencaixar e descobrir o que tem dentro.

Antes, vou deixar aqui para você uma outra sugestão de brinquedo caseiro mega fofo que fizemos para os bebês. São cubos coloridos, que você monta em casa. Eles têm imagens divertidas de bonecos que podem ser montados em qualquer ordem.

Pode baixar o arquivo dos cubos neste link, ou na foto. Imprima e monte para seu bebê.

Aproveite as caixas e escolha a surpresa

Agora, voltando à nossa sugestão de hoje. Para brincar, você vai precisar de caixas de papelão. Não precisa de muitas. Para o bebê três já são suficientes. Mais do que isso, pode gerar desinteresse. As caixas precisam ser de tamanhos diferentes, para que caibam uma dentro da outra.

Também separe uma surpresa para seu filho. Pode ser o brinquedo preferido. Pode ser uma fruta gostosa que ele possa comer. Ou algo novo, como um espelho (de acrílico) para ele se ver no final.

Aqui nas fotos você já deve ter percebido como é a montagem do jogo de encaixe. Simplesmente coloque uma caixa menor dentro de uma maior. Na primeira (a menor de todas), coloque a surpresa.

Da mesmo forma, sabe aquela brincadeira que fazemos em amigos secretos ou chá de bebês, onde o presenteado precisa abrir pacotes atrás de pacotes até chegar no presente? Então, o princípio é o mesmo.

Na foto abaixo, você vê a doce Luiza brincando. A mãe dela, a Luciane, está sempre perto, incentivando a filha a abrir as caixas.

Dê tempo para a brincadeira acontecer

Apesar de incentivar, a Luciane não apressou a Luiza. Por mais ansiosa que ela (e eu) estava para que a filha encontrasse a surpresa, a brincadeira é mais do que isso.

A brincadeira de encaixar é justamente o processo de o bebê lidar com abrir a tampa (coordenação motora e raciocínio combinados); de tirar uma caixa de dentro da outra; entender que sua ação vai causar uma conseqüência na caixa.

Por isso, provavelmente ele vai querer repetir várias vezes abrir e fechar uma das caixas. Ou encaixar e desencaixar a mesma várias vezes, antes de partir para outra. Este é o processo. Isso é brincar!

Assim, dê tempo para seu bebê explorar a brincadeira de encaixar. E, no final, a surpresa!

Aliás, surpresa e alegria. Olha que sorriso mais fofolucho da Luiza durante a brincadeira.

Eu vou colocar aqui de novo o link para você baixar seu cubo de montar caseiro para seu bebê. Na idade da Luiza, ela ainda não vai reconhecer as partes do corpo do boneco para montar. Mas a ideia é brincar mesmo de colocar um cubo sobre o outro.

Já quando seu bebê for mais velho, a brincadeira de encaixar e montar ganha um novo aspecto, que é descobrir os bonecos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.