10 brincadeiras para um carnaval mais sustentável


Você já pensou em quantas brincadeiras podemos fazer utilizando materiais reciclados ou nos brinquedos que não prejudicam o meio ambiente? Então, pensando nisso – e no feriadão da próxima semana – que separamos 10 brincadeiras para um carnaval mais sustentável.

Tem confete sustentável, máscara de papelão, bracelete de rolo de papel higiênico e muitas brincadeiras com materiais reaproveitados.  Sendo assim, reúna seu bloquinho de crianças e brincar?

01 – Confete sustentável

Ao invés de usar o confete de papel,  você pode chamar as crianças e fazer o confete usando folhas secas e um furador. É simples, divertido e não polui o meio ambiente. Mas, nada de arrancar as folhas das árvores e plantas. A ideia é recolher as que ficam caídas pelo chão e isso já pode virar uma brincadeira.

02 – Máscaras de papelão

Mesmo para quem não vai aos bloquinhos, essa máscara é ótima para brincar de faz de conta em casa mesmo! Você vai precisar de um pedaço de papelão, tesoura, tinta guache e canetinhas. Então, para ver como fazer sua máscara, clique aqui que tem um post da Patricia Marinho que explica tudo diretinho.

 

3 – Foguete de garrafa pet

Aproveite as garrafas de água ou refrigerante e faça um foguete, que também pode servir como fantasia para sair no bloquinho. Antes de mais nada, separe duas garrafas pet, canetinhas, papel alumínio e pedaço de papelão, barbante e pedaços de celofane. Agora, clique aqui que a Pat Camargo mostra no post como fazer esse foguete que as crianças amam.

 

4 – Cobra de espuma

Ah… Mas eu nem gosto de carnaval e vou viajar – ou ficar em casa – apenas para curtir o feriado descansando. Ainda assim dá para brincar, não é? Então, também usando garrafas pet e com um espaço ao ar livre, dá para fazer a cobra de espuma! Pensa em uma brincadeira que é sucesso garantido? A Patricia Marinho e a Pat Camargo já mostraram essa brincadeira lá no programa É de casa e tem até vídeo explicando. Olha só que demais! Clique aqui ou direto o vídeo para ver como fazer.

5 – Espada de folha de jornal

Gostou da cobra de espuma? Mas, e se chover ou estiver frio? Tomara que não, mas “faça chuva ou faça sol” aqui tem muitas opções de brincadeiras para qualquer tipo de clima! A espada de folha de jornal pode ser usada para brincar de faz de conta ou compor aquela fantasia de pirata, de guerreira, de ninja, o que a criança quiser. Olha só esse vídeo em que a Pat Camargo explica como fazer a espada.

6 – Bracelete com poderes mágicos

Bom, aqui também temos a opção para quem vai para o bloquinho ou quem quer brincar em casa. Se você for da turma do bloquinho e precisa de uma fantasia de última hora, basta um rolo de papel higiênico, cola e algumas folhas e pétalas que encontrar no chão para criar um bracelete com poderes mágicos. Usando a imaginação e a criatividade este bracelete pode transformar uma roupa qualquer em uma fantasia! Assim como no confete sustentável, só a parte de reunir as folhas e pétalas já é uma brincadeira. Confira neste post aqui o super bracelete mágico da Gabi, filha da Patricia Marinho.

7 – Tambor de lata

Mas e os pequenos? Ah! Tem um tambor de lata perfeito para eles participarem da banda do bloquinho. Reaproveite aquela lata de leite, pegue um pedaço de barbante, um retalho de tecido ou papel de presente e monte o tambor. Está tudo explicado aqui neste post! Aproveite para ensinar uma marchinha ou músicas infantis e bóra bater no tambor.

8 – Máquina fotográfica

Outro adereço bem legal para crianças pequenas – e até para as maiores – é uma máquina fotográfica feita com materiais reciclados. Além de muito legal, cai bem para aquela ultima hora em que você decidiu levar as crianças para o baile do clube ou bloquinho, mas não tem uma fantasia. Faça essa máquina fotográfica junto com a criança e brinque que ela é um fotógrafo, um jornalista ou um turista daqueles que não largam a máquina de jeito nenhum. E se você vai junto a festa, faça uma para você também! Entre na brincadeira e crie memórias afetivas incríveis com seus filhos.

É bem simples de fazer. Primeiro, separe os materiais: tampas plásticas – de shampoo ou de pet – caixa de papelão pequena – pode ser caixa de alimentos, de lenços de papel, de leite – papel para embrulhar, barbante para fazer a cordinha e lápis de cor, canetinhas, giz de cera para decorar a máquina.

Depois, embrulhe a caixa com o papel – aqui usamos o pardo, mas pode ser qualquer papel – e cole para ficar bem certinho. Então, cole as tampas – uma na frente para imitar a lente e outra na parte de cima para ser o clique que tira a foto. Se tiver cola quente, melhor para colar as tampas. Se não, use cola branca e espere até secar bem. Feito isso, cole o barbante para fazer a tira que fica no pescoço e decore a máquina como quiser. Fica demais!

 

 

9 –  Lançador de Confete

Aproveite os confetes que você com as folhas secas, junto um copinho daquele de papel, mais uma bexiga e faça esse lançador de confetes que vimos no blog da Estefi Machado. A crianças vão amar esse brinquedo! Neste post aqui a Estefi ensina como fazer este lançador de confete, mas não esquece de usar a opção sustentável.

10 – Guerra de jornal

Você leu certo, mas calma! Pense assim: feriadão, amigos em casa ou na viagem, você já fez a espada, eles já foram no bloquinho. Então, que tal surpreender as crianças com uma guerra de bolinhas de jornal? Faz um pouco de bagunça sim! Mas, antes de começar, você pode combinar que no final da brincadeira as crianças precisam recolher as bolinhas de papel e deixar tudo arrumado.  A brincadeira trabalha a agilidade e a arrumação ensina a organização. Veja esse post aqui que a Pat Camargo mostrou a farra que foi na casa dela.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.