Brincar de construir casas para desenvolver a criatividade


Brincar de construir casas ou outras estruturas com materiais diversificados é uma excelente maneira de desenvolver a criatividade das crianças. Elas aprendem a encontrar novos usos para os materiais e consegue perceber que existem maneiras diferentes de chegar num determinado resultado. Hoje vou mostrar o dia em que a Gabi olhou para os palitos e massinha que tinha em casa e me convidou para fazer uma escultura com ela.

Escultura de palito e massinha

Repare que eu comentei que foi a Gabi quem me chamou para atividade. Isso acontece por dois motivos. Primeiro porque ela tem acesso a materiais que permitem exercitar a criatividade (olha a importância do armário de materiais).  Segundo, porque ela também tem muitas referências para usar como base. Tanto porque eu brinco muito com ela, quanto porque ela vê a irmã fazendo coisas e fica doida para crescer e chegar a hora de fazer também. Foi assim com a casinha de palito e massinha. Fica mais fácil pensar nesse tipo de coisa quando você tem referências como essa aqui:

Vamos ao passo a passo

Para fazer a atividade de hoje, você vai precisar de:
– palitos de picolé ou de churrasco
– massinha

Mas vamos deixar a Gabi apresentar os materiais:

Uma brincadeira consiste em deixar a criança transformar os palitos em vigas que são unidas pela massinha.

Aos poucos, as peças vão se juntando e a forma desejada vai aparecendo.

É importante deixar a criança liderar a brincadeira. No nosso caso, foi a Gabi quem decidiu que palitos usar e como prender a massinha. E sabe o que aconteceu na nossa primeira tentativa? A massinha não resistiu e não conseguiu sustentar a estrutura. E a casinha que estávamos fazendo despencou. Foi bem diferente de quando fiz escultura de marshmallow com a Carol.

Isso poderia ter sido uma fonte enorme de frustração se eu não tivesse aproveitado a oportunidade de ensinar a Gabi sobre a importância do esforço. E que tudo bem se algo não dá certo de primeira. Sempre podemos tentar de novo.

A Gabi acabou percebendo que repetir tudo de novo, com o palito de churrasco, não daria certo. A gente não sabia como deixar a estrutura de pé. A solução foi tentar de novo com palito de picolé. Deu certo desta vez!

A Gabi ficou super orgulhosa da sua obra e ainda teve um super aprendizado por trás.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.