10 ideias de como fazer brincadeiras antigas com uma cara nova


Sabe aquelas brincadeiras que marcaram a sua infância? Era amarelinha, esconde-esconde, passa anel, tantas brincadeiras simples e tão divertidas. Então, vamos resgatá-las aqui neste post com 10 ideias de como fazer brincadeiras antigas com uma cara nova. Isso mesmo, agora com novas ideias porque pesquisamos e brincamos de um jeito novo. Mas pode ter certeza que são tão ou mais divertidas do que sua infância. Bóra relembrar e brincar?

01 – Esconde-esconde

Quando pensamos em brincar de esconde-esconde logo vem aquela imagem de procurar as crianças pela casa, atrás dos móveis, das portas. Então… mas tem outras maneiras de brincar mudando esse jeito tradicional! Aliás, no site Happy Toddler Play Time  encontramos uma maneira super criativa. Clique aqui para ver como é!

Ah! Antes que você pense como vou fazer se não tenho esses pompons para esconder as letras! Tem um vídeo aqui do Tempojunto que pode te ajudar a fazer pompons e se você não quiser fazer, pode substituir por bolinhas de plástico e até bolinhas de papel (aproveita as revistas antigas ou jornais e recicle fazendo bolinhas).

02 – Pular amarelinha

Um pouco de giz de lousa, uma pedrinha e estava pronta a brincadeira! Divertida, simples e ótima para colocar as crianças em movimento, a amarelinha ganha uma versão diferente aqui no post da Housing a forest . Você vai precisar apenas de papel colorido e tesouro para cortar as formas geométricas. Veja aqui que delícia de brincadeira!

03 – Jogo da velha

A Daniela, que acompanha o Tempojunto há bastante tempo , inventou um jeito diferente e bem agitado para o jogo da velha que ela chamou até de “corrida maluca”. Então, ao invés do papel e caneta, você vai precisar de panos coloridos e fita crepe ou giz para desenhar o jogo. Dá uma olhada neste post aqui que a Pat Camargo fez e mostrou até um vídeo do filho e dos amigos brincando.

04 – Pular corda

Além de ser um ótimo exercício, pular corda – com aquele jeito básico mesmo – é muito divertido. Então, prepare-se para conhecer uma brincadeira que consegue deixar o pular corda ainda mais divertido! Assista este vídeo do canal asiático Fun Kids ABC como eles organizaram uma pequena gincana e bóra pular e brincar!

https://www.youtube.com/watch?v=dbK9HU_TDX8

05 – Bambolê

Você já brincou de bambolê? Então, mas foi daquele jeito “tradicional” de rodar na cintura, no braço e no pescoço? Você pode ensinar as crianças a brincar assim, mas olha que gincana legal para fazer com o bambolê. Nós encontramos essa ideia aqui no Pinterest da MyTeenGuide e achamos muito divertida! O vídeo está em inglês, mas você verá pelas imagens que a brincadeira é parecida  com a Dança das cadeiras, aquela de correr por trás das cadeiras e ver quem consegue sentar.

06 – Bolinha de sabão

Que criança não ama brincar de bolinha de sabão? Um faz a bolinha soprando e o outro sai correndo para pegar as bolinhas. Tão simples e que cria memórias afetivas tão gostosas. Mas a proposta aqui é usar os mesmos ingredientes, mas acrescentar outros materiais como uma garrafa pet pequena vazia, uma tesoura, um elástico, um pano e um pote. Acredite, a diversão é garantida! Aqui neste post tem um passo a passo completo para você aprender como fazer. Então, bóra arrumar os materiais e chamar as crianças para brincar?

 

07 – Passa anel

Como assim? Passa anel é aquela brincadeira de passar as mãos e, de repente, deixar o anel com alguém, não é? Pode ser assim, mas no site Caixinha Musical encontramos uma versão do passa anel que une a música e a brincadeira de um jeito muito divertido. Então, bóra ensinar as crianças um jeito diferente de brincar de passa anel? Clique aqui para como fazer. Ah! Tem o site e um vídeo explicando a brincadeira.

08 – Dominó

Normalmente, encontramos nas lojas de brinquedos os Dominós com as quantidades de bolinhas ou figuras para unirmos os iguais, não é? Então, tem muito mais tipos de Dominós do que esses. Uma opção diferente são os Dominós de Percepção. Você conhece? Nós encontramos alguns tipos aqui no site Reab. Como o Reab explica, alguns dominós de percepção, como os criados com peças coloridas e as formas geométricas vazadas, são muito legais para crianças com deficiência visual. Porém, pode ser um brinquedo útil para qualquer situação de estímulo e brincadeira. Tem também o dominó de figura e fundo. Tudo mostrado aqui neste post. 

09 – Stop

Papel, caneta, escolha e letra e valendo! Mas a ideia aqui não é dar uma cara nova para as brincadeiras antigas? Sim! Então, veja que ideia ótima que encontramos no site Papo da Professora Denise em um post publicado pela Pedagoga – o perfil dela no Instagram é o @michelleterapiadecrianca.  Você pode ensinar as crianças mais velhas e também as menores que ainda não sabem escrever. Clique aqui e veja como é simples e divertido.

10 – Bola de gude

Se você quiser brincar do jeito tradicional, é só clicar aqui que tem um post da Pat Camargo explicando tudo. Mas se quer inovar, use as bolinhas de gude para um brincadeira de corrida! É simples! Porém, como mostra a foto precisa de alguns outros materiais, mas vale a brincadeira. A ideia é do site Crafting by holiday e para ver como fazer é só clicar aqui.

Péra, tá faltando uma brincadeira!

Tudo bem, vamos colocar mais uma brincadeira aqui e o post de 10 terá 11 ideias. Sabe do que estamos falando? Da Caça ao Tesouro. Brincadeira antiga, super divertida e uma das mais pedidas aqui no Tempojunto. Mas, dessa vez, vamos do jeito tradicional porque é imbatível. Aliás, tem uma jeito bem divertido de fazer a caça ao tesouro neste post aqui.

E se você precisar elaborar pistas e não tem muitas ideias, clique aqui para baixar a Coleção de pistas do Tempojunto É só baixar, imprimir e sair escondendo as coisas por aí 🙂 

 

2 Comments

Comente
  1. 1
    Celi Redondo

    O meu agradecimento de coração para as duas Patrícias!
    Hoje, depois de muito tempo impossibilitada de acessar meu site da Caixinha Musical, (contaminação de vírus), fui responder os comentários e vi o post de vocês! Não imaginam a minha felicidade! Estamos ainda em manutenção, mas em breve, se Deus quiser, voltaremos. De qualquer forma, o mais importante é saber que estamos ajudando nossas crianças sempre mais e mais. Grande abraço! Celi Redondo da Caixinha Musical.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.