Gincana das profissões para crianças


A Gincana das Profissões é uma brincadeira super simples de fazer e que tem a cara do Tempojunto: as crianças exploram os objetos que têm em casa e usam de um jeito diferente para poder brincar. E mais, bastam 10 minutinhos para você conseguir ter um tempo de qualidade com as crianças. É perfeito para aquele momento de tédio.

Como brincar de Gincana das Profissões

Para fazer essa brincadeira, você precisa preparar uma lista de profissões: médico, veterinário, cozinheiro, cabeleireiro, professor…

A atividade consiste em falar para a criança uma profissão dessa lista e pedir para ela procurar em casa 3 objetos que sejam usados por um profissional desse ramo. Por exemplo, quando eu brinquei com a Gabi, a primeira profissão que eu falei foi: Cozinheiro.

Ela foi para a cozinha e voltou com luvas e um fouet.

Eu lembrei que eram três objetos e, para minha surpresa, ela voltou com uma vassoura

– “Ué, mãe, o cozinheiro não precisar deixar a cozinha sempre limpa? Então!”
Realmente faz todo sentido.

Fizemos uma segunda rodada com a profissão cabeleireiro e ela veio com o seguinte kit:

Uma coisa interessante é que, apesar da Gabi ter trazido sempre objetos que têm uma relação direta com a profissão, nessa brincadeira as crianças podem fazer representações. Por exemplo, ela pode pegar uma pedra e dizer que é o giz da professora. Ou pegar uma cartolina e dizer que é a lousa. Está valendo também. É uma ótima maneira de ver até onde vai a imaginação das crianças.

Não sei se você já sabe, mas temos uma forma muito legal de conversar com você e te encaminhar nossas dicas, sugestões de brincadeiras e conversas sobre os filhos. E sem perturbar! É a Newsletter Tempojunto. Inscrevendo-se gratuitamente, você receberá um email semanal, como nossos posts aqui e nas outras redes. Tudo juntinho para facilitar a vida. Entre para nossa lista.

 

2 Comments

Comente
  1. 1
    CARLA COSTA

    Patricia, amo muito essas ideais! Elas realmente fazem uma grande diferença na vida de nossas crianças!
    Parabéns pela disposição e ajuda! Beijos!!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.