10 top brincadeiras para crianças de 7 a 8 anos


Chegou uma das listas mais esperadas e pedidas aqui no Tempojunto! Brincadeiras para os maiores que estão naquela fase cheia de energia e prontos para novidades e desafios, inclusive na hora de brincar.  Se você já conhece o Tempojunto, então sabe que fizemos uma série de 10 top brincadeiras para várias etárias. Tem tudo no Youtube e também aqui no site. Mas, bóra lá! Hoje, é dia a lista  aqui 10 top brincadeiras para crianças de 7 a 8 anos.

01 – Elefante colorido

Quer animação? Brinque com as crianças de Elefante colorido. É simples e só precisa de uma bola. Jogue a bola para cima e grite: Elefante colorido. Então, as crianças gritam: Que cor? Você escolhe a cor e as crianças precisam tocar em um objeto daquela cor antes que você pegue a bola e acerte a bola em alguém. Se você não quiser brincar, ensine as crianças e elas escolhem quem vai ficar com a bola. as crianças amam essa bagunça e correria para achar os objetos.

Aliás, tem também uma versão de Elefante Colorido para brincar na piscina. A dica está neste post aqui.

02 – Alerta

Vamos brincar com bola, de novo?  Primeiro, é só jogar a bola para cima, todo mundo corre, e você gritar “Alerta” na hora em que pegar a bola de volta. Então, cada um tem direito a dar alguns passos – combina antes quantos passos, tá? Depois, dados os passos, você que está com a bola joga na criança que está mais perto para acertá-la e queimar. Se você acertar, essa criança é a próxima a dar o alerta. Não acertou? Você continua com a bola e joga de novo.

Reparou que as vezes falamos por aqui “você pega”, `você faz”? Então, é para te lembrar que você pode ensinar a brincadeira para as crianças, mas aqui é Tempojunto! Que tal relembrar sua infância e brincar também?

03 – Criar espada com jornal

Pegue folhas de jornal e chame as crianças para criar essa espada aqui que mostramos no vídeo. Aliás, como a Pat Camargo explica no vídeo das 10 top brincadeiras para crianças de 7 a 8 anos brincar de espada não significa que você está estimulando a violência, pelo contrário. Então, vamos criar a espada?

 

Tem mais uma opção de brincar com capa e espada neste post aqui que a Pat publicou no blog. Dá uma olhada na farra que os filhos dela fizeram com espadas de macarrão, aquele de brincar na piscina.

04 – Pintura no papel alumínio

Você tem papel alumínio em casa? Separe um pedaço e peça para a criança fazer o contorno de um desenho utilizando palito de dentes ou lápis de cor. Bem levinho para não rasgar. Depois, quando virar o papel alumínio ficará com vincos e ai é só pintar  no meio desses vincos usando tinta guache ou pintura a dedo. O efeito é lindo e diferente. 

05 – Autorretrato com foto

Olha que diferente! Você imprime uma foto da criança e recorta pela metade. Depois, coloca essa metade do lado de um papel em branco e vai pedir para ela desenhar a outra metade da foto. Se quiser ver o passo a passo direitinho, tem este post aqui. Aliás, no post a Pat Camargo fala como essa brincadeira é super legal para o autoconhecimento e para a autoestima das crianças.

06 – Complete a música

Bóra cantar? Você começa cantando uma música e, de repente, para! Então, as crianças precisam completar a música. Cante músicas que as crianças conhecem, né? Assim, a brincadeira fica mais divertida e todos participam.

Quer uma variação da brincadeira? Dá uma olhada neste post aqui da Pat Camargo brincando de música incompleta. Ficou curioso! Dá uma olhada no post.

 

07 – Bambolê

Lembra como brinca com bambolê? É baratinho e fácil. Aliás, fácil para as crianças, não é? Para os adultos, as vezes um pouco enferrujados, pode ser um desafio! Mas, mesmo assim, vale a brincadeira e vale ensinar diferente formas de brincar com o bambolê como a Pat explica neste post aqui.

 

08 – Coordenação de mãos e pés

Ah, que fácil! Não é bem assim, pelo menos para os adultos. Criança parece que já nasce pronta para essa brincadeira! Então, tem até vídeo para explicar melhor. Só que apesar de “exigir” um bom treino de coordenação é muito divertido e rende boas risadas!

09 – Cristais coloridos

Crianças de 7 e 8 anos amam brincar com experiências. E para essa brincadeira você só vai precisar de açúcar, corante de alimento, barbante, lápis, clips  e água. O resultado é lindo! Então, para fazer essa experiência direitinho é só clicar aqui.

10 – Hóquei de bexiga

A brincadeira aqui começa na hora de criar o taco e o gol. Tudo aproveitando caixas de papelão e bem explicado neste post aqui. Mas lembre-se que não é com bola, é com bexiga e isso torna a brincadeira ainda mais divertida, pois pensa que é fácil fazer gol com bexiga? Então, não é! Como a bexiga é levinha dá muito mais trabalho, mas também é mais desafiador e divertido!

 

Gostou das nossas brincadeiras para crianças de 7 a 8 anos? Então, aqui sempre tem posts novos, dicas, brincadeiras, entrevistas. Para você não perder  as nossas dicas de brincadeiras e novidades em seu e-mail semanalmente, basta se inscrever em nossa Newsletter. É gratuito.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.