Pintura com barbante e tinta fácil para crianças


Quando o assunto é arte comigo sempre espere uma técnica simples de fazer, com um resultado divertido. Esta pintura com barbante e tinta que eu aprendi tem tudo isso. Com um detalhe que dá para aproveitar o resultado como presente caseiro.

Para brincar de arte com barbante e tinta você vai precisar de:

Papel sulfite ou similar (muito grosso não dá o efeito e mais fininho rasga fácil)

Barbante médio

Tinta guache ou de pintura a dedo

Tesoura

Como opção, você pode trocar o papel por uma camiseta, pano de prato, fronha de algodão. E a tinta guache por tinta de tecido.

Comece a pintura com barbante e tinta colocando um pouco da tinta num pratinho. Se ela estiver muito consistente, pingue algumas gotas de água. Misture

Você pode encontrar a medida certa da espessura da tinta para seus filhos pensando que quanto mais densa a tinta, mais firmeza é preciso na mão. E quanto mais rala, menos resultado final.

De cara, já chame as crianças para brincarem com você. Corte um pedaço de 20cm do barbante e deixe que elas o mergulhe na tinta.

Flores e formas surpreendentes

Disponha o barbante no papel ou no tecido formando algumas curvas e laçadas. Deste jeito:

Se for em papel, dobre a folha por cima do barbante. Você pode colocar um peso sobre a folha (como vários livros) para facilitar se seu filho for pequeno.

Na sequência, peça para que ele puxe o barbante o mais retinho possível. Ajude-o fazendo peso sobre os livros.

Abra a folha e veja o resultado!

Pintura com barbante e tinta no presente caseiro

Se vocês preferirem aproveitar e pintar um tecido, como uma camiseta, panos de prato ou até fronhas de travesseiro, monte um “sanduíche” com as seguintes camadas:

O tecido embaixo. Sobre ele o barbante com a tinta. Sobre isso, uma folha de papel sulfite. E ainda peso com livros para facilitar. Daí é só puxar o barbante para estampar seu presente exclusivo.

Então, as minhas filhas, de 7 anos, amaram esta brincadeira de arte e já pediram para fazer de presente para a avó e as tias. Foofas!

Se você gostou desta atividade de arte, inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Tempojunto. Você passará a receber nossas dicas de brincar, de arte e informações semanalmente, divididos por faixa etária.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.