Ensine estratégia para seu filho com a torre de hanoi ou torre de três pinos


Hoje vou contar sobre minha experiência com a torre de três pinos, cujo nome oficial é Torre de Hanoi, e meus filhos. Foi engraçado como este brinquedo caseiro “apareceu” durante vários momentos em uma semana. Só para não esquecer, no decorrer do post você vai aprender a fazer uma torre de três pinos.

Certo dia, fui com meus filhos em uma feira de artesanato, em São Paulo. Estávamos em busca de presentes de aniversário. Uma das bancas de artesãos me chamou a atenção por ter jogos de madeira. Pimba! Em segundos, eu estava testando com as crianças a Torre de Hanoi. Aprendemos lá a jogar.

Estratégia, memórias e planejamento da torre de três pinos

A torre de Hanoi constitui num jogo estratégico capaz de contribuir no desenvolvimento da memória, do planejamento e solução de problemas.

Na mesma semana, fomos visitar o Parque Sabina de Ciências, em Santo André, na Grande São Paulo. E não é que a torre estava lá também? Os três passaram um tempão brincando com o instrutor de ciências do parque.

Para fazer uma Torre de Hanoi em casa, você vai precisar de três canudos (eu usei de papel); uma bandeja de isopor; pedaços de papelão e tinta guache colorida.

Comece com os canudos. Eu cortei no meio para ficar mais fácil de jogar.

Espete os canudos na bandeja de isopor. Para ficar mais firme, prenda com fita adesiva ou cola de silicone.

Para irmãos de várias idades brincarem juntos

O jogo se apresenta em uma base que possui três pinos na posição vertical. No primeiro pino temos uma sequência de discos com ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O objetivo é passar todos os discos para o último pino com a ajuda do pino central.

Para fazer os discos, recorte círculos nos pedaços de papelão. Chame seus filhos para pintarem e decorarem os discos bem coloridos. Depois de seco, faça um furo no centro de cada círculo, pelo menos três vezes mais largo que a espessura do palito de churrasco.

Ao jogar, o disco de maior diâmetro não pode ficar sobre o de menor diâmetro, nem no momento da transferência. A torre de três pinos mais simples é constituído de três discos.

Quanto menos, melhor

E crianças de 4 a 5 anos já podem brincar, reconhecendo cores, tamanhos e a diferença entre eles. Um pouco mais velhos, já podem arriscar descobrir como transferir todos discos de um pino ao outro. A quantidade de discos pode variar, deixando o jogo mais difícil à medida que os discos aumentam.

Para dar certo, é preciso construir estratégias na transferência de peças, na contagem dos movimentos e no raciocínio lógico. No final, quanto menos movimentos forem feitos para finalizar o jogo, melhor.

No site Brasil Escola*, o professor Marcos Noé apresenta uma expressão matemática que mostra qual o número mínimo de movimentos, conforme o número de discos: 2n – 1, onde n corresponde ao número de discos. Por exemplo:

Três discos = 23 – 1 = 7
Quatro discos = 24 – 1 = 15
Cinco = 25 – 1 = 31

Fiquei babando, confesso, quando minhas filhas, de 7 anos, passaram “batido” pela etapa de três discos e fizeram a de 4 discos com o mínimo possível de movimentos.

Se você quiser testar o jogo, neste link para a Torre de Hanoi do site Só Matemática, você testa seu raciocínio e estratégia.

Para brincar mais ainda, que tal conhecer as outras opções de brinquedos caseiros que temos no site? Já tem aqui o link com a nossa seleção. E para melhorar, te convido a inscrever-se na nossa Newsletter. Toda a semana, você recebe um e-mail com nossas novidades e os posts do blog.

* com informações do site Brasil Escola

2 Comments

Comente
  1. 1
    sandra

    Três discos = 23 – 1 = 7
    Quatro discos = 24 – 1 = 15
    Cinco = 25 – 1 = 31
    que conta louca é essa???? kkkkkkkkkkkkk

    • 2
      Poliana Marques

      Olá, Sandra. Havia um erro na digitação dos números. Ao invés de 23 deveria ser dois elevado ao cubo, ao invés de 24 deveria ser dois elevado a quarta potência e, finalmente, ao invés de 25 deveria ser 2 elevado a quinta potência. Já corrigimos no post. Obrigada 🙂

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.