10 ideias para uma brincadeira mais sustentável


No dia 05 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e muitas escolas aproveitam a data para conversar com as crianças sobre sustentabilidade. Quem já conhece o Tempojunto sabe que nós amamos reaproveitar materiais. Então, que tal usar essa forma de brincar para ensinar sobre meio ambiente e sustentabilidade, na prática? Bóra aprender 10 ideias para uma brincadeira mais sustentável.

01 – Crie um jardim

Para quem mora em casa ou apartamento, a brincadeira funciona da mesma forma. Primeiro, porque jardim pode ser apenas um ou dois vasinhos com plantas ou temperos. Isso mesmo! O importante aqui é colocar as mãos na terra, plantar a semente, regar e ver a plantinha crescer. Além de ensinar sobre a importância do cuidado com as plantas, você ensina também sobre responsabilidade e paciência. Afinal, precisa cuidar da planta e esperar que ela cresça para ver o resultado da jardinagem. Ah! Colocar as mãos na terra, sentir a textura, também é uma ótima atividade sensorial.

Quer ideias de como fazer Clique aqui e veja o post do site Flash Solver reaproveitando garrafas pet para fazer um lindo jardim.

02 – Customize as roupas

Sabe aquela camiseta que está com uma manchinha? Ou peça bem básica que pode ficar mais colorida e divertida? Que tal chamar as crianças e fazer essa brincadeira sustentável dando uma cara nova para essas peças? Primeiro, separe as peças com a criança, depois não esqueça de proteger a mesa ou o chão com aquele lençol de brincar ou com papelão. Separe as tintas e então, clique aqui para ver o post em que ensinamos 10 maneiras de fazer pintura com carimbo caseiro. Dá para usar parafuso, plástico bolha, blocos de montar. Pura diversão e ainda reaproveita as roupas que ficam novas e personalizadas.

 

03 – Ensine a cozinhar

Se você não gosta de cozinhar e passa longe da cozinha, calma! A ideia aqui é se divertir fazendo uma atividade que pode ensinar muito sobre como aproveitar bem os alimentos, de onde eles vem, quais são mais saudáveis, etc. Ninguém precisa ser Masterchef. Então, que tal dar uma olhada nesta matéria da Ana Clara Oliveira o site do Leiturinha com dicas bem legais sobre como cozinhar com os pequenos e ainda tem 4 receitas fáceis e gostosas para fazer. Bóra colocar o avental e passar um tempo junto na cozinha? Olha que delícia esse mufin que eles ensinam a fazer.

04 – Faça um instrumento musical

Aqui, temos ideias para os pequenos e para o grandes. E olha que fofura a carinha da Gabi, filha da Patricia Marinho, brincando com o violão feito com caixa e elástico que a Pati fez para ela. Muito simples, feito com  materiais que temos em casa. Aliás, a crianças amam caixas e amam música também. Aproveite o violão caseiro para ensinar cantigas para ela! Dá uma olhada no post aqui.

 

Se as crianças são maiores ou se você quer ideias de como fazer instrumentos musicais, clique aqui que temos mais um post para você.

05 – Reaproveite as luvas

Olha que exemplo de brincadeira sustentável! Sabe aquelas luvas que usamos para lavar louça? As vezes ficam super gastas ou rasga apenas uma dela. Então, o que fazer além de jogar fora? Vamos reaproveitar e fazer esses fantoches divertidos que vimos no site italiano My Candy Country. Lembrando que, apesar de estar em italiano, dá para entender direitinho pela imagens ou é só copiar e colar os textos no tradutor do Google. 

Então, mas só dando um pequeno spoiler do post, ela cola os cabelinhos de lã e a boquinha de feltro, ok? Com isso, se você for brincar com uma criança pequena fique atento para que os cabelinhos e olhinhos não soltem para não correr o risco de colocar na boca.

Ah! Se as luvas estão muito rasgadas, aproveite só a parte dos dedos. Olha que ideia legal aqui do site Pagingfunmums.

 

06 – Faça uma câmera fotográfica

Hoje, todo mundo tira fotos com o celular. Mas que tal resgatar aquela magia de tirar fotos com a câmera? Claro que é de brincadeira. Porém, a magia aqui começa em fazer a máquina fotográfica. Olha que ideia legal do site Molly Moo Crafts.  Tem reaproveitamento de em embalagens de papelão e de plástico e fica demais! Está em inglês, mas as fotos mostram um passo a passo bem fácil para seguir.

 

07 –  Faça um foguete (e prepare uma astronauta!)

Tem coisas que são tão simples, mas nem por isso menos divertidas. E aqui vai mais um exemplo de brincadeira sustentável! Fazer um foguete com rolo de papel higiênico é uma dessas. Você reaproveita um material que parece não ter mais nenhuma utilidade, as crianças brincam, aprendem a reciclar e ainda se divertem. Olha aqui a Carol, filha da Patricia Marinho, fazendo seu foguete.

Ah! E tem também a astronauta que a Gabi fez, veja aqui. Ou seja, brincam os maiores e os menores e todo vai feliz para a lua!

08 – Reaproveite as caixas dos ovos

Dá para imaginar um material que tem mil utilidades? Além do rolo de papel higiênico e da caixa de papelão, a caixa de ovos é um sucesso quando pensamos em brincadeiras com materiais recicláveis.  Aqui no site tem muitos posts com esse material, é só clicar aqui para ver. Porém, vamos destacar aqui a ideia do site www.iheartartsncrafts.com. Olha que lindas essas borboletas feitas com reaproveitando a caixa de ovos!

 

09 – Recicle o giz de cera

Sabe aqueles toquinhos ou pedacinhos do giz de cera que sobram? Então, dá para reutilizar sem precisar jogar fora! Neste post aqui, a Carol ensina como fazer para juntar todos os pedacinhos e criar um giz de cera multicor que fica lindo! Mias uma ideia de brincadeira sustentável e muito legal de fazer!

10 – Faça arte com folhas secas

No outono, sempre encontramos aquelas folhas secas pelo chão. Então, que tal dar uma volta pelo bairro ou na pracinha e fazer disso um momento brincante? Proponha para a criança que vocês farão uma aventura para colher as folhas, Deixe ela usar fantasia, levar uma lupa, uma bolsa mágica e saiam para buscar as folhas. Então, depois de pegar o material, dá um olhada neste post aqui com várias ideias sobre como fazer arte com folhas de árvores.

Todas essas brincadeiras, além de ensinarem sobre sustentabilidade, são uma ótima oportunidade para passar um tempo junto com as crianças. E mais, para dar opções a elas para que não fiquem aquele tempo no celular e nas telas que tanto nos preocupa. Se você quer ainda mais opções para isso, é só clicar na imagem aqui embaixo, Você cadastra seu e-mail e recebe mais 30 brincadeiras para tirar seu filho do celular. Tudo bem simples e prático como a gente gosta aqui no Tempojunto. É só clicar!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.