Como criar brincadeiras sensoriais para bebês e crianças pequenas


As brincadeiras sensoriais estão entre as atividades mais importantes que você pode proporcionar para seu bebê, desde os primeiros meses de vida. E elas seguem durante toda a primeiríssima infância (aos 3 anos) sendo preferidas pela maioria das crianças.

Atividades sensoriais são aquelas que, além de proporcionar às crianças momentos divertidos, estimulam os diferentes sentidos: paladar, olfato, visão e audição.

Elas também são ótimas fontes de descoberta para os bebês e as crianças pequenas. E a ciência já comprovou que o cérebro dos bebês, desde que nascem, se desenvolvem a partir das descobertas e experiências que eles vivenciam no dia a dia.

Exemplos de brincadeiras sensoriais para criar em casa

E tem um forma de você poder criar suas próprias atividades sensoriais para seu filho em casa? Claro que sim. A dica número 1 é saber que tudo o que está ao nosso redor é material rico para estímulo dos sentidos. Da roupa que você está usando, aos utensílios da casa e os sons do ambiente.

Tendo isso em mente, e pensando em cada sentido, você vai conseguir organizar materiais e elementos para deixar seu bebê explorar livremente.

A boa notícia é que as brincadeiras sensoriais podem acontecer em qualquer lugar. Se você começar a praticar o olhar para conseguir brincar com o bebê em qualquer momento, desde que ele nasce, já criará um hábito importante para todo o crescimento dele.

Uma conversa e um olhar atento

Para ajudar nas primeiras criações das atividades sensoriais na sua casa, preparamos um checklist para você ter na cabeça e poder consultar sempre que precisar. Melhor ainda, deixamos esta lista em um PDF que você pode baixar e consultar sempre que quiser.

ANÚNCIO DO PDF BRINCADEIRAS SENSORIAIS

Audição

1. Converse com seu bebê ou seu filho pequeno. Sempre nomeie os objetos e as sensações. Para conseguir falar, o primeiro passo é ouvir e associar os sons à objetos.

2. Chame a atenção para os sons ao redor. Do passarinho, do avião, do vento, da buzina. Em casa, no parque ou na rua, tem sempre um som diferente acontecendo. Converse com seu bebê sobre esses sons.

3. Cante para as crianças. A música é maravilhosa tanto como atividade sensorial, como para muitas outras habilidades.

Tato

4. Quantas texturas seu bebê experimentou hoje? Uma das brincadeiras sensoriais é oferecer materiais de diferentes texturas para as crianças. Pense em coisas macias, ásperas, duras, moles. E sempre nomeie a textura enquanto a criança explora.

5. Para bebês, os objetos não são relacionados com as funções que ele tem. Mas são “coisas” a serem exploradas. Deixe seu bebê segurar os objetos seguros para ele. Observe-o jogá-los no chão, olhar, virá-los e colocar na boca. É assim que ele aprende.

Brincadeiras sensoriais para Visão

6. Ande pela casa e pela rua mostrando objetos e nomeando as cores. Observe o que chama a atenção do seu filho e brinque com isso.

7. Coloque o bebê diante do espelho para que ele observe sua própria expressão. Brincar de caretas é uma ótima atividade sensorial e de entendimento da individualidade.

Olfato

8. Quantos cheiros diferentes você tem em casa? Especiarias, frutas, perfumes, produtos de higiene e até as pessoas possuem essências que estimulam o olfato. Procure fazer seu filho reparar nos cheiros.

9. E os cheiros da rua e do parque? O que você consegue identificar? Aproveite um momento de contato com a natureza ou de ida à feira ou supermercado para experimentar novos cheiros.

Paladar

10. Nada como experimentar alimentos! Siga as instruções do pediatra e procure introduzir o bebê a uma variedade de alimentos que ele possa explorar com a mão.

Com estas dicas, você vai poder criar uma infinidade de brincadeiras sensoriais para seu bebê. E vale lembrar também, que uma mesma brincadeira pode ser repetida várias vezes com eles. A cada momento, haverá uma nova experiência e outras descobertas.

Não esqueça que o PDF com todas estas dicas reunidas para você consultar quando quiser está aqui neste link.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.