Como ensinar uma criança a desenhar


Ensinar a criança a desenhar. A gente pode pensar que isso é uma coisa que acontece naturalmente, certo? A criança passa pela fase da garatuja, em que só faz rabiscos irreconhecíveis, vai desenhando formas e “de repente”está desenhando a família toda.

Coloquei o de repente entre aspas porque essa é a normalmente a nossa percepção quando vemos a criança fazendo alguma coisa nova. Parece que foi de uma hora para outra. Quando na verdade o desenvolvimento da criança vai acontecendo aos poucos, diariamente, em todas as dimensões.

Quando a gente une a noção de que as crianças se desenvolve aos poucos com a crença na mentalidade de crescimento (sempre podemos  melhorar e aprender alguma coisa nova), percebemos que, com treino, todo mundo pode tudo e que criatividade não é algo restrito aos gênios criativos.

Qualquer pode aprender a desenhar, se treinar. Começando na infância fica mais fácil ainda

As muitas maneiras de ensinar uma criança a desenhar

Falamos bastante desse assunto aqui no Tempojunto. Acho que o melhor resumo de inspirações está no post 20 maneiras de brincar de desenhar.

Aqui em casa eu estímulo a Gabi a desenhar desde que ela era bebê.  O resultado é que, além de aprender a se expressar através de desenhos, ela desenvolveu o foco, a concentração e a paciência com essa atividade.

Pois bem. Ela vai crescendo e com isso vou experimentando maneiras diferentes de como ensinar uma criança a desenhar.

A dica de hoje é muito simples. Peça para ela copiar um objeto que você apresente para ela. Por exemplo: um brinquedo.

A Gabi herdou alguns brinquedos da irmã mais velha e por isso tem muito carinho por eles.  Alguns dos preferidos são cavalinhos da coleção My Little Pony. Um dia resolvemos que a Rarity e a Rainbow Dash seriam as modelos por um dia.

O desafio para Gabi era copiar o que estava vendo.

Lóóóóógico que o mais importante é o processo, e não o resultado. Especialmente nessa fase. É experimentando que a criança vai adquirindo noções importantes como simetria, ocupação do espaço e etc.

Mas o mais importante é a cara de felicidade da criança por superar um desafio.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

 

 

2 Comments

Comente
  1. 1
    Tatiana

    Olá. Em janeiro comprei o ebook de vcs e nunca recebi. Comprei para utilizar nas férias com minhas filhas recebi a nota fiscal e nunca recebi o produto. Agora férias de novo. Será que ainda tem tempo pra me enviar.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.