7 dicas infalíveis para distrair as crianças na viagem


Distrair as crianças na viagem está entre as maneiras de ter um tempo junto com mais qualidade com seu filho. Aproveitar momentos que poderiam ser estressantes, chatos e fazer deles momentos mais leves de alegria e diversão. A gente chama isso de parentalidade brincante.

A viagem, ou melhor, os momentos da viagem que não são de passeios podem também criar memórias inesquecíveis.

Por exemplo, o caminho no carro, ônibus ou avião. Ou as paradas estratégicas pelo caminho. Há também os momentos de estar dentro de um quarto de hotel, ou aquela espera na fila do aeroporto ou de uma atração.

Você ja pensou nisso? Que o próprio momento de distrair as crianças na viagem já pode se transformar em uma viagem. Além disso, temos o bônus de fazer destes intervalos entre passeios e atrações, algo mais leve e menos estressante do que seriam normalmente.

Planejamento e tempo

Duas palavras que talvez tragam um arrepio na espinha. Mas não tem jeito. Planejar é fundamental para que qualquer viagem dê certo. E já que você está pensando e organizando estadias, transportes, atrações, que tal incluir uns minutos a mais para programar também o que fazer com os intervalos entre uma coisa e outra?

Fizemos uma lista com 7 dicas para distrair seus filhos durante a viagem.

7 dicas para distrair as crianças na viagem

1. Planejar os momentos que podem ser estressantes

Liste os pontos que podem gerar fome, sono, cansaço das crianças. Um longo percurso no transporte; um passeio que ultrapasse a hora normal da refeição; um dia de acordar muito cedo; uma atração que geralmente tem fila de espera.

E descreva o que é possível fazer para minimizar cada item. Ter um lanchinho na bolsa; levar água; carregar um cobertorzinho para sentar no chão. Um kit de brincadeiras.

2. Programar paradas estratégicas

Isso vale muito para uma longa viagem de carro. Mas também é ótimo para o dia que o passeio será mais comprido. Esqueça um pouco que o objetivo é chegar em algum lugar. Dê um tempo de descanso para todos. Aproveite para descobrirem curiosidades sobre o lugar em que escolheram para descansar. Você pode se surpreender com coisas simples.

3. Programar brincadeiras para o carro e para as paradas</3>

Carro, ônibus ou avião. Qualquer transporte em que tenhamos que ficar muito tempo parados na mesma posição ou na mesma paisagem é cansativo para qualquer um. Especialmente para as crianças. Mas nem sempre dá para evitar. Filmes e desenhos animados ajudam. Livros também. Mas um kit de brincadeiras planejadas é uma super ajuda! Nos links você encontra sugestões.

Inclusive, temos um template para uma brincadeira que sempre dá muito certo em viagens na estrada: o Detetive na Estrada. Pode baixar o seu gratuitamente aqui:

4. Criar uma mala de viagem para os momentos “sem nada para fazer”

Outra forma boa de distrair as crianças na viagem é preparar uma bolsa ou uma parte da mala com materiais simples e fácies de acomodar que se transformam em ótimas brincadeiras e diversão. Para quando surgir aquela pergunta clássica: “O que tem para fazer agora?”. No vídeo abaixo, a Patricia Marinho explica como ela monta uma mala de brincadeiras.

5. Produzir juntos um diário dos bastidores

Esta é uma invenção minha, a partir daquela agenda de escola que eu fazia quando era pré-adolescente. Você tinha uma destas? Onde, além de escrever um meio diário, a gente colava de papel de chocolate a ingresso de cinema. No fim do ano, elas estavam enormes.

Ora, a ideia é ter um caderno que faça as vezes de diário dos bastidores da viagem. Vale colar o guardanapo do restaurante, desenhar, escrever, prender uma folha que estava no chão. Mas só vale daquilo que não for a atração principal da viagem.

6. Aproveitar as noites com horário mais folgado para testar formas diferentes de contar histórias

Se já é habito na sua casa, aproveite que as noites podem ser mais longas na viagem e use e abuse de formas diferentes de contar histórias.

7. Crie uma nova tradição em família para distrair as crianças na viagem

Então, pode ser uma foto na mesma posição. Pode ser trazer uma muda de planta e formar um “jardim de lembranças” em casa. Pode ser experimentar uma comida diferente. Tem muitas tradições que viram marca registrada das famílias. E uma viagem é um excelente momento para criar uma nova.

Na minha casa, experimentar um restaurante da região é nossa tradição. Como também uma selfie da família (que normalmente não dá para ver onde estamos kkkkk. Mas não importa. A gente sabe onde é!).

Para distrair as crianças na viagem e também para criar momentos eternos em nossas lembranças!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.