10 experimentos de ciências para fazer nas férias


Nós temos muitas brincadeiras por aqui para fazer com as crianças em todas as ocasiões. Então, as férias chegam e podemos nos divertir com atividades de artes, movimento, para dias frios ou quentes, entre tantas outras variações. E,porque não incluir 10 ideias de experimentos de ciências para fazer nas férias? 

Crianças são curiosas e experimentos de ciências são uma ótima opção para tirá-los das telas, por exemplo. Por isso, confira aqui nossa lista de sugestões, separe os materiais necessários e chame as crianças para brincar! Aproveite e. como sempre falamos por aqui, brinque junto com elas! Bóra?

01 – Será que dissolve na água?

Esse experimento de ciências é bem interessante para fazer com as crianças menores. Afinal, elas também são muito curiosas e experimentos de ciências também podem ser uma atividade para elas. Neste post aqui, publicado pela Patricia Marinho, ela nos mostra como brincou com a Gabriela, sua filha mais nova, que adora experimentos. Dá uma olhada aqui para ver como foi a brincadeira.

 

02 – Experimento de ciências do balão

Esse experimento de ciências é mais interessante para as crianças maiores. E quem explica o passo a passo de como encher os balões presos a uma garrafa pet é a Pat Camargo neste post aqui. Isso mesmo, você não leu errado! Os balões estão presos na boca da garrafa pet e o “truque” é…. clica aqui para ver!

03 – Afunda ou flutua?

Já brincamos com o dissolve ou não dissolve. Então, que tal chamar as crianças menores para mais um experimento de ciências? A Gabi, filha mais nova da Patricia Marinho, que ama experimentos, aprendeu nessa brincadeira simples que tem objetos que afundam na água e outros flutuam. E a Carol, a irmã mais velha, ainda participou e deu dicas. Muito simples, muito divertido e sim, é um experimento de ciência! Clique aqui para ver a brincadeira da Gabi e da Carol e fazer a sua versão na sua casa.

04 – Experimento surpreendente com o barbante mágico

Foi usando materiais bem simples que a Pat Camargo fez esse experimento de ciências com os filhos e se surpreendeu! Tem um passo a passo bem explicado aqui neste post, mas para dar um pequeno “spoiler” do experimento, é demais ver como a água escorrer pelo barbante sem “vazar”. Ficou curiosa? Então, chame as crianças e clique aqui para aprender e fazer na sua casa.

05 – Vamos aprender sobre densidade?

Neste post aqui, a Patricia Marinho mostrou para a Carol qual é o conceito de densidade. Mas de um jeito prático! De um jeito brincante que torna tudo mais simples e fácil de aprender. Dá para fazer com materiais que temos em casa e é bem divertido ver as possibilidades que esse experimento de ciências apresenta. Então, bóra clicar aqui para ver.

06 – Experimento de ciências com a tinta invisível

Primeiro, é verdade! Dá para fazer sim tinta invisível e só pelo nome da brincadeira, ou experimento de ciências, as crianças já ficam super curiosas. Então, clique aqui para aprender e ensinar a crianças sobre como fazer tinta invisível!

07 – Bússola de sol

Aprendemos na escola sobre os pontos cardeais e as crianças também, claro. Mas, será que elas já viram uma bússola? E uma bússola de sol, então? Bom, aproveite se o dia estiver com um tempo bom e não perca a oportunidade de mostrar para as crianças esse experimento de ciências super diferente. Clique aqui, junte as crianças e bóra brincar!

08  –  Experimento de ciências TOP: bolha de sabão que não estoura

Você consegue imaginar uma bolha de sabão que não estoura? Ficou curiosa? Agora, imagina propor esse experimento para as crianças e dizer para elas que é possível segurar uma bolha nas mãos sem estourar. Super simples e muito diferente! Clique aqui para conferir como a Pat Camargo fez esse experimento com os filhos.

criança brincando com bolha de sabão e luva de lã

09 – Experimento de Ciências: propriedades da água

Sabe aquela Lei de Newton que diz que “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo”.  Que tal ensiná-la de um jeito divertido e ver, na prática, como funciona? É bem simples e você só vai precisar de dois copos, água e moedas. Assim, as crianças aprendem sobre a Lei e sobre o princípio do deslocamento. Ficou curiosa? Clique aqui e chame as crianças para brincar!

 

10 – Experimento da multiplicação de brincadeiras

Como assim? Isso mesmo! Eram 10 ideias de experimentos de ciências para fazer nas férias, mas é tão bom e tão divertido brincar com ciências que aqui vai não apenas mais uma dica, mas mais 10! Tem Flor colorida, Pedra caseira, Vulcão de lava, Tintas dançantes e muito mais. É só clicar aqui para ver o nosso post com mais 10 experimentos para fazer com crianças.

 

Gostou do nosso post!? Então, temos muitas opções de brincadeiras e assim as férias não precisam ser de telas o tempo todo. Se você quiser ainda mais ideias, é só clicar aqui ou na imagem abaixo para receber no seu e-mail mais 30 brincadeiras para tirar seu filho do celular. É totalmente gratuito e você só precisa cadastrar seu e-mail para receber.

 

Categorias

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.