10 ideias para se divertir na viagem de carro com crianças


Malas prontas e bóra viajar! Quem não se anima com uma frase dessas?! Porém, se a viagem é longa e se você mora em São Paulo, nessa época do ano – Natal e Ano Novo – essa frase pode dar arrepios. O trânsito por aqui, e em muitas cidades. é sempre intenso e uma viagem de carro pode levar muito mais tempo do que o normal. Mas para isso nós temos aqui 10 ideias para se divertir na viagem de carro com crianças. Sim, é possível! Para algumas brincadeiras precisa de um pouco de preparo antes. Só 10 ou 15 minutos organizando e você garante a diversão naqueles horas no trânsito que parecem não acabar nunca.

Então, bóra viajar e aproveitar nossas 10 dicas para enfrentar o trânsito com leveza e diversão?

1 – Brincar de música incompleta

A Pat Camargo fez essa brincadeiras com os filhos em casa. Mas, como não requer nenhum preparo e nem um lugar especial, ela é ótima para fazer no carro.  Para brincar, escolha uma música curtinha e, de preferência, com repetições. A Pat brincou com a música “O Meu Chapéu”, dê uma olhada na letra:

O Meu chapéu

O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu

Primeiro, cante a música inteira, junto com as crianças e depois escolham uma palavra para sair fora da música. Então, cantem novamente, mas no lugar da palavra escolhida ninguém pode dizer nada. Depois, troquem de palavra. Além de ser preciso parar e pensar nas palavras, é necessário ter um sentido de ritmo para saber continuar a música depois da pausa. A brincadeira, divertida e diferente, ainda ajuda a desenvolver o raciocínio rápido das crianças.

Veja neste post aqui que a Pat Camargo explica a brincadeira com detalhes e ainda tem um vídeo dela brincando com as suas filhas.

 

2 – Brincar de bate-mão

Brincar de Bate-mão é super fácil e dá para fazer com as crianças sentadas na cadeirinha no carro, sem problemas, Ah, mas tem uma criança só? Então, aproveite aquela parada no meio da viagem e, se você estiver no banco do passageiro, vá um pouco para o banco de trás. Junte-se  criança para se divertirem com essa brincadeira. O vídeo explica direitinho como fazer e, mesmo as crianças menores, adoram brincar de Bate-mão.

3 – Dobradura

O ideal é que você já leve alguns papeis coloridos na viagem, mas para brincar de dobradura serve até o guardanapo de papel. Aproveite e leve também lápis de cor ou canetinha hidrocor para as crianças decorarem as dobraduras. Porém, canetinha só se as crianças forem maiores porque ninguém quer deixar marcas nos bancos do carro, não é?

Assim sendo, papeis prontos, comece ensinando a fazer dobraduras simples como a do cachorrinho. Neste vídeo aqui as filhas da Pat Camargo – a Cururuca e a Potcho – ensinam direitinho como fazer. Elas usaram guardanapo, mas se você preparar antes aquele pacotinho com papeis coloridos fica ótimo.

4 – Mapa da viagem

Enquanto organiza a viagem e arruma as malas, que tal incluir o preparo dessa  brincadeira para as crianças se divertirem pelo caminho? Separe um bloco ou caderno, de preferência com folhas maiores que uma sulfite, chame as crianças e peça para desenharem o que acham que vão encontrar pelo caminho. Por exemplo: pedágio, postos de gasolina, árvores, animais, guardas de trânsito, praia, hotéis. O que vocês quiserem. Depois, separe o desenho e algumas canetas coloridas. No carro, peça para as crianças marcarem com um X sempre que encontrarem os desenhos que estão no mapa pelo caminho da viagem.

As crianças adoram essa brincadeira mas, se você não teve tempo para o desenho, sem problemas! Se as crianças já sabem ler, faça uma lista e escreva o que vão encontrar. Da mesma forma que no desenho, peça para marcarem com um X tudo o que conseguirem achar.

 

 

5 – Fantoche de mãos

Se você é daquelas pessoas que não se importam de sair por aí com uma pintura nas mãos, essa brincadeira é para você. Agora, se você importa, além da maquiagem ou lápis que você precisa para fazer o fantoche, é só levar lencinhos umedecidos ou álcool gel para limpar. Viu, não tem desculpa para não brincar!

Então, no carro, feche sua mão em punho, deixando o polegar para fora como mostramos nas fotos abaixo. O movimento de sobe-desce do polegar no indicador é quem dá vida à boca do seu fantoche.

 

Depois, com a maquiagem ou lápis, pinte os olhinhos, faça um chapéu, um laço.

Decore como você e as crianças quiserem. A filha da Pat Camargo, por exemplo,  criou vários personagens somente mudando a posição dos dedos, olha só nesse vídeo ou no post que publicamos:

Apesar de parecer trabalhosa, esse é o tipo de brincadeira que surpreende as crianças e, na verdade, é bem simples. Para quem tem sempre aquela bolsinha com maquiagem na bolsa, a brincadeira já está pronta!

6 – Que som é esse?

Para brincar de Que som é esse? você só precisa do celular e de uns 5 ou 10 minutinhos de preparo que vão valer muito a pena. Antes de viajar, vá gravando diversos tipos de sons no seu celular como, por exemplo: barulho da água do chuveiro, trovões, buzina, liquidificador ligado, ventilador, carros na rua, som de passarinhos, cachorro latindo, miado, descarga, lavando louça.

Depois, no carro, naquela hora em que a criança está agitada que tal propor ouvir os sons e identificar o que é?

Além de divertida, essa brincadeira é ótima para desenvolver a audição das crianças  e trabalhar o foco e a atenção dos pequenos. Olha só nessa foto com a Gabi, filha da Patricia Marinho, está concentrada tentando adivinhar Que som é esse?

 

7 – Jogos verbais

Se as crianças não quiserem desenhar, fazer dobradura ou as outras brincadeiras que explicamos acima, ou mesmo se você quiser acalmar aquela agitação que as vezes fica no carro, é hora de brincar com os Jogos verbais. Você pode começar uma história e cada criança vai continuando do jeito que quiser. Vale acrescentar personagens, mudar o rumo da aventura e até mudar completamente a história. O que importa é que um vá dando sequência no que o outro contar.

Mas, se você quiser um jogo ainda mais simples, brinque de Perguntas e resposta usando àquelas perguntas quebra-gelo até como forma de demonstrar interesse nas crianças. Veja só alguns exemplos:

. Qual é o brinquedo mais bobo do mundo?
. O que você tem vontade de aprender a fazer?
. Qual é a melhor maneira de passar a tarde de um domingo de chuva?
. Qual é a sua melhor lembrança das últimas férias?

Aliás, se vocês já assistiram ao filme Divertidamente, inclua os personagens na conversa. Pergunte para a criança sobre fatos relacionados as emoções que aparecem no filme. Vamos aos exemplos:

. Do que você tem Nojinho?
. O que te deixa Triste?
. Me conta algo que deixou Alegre?
. Alguma coisa te deixa com Raiva?

Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para falar e aprender sobre as emoções. Aproveite!

8 – Quem sou eu?

A ideia do Quem sou eu? é dar para as crianças algumas dicas que nada mais são do que características dos membros da família estendida (avós, tios, primos) ou  personagens infantis que eles conheçam. Você dá as dicas e as crianças adivinham em qual pessoa você está pensando. Os participantes podem fazer até 15 perguntas e você só pode responder “sim” ou “não”. Quem descobrir tem a vez de pensar no personagem seguinte!

 

 

9 – História dos Emojis

Essa brincadeira tem duas coisas muitas legais: a primeira é que você, com certeza, está viajando com seu celular e esse é o “material” que precisa para brincar, a segunda é que foi a Carol, filha mais velha da Patricia Marinho que inventou para brincar com irmã. Fofo, né?

Então, veja como é simples: a Carol abriu uma conversa no whatsapp com a Patricia e começou e enviar emojis enquanto narrava uma história para a Gabo. Você pode inventar uma história e vai colocando na conversa os emojis que representam o que você está falando. Se a criança já brinca com o celular, troque a vez e deixe que ela invente uma historia para você também.

 

10 – Opostos

Nossa 10a. dica está no livro Tempojunto – 100 brincadeiras incríveis para fazer com seus filhos em qualquer lugar.  É mais um jogo verbal que vai testar o vocabulário das crianças e ainda garantir a diversão no carro. Dá para brincar com dois ou mais jogadores e é bem simples. Você diz uma palavra e a criança precisa dizer qual é o oposto. Para as crianças menores use palavras mais simples como alto/baixo, pouco / muito, pequeno/grande. Para os maiores, você jã pode brincar com um repertório mais amplo. Mas pequenos ou grandes, todos se divertem!

11 -Surpresa

Opa! Não eram 10 dicas? Sim, mas temos aqui um bônus para você. Afinal, quanto maior o nosso repertório de brincadeiras melhor, não é? No site do Tempojunto já publicamos um post com 10 brincadeiras para fazer no trânsito que podem ser usadas para viagens.

Bom, agora que as malas estão arrumadas, os pneus calibrados, o tanque cheio e você tem 20 ideias para brincar, com certeza a diversão na viagem de carro com as crianças está garantida! Se você gostou deste post e não quer perder as dicas e novidades do Tempojunto, inscreva-se na nossa newsletter. É gratuito e basta você clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.