Como dar mais qualidade na relação com os filhos no próximo ano


Porque daqui a pouco estamos na virada do ano e a gente sempre tem aquele momento de rever o que aconteceu e planejar o que está por vir. Um dos assuntos que pode estar nesta lista é a qualidade na relação com os filhos.

E como a gente pincelou durante o ano todo dicas para estarmos mais próximos das crianças, resolvemos reunir tudo aqui. Um post com uma retrospectiva do que publicamos ao longo do ano sobre a relação e vínculo entre pais e filhos.

Para você marcar e consultar quando quiser. Para rever a lista de prioridades. Para ajeitar melhor o tempo. Para brincar e se divertir mais!

10 dicas para aproveitar melhor o tempo com os filhos

O tempo parece ser o vilão nosso de cada dia. Mas não precisa ser assim.

Você sabe observar seu filho enquanto ele brinca?

Só olhar para seu filho ao brincar já te dá muitas pistas de como ele enxerga o mundo. A gente te explica como você valoriza estes momentos e o que observar.

5 dicas para estimular seu filho a brincar sozinho

Além de brincar com um adulto e com os amigos, as crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos) também precisam brincar sozinhas. Isso valoriza o amor próprio, a auto estima e a imaginação. E tem um passo a passo para você ajudar neste processo.

Brincadeiras para seu filho mais velho, quando o recém-nascido chega em casa

Está grávida de mais um filho? Sabe que além do enxoval, você também pode planejar formas do filho mais velho lidar melhor com a situação do novo irmãozinho. E é a brincadeira que vai te ajudar. As dicas estão no post.

Dicas para reduzir o tempo de tela do seu filho

As telas não são vilões na vida das crianças. Mas é preciso muita parcimônia, além de limites. E o melhor limite é oferecer a seu filho alternativas tão legais quanto a TV ou o celular. A gente explica como no post que publicamos.

Brincar se aprende

Talvez você acredite que não saiba mais brincar. Ou que não goste mais. Ao ler este post, você perceberá que há muitas atividades que são consideradas brincadeiras. E que provavelmente você vai gostar de fazer alguma delas com seus filhos.

Consequências para as crianças que brincam pouco ou não têm tempo de brincar

Quando a gente insiste tanto em as crianças terem oportunidade de brincar, não é só por achismo. Mas a ciência já comprovou não só os múltiplos benefícios na vida deles; bem como os prejuízos para as crianças sem tempo de brincar.

Vale o alerta que colocamos neste post. Se não para você, mas para compartilhar com muitos pais que não sabem disso, no mar de informações que recebemos todos os dias sobre educação dos filhos.

Brincar é o idioma das crianças

Esta é outra afirmação que fazemos sempre no Tempojunto. E 100% dos especialistas em desenvolvimento infantil que entrevistamos concordam que as crianças se comunicam desde muito pequenas pela brincadeira. Veja o que você pode fazer para “entender” e valorizar esta comunicação.

Você se incomoda com a bagunça?

Você não está sozinho. Bagunça da brincadeira incomoda muita gente e tudo bem. Veja como resolver isso sem impedir que seu filho brinque.

crianças sujas com farinha e água

Menos culpa com relação a seus filhos: esteja bem com você

Já dizia a pediatra Ana Escobar para a Patricia Marinho: para ser uma boa mãe, você precisa estar bom com você. Então, relaxe e seja feliz com suas escolhas. No post tem até um vídeo que mostra algumas dicas para deixarmos a culpa beeem menor.

A brincadeira pode acontecer em qualquer lugar onde estiver

É incrível como qualquer criança tem a capacidade de inventar uma brincadeira onde estiver. E às vezes nós adultos queremos lutar contra isso, estabelecendo lugares onde a brincadeira não pode existir. Eu (aqui é a Patcamargo) digo que é uma luta inglória e quase impossível de vencer.

Ao contrário, que tal, propor brincadeiras que caibam nos locais onde você está com seu filho? Ter um repertório ajuda. E no post tem outras dicas.

Espero que este post te ajude a olha para o próximo ano, e dar um significado diferente para relação com su filho.

E sempre temos posts aqui no blog que te ajudam a olhar de um jeito novo para a relação e o dia a dia com os filhos. Inscrevendo-se gratuitamente na nossa Newsletter, você recebe as novidades do Tempojunto semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.