10 dicas para aproveitar as férias com as crianças


As férias chegaram e as crianças nem pensam em descansar, afinal elas estão sempre cheias de energia. E que bom! Porém, nem sempre podemos viajar ou proporcionar muitos passeios. Tem também aquelas épocas em que eles tiram férias, mas os pais não. Por isso, vamos ajudar com as nossas 10 dicas para aproveitar as férias com as crianças.

Dá para curtir as férias em casa, com pequenos passeios sem gastar muito ou se você está trabalhando e só tem tempo com as crianças  à noite ou nos fins de semana. Bóra curtir as férias, então?

01 – Brinquem com arte

Primeiro, se você precisa de ideias não se preocupe. Fazendo um busca com a palavra arte na lupinha aqui do site você encontrará mais de 50 posts sobre o tema. Também temos ideias lá no Pinterest nas pastas Artes para Bebês, Arte para Crianças Pequenas e Arte para Crianças Grandes. Mas, para começar temos esse post aqui que a Pat Camargo escreveu sobre 6 benefícios das atividades de arte para crianças.

Um dos benefícios que a Pat descreve é que exposição das crianças à arte é a melhor maneira de fazer com que adquiram naturalmente noções de estética e, inclusive, desenvolvam seu senso crítico. No post, além de entender os benefícios, você encontra seis dicas de brincadeiras com arte e para acessar é só clicar aqui.

Mas, como a gente gosta muito do tema e quer facilitar as coisas para você, separamos mais um post muito legal com atividades de arte. Tem mais de uma dica por dia para você aproveitar as férias com as crianças! Clique aqui para ver as 35 melhores ideias de atividades artísticas do Tempojunto.

02 – Visitem museus

A ideia aqui não é indicar os museus que você pode visitar, mas dar dicas de como transformar a visita ao museu em um passeio diferente e brincante! Neste post aqui, falamos sobre como fazer da visita aos museus e exposições uma atividade curiosa, brincante e divertida.

 

E tem mais! A Patricia Marinho participou do vídeo Como Visitar Museu com Criança do canal no YouTube Vivieuvi, um espaço para discutir arte e exposições criado pela Vivian Villanova.  O vídeo tem dicas ótimas para levar as crianças pelo caminho da arte, como diz a própria Vivi. E tem dicas também para as famílias que não tem museu pertinho, na sua cidade. Confere aqui!

 

03 – Brinquem com experimentos de ciências

Outro tema que faz muito sucesso por aqui no Tempojunto, são os experimentos de ciências. Então, tem vários posts sobre o assunto e fica mais fácil encontrá-los se você buscar aqui no menu da lateral direita. É só ir lá em O que você quer fazer – Experimentos.

Mas, vamos destacar aqui o post com  10 experimentos para fazer com crianças. Tem pintura no gelo, saco que explode, tintas dançantes e muito mais. Clique aqui para ver o post e já coloque na lista das brincadeiras das férias.

Se você quer mais dicas de experimentos de ciências. clique aqui e veja nossa pasta no Pinterest com várias ideias para aproveitar as férias com as crianças.

04 – Brinquem no parque ou na pracinha

Nem sempre faz aquele super frio nas férias e assim uma ótima dica é visitar a pracinha ou aquele parque perto de casa. E se não tem perto de casa, vale um pouco mais longe também, aproveitando que a cidade fica mais vazia e o trânsito e o transporte público mais fáceis de enfrentar.

Agora, o que fazer por lá? Primeiro, você pode se programar com algumas atividades, mas também pode deixar para as crianças brincarem livremente. Para cada uma dessas situações nós temos dicas para  você.

Neste post aqui, reunimos as melhores brincadeiras para fazer ao ar livre. Tem várias dicas que podem ou não incluir equipamentos como bicicleta, patinete ou patins. Mas aproveite e leia antes de sair para o passeio, assim você já vai cheia de ideias diferentes para aproveitar as férias com as crianças ao ar livre.

Então, o parque ou a pracinha, com todo aquele espaço também são ótimos lugares para brincar livre. Mas, como assim brincar livre? A gente explica tudo direitinho aqui neste post. Temos certeza que você e as crianças vão gostar e aproveitar mais essa dica para aproveitar as férias com as crianças.

 

05 – Façam uma caça ao tesouro em casa

Toda criança ama caça ao tesouro. Então, que tal surpreendê-las nessas férias com uma caça ao tesouro para fazer em casa mesmo? Afinal, nem todos os dias dá para passear, mas com um pouquinho de tempo você organiza essa brincadeira que deixa as férias mais divertidas e cria memórias incríveis. E a gente te ajuda com dicas para fazer a caça e com as pistas. Isso mesmo, se você clicar aqui tem a coleção de pistas do Tempojunto prontinha para você.

Então, já com as pistas em mãos, dá uma olhada aqui no post que explica como fazer uma Caça ao Tesouro para divertir as crianças.

 

06 – Brinquem de faz de conta

Você sabia que brincar de faz de conta é super importante para as crianças? Sim, ele é! Porque por meio do faz de conta as crianças interpretam e ressignificam o mundo, a sua realidade. Aliás, se você quiser entender quando começa a brincadeira de faz de conta para as crianças, clique aqui e leia o post que a Patricia Marinho escreveu, contando sua experiência com a Gabi, sua filha mais nova.

Mas, se você  quer ir direto para as dicas de como brincar de faz de conta separamos um post para você! Nesse aqui, com 10 ideias para estimular a brincadeira de faz de conta tem detetive, médico e até máquina de lavar roupa. Ficou curiosa? Então clica aqui para ver o post e deixe as crianças soltarem a imaginação.

 

07 – Façam uma maratona de filmes

Esfriou, não deu pra sair de casa ou vocês já brincaram tanto que querem fazer algo mais tranquilo? Ah! Ou então você está trabalhando e chega à noite cansada para brincar nesse dia? Que tal combinar de assistir a um filme? Aliás, cinema em casa é uma ótima opção para aproveitar as férias com as crianças.

Você pode deixar tudo combinado antes e pode fazer isso de um jeito bem especial! Se você está trabalhando, que tal deixar um bilhete para seu filho com um convite para cinema com pipoca em casa? Deixe três opções de filme e peça para ele escolher qual quer assistir.

Se seu filho for mais velho, com mais de 12 anos, aproveita e combina um dia na semana para fazer maratona de séries com ele. Essa é uma ótima oportunidade para acompanhar o que as crianças assistem e para criar momentos só de vocês. Assim, mesmo chegando cansada do trabalho, ainda dá para curtir as crianças nas férias. Mas deixa ele escolher a série, né?

Tem uma lista aqui neste post com 100 filmes para você escolher! É só clicar aqui e escolher o que vocês vão assistir. Aliás, de tempos em tempos nós atualizamos a lista. Se você quiser contribuir com a sua dica, coloca aqui nos comentários o filme que vocês mais gostam.

 

 

08 – Aproveitem as brincadeiras rapidinhas

Tem dias que, mesmo de férias, aproveitamos para cumprir com vários compromissos e ai não sobra tempo para brincar. Ou, de novo, você trabalhou o dia todo e quer chegar em casa e brincar, mas fica sem ideias ou está cansada. Normal, não é? Claro! Mas tem solução!

Aqui, no Tempojunto, nós já falamos sobre brincadeiras rapidinhas e vamos relembrá-las aqui porque sempre fazem o maior sucesso. E ajudam muito a incluir o brincar na rotina, de um jeito leve e prático.

A Patricia Marinho publicou essas 10 brincadeiras rapidinhas para fazer com os filhos em qualquer lugar. Então, seja em casa ou na fila do supermercado, aqui tem dicas para você e as crianças aproveitarem esse tempo juntos.

Além desse, tem mais esse post aqui com 10 brincadeiras rapidinhas para quem tem pouco tempo. Assim, não vai faltar brincadeira para aproveitar as férias com as crianças, mesmo com pouco tempo.

09 – Brinquem com charadas e pegadinhas

Pegadinhas de raciocínio são uma forma ótima de exercitar o raciocínio, a atenção e a criatividade. Além disso, as crianças amam o desafio de desvendar os mistérios das pegadinhas, charadas e enigmas. E a gente te ajuda com tudo pronto aqui neste post com brincadeiras com perguntas e pegadinhas de raciocínio.

 

10 – Tenham tempo livre

Olha, tem tanta brincadeira que vão faltar dias de férias para fazer tudo! E não é que as vezes pensamos assim mesmo? Mas, aproveitar não significa encher a agenda com atividades. Tenham tempo livre para conversar, descansar, dormir até mais tarde ou qualquer outra coisa que gostem de fazer.

Aliás, reparou que colocamos todos os títulos aqui na terceira pessoa do plural? Brinquem, façam, visitem. É porque a grande dica é valorizar essas férias para que vocês tenham um tempo junto maravilhoso com as crianças. Que cada dica seja aproveitada por vocês, em dupla, trio ou em grupo para as famílias maiores. Sem culpa, sem agenda lotada, para quem está 30 dias de férias ou trabalhando.

Mas, última dica para ajudar você que chegou até aqui porque está buscando dicas para passar pelas férias. Sim, passar, porque não gosta de brincar. Primeiro, isso não é um problema, tá? Segundo, relaxa e assisti nosso vídeo com dicas para você. E, boas férias para todos!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.