6 benefícios das atividades de arte para crianças


Quando a gente cria atividades de arte para crianças e brinca de desenhar, pintar, modelar ou simplesmente rabiscar uma folha em branco, contribuímos para o desenvolvimento dos filhos. E muitas vezes sem perceber. O que é muito bom.

Explico. Brincando, seu filho não tem a obrigação de chegar a nenhum resultado (ou não deveria ter). Desta forma, os trabalhos de arte são pura diversão.

Porém, por trás de toda a gostosura de uma boa arte para as crianças, tem muito desenvolvimento. E eu resolvi, antes de dar as sugestões de brincadeiras de arte, contar um pouco sobre o que mais seu filho vai trabalhar brincando com você entre tintas e pincéis.

 

De primeira, começo com as coordenações motora fina e grossa. Desde o bebê, quando ele começa a brincar de massinha; até seu filho mais velho, ao usar um pincel fininho, as coordenações são ativadas a todo momento do brincar de arte.

Olha esta sugestão de pintura com stencil, que ilustra o que eu disse e é uma ótima atividade de arte para crianças.

Percepção do mundo

Além disso, outra coisa que seu filho vai perceber ao brincar com atividades de arte é a noção de de espaço e profundidade. Observando e produzindo pinturas, desenhos, esculturas e fotografias, os pequenos vão entendendo naturalmente o funcionamento do mundo físico e sua relação com o que eles veem com os olhos e sentem com as mãos. Um desenho cego é um exemplo de brincar com arte e noção de espaço.

Criatividade e inventividade nas atividades de arte

Além da criatividade que é inerente às brincadeiras de arte, o senso crítico e estético também está diretamente relacionado a estas atividades. Por isso mesmo, a exposição dos pequenos à arte é a melhor maneira de fazer com que adquiram naturalmente noções de estética e, inclusive, desenvolvam seu senso crítico.

Olha que bacana a história do desenho da Monalisa que a Carol, a filha da Patricia Marinho, criou a partir de água.

 

E como não falar da capacidade de concentração?  Atividades de arte para crianças tem este dom mágico de trabalhar com foco e concentração dos pequenos. Basta identificar com quais materiais ele gosta de brincar. Você provavelmente já ouviu falar nos livros de colorir para adultos, que além da diversão, têm a função de melhorar nosso foco e concentração? Pois qual o “livro de colorir” que vai chamar a atenção do seu filho?

Foi o que aconteceu com meu filho, pintando e criando em uma caixa de papelão.

Sem vontade de desistir

Quando minha filha mais nova, de 6 anos, propôs desenhar, guiando minha mão, admito que perseverança e dedicação foram fundamentais para chegarmos nestes desenhos abstratos.

Nem sempre os pequenos ficam satisfeitos com suas produções artísticas. Em outros momentos, é preciso passar horas e até dias trabalhando no mesmo projeto até que ele seja concluído. Em todos esses casos, é possível usar a arte para aprender a enfrentar desafios.

Por fim, a surpresa do acaso também faz parte das atividades de arte para crianças. E é incrível testemunhar a alegria e espanto das crianças, quando a atividade tem um pouco de inesperado no resultado final, como este peão que desenha brincando.

Então, o que achou? Será que você tinha enxergado tanta coisa boa em uma atividade de arte para as crianças? Se não quiser perder nenhum das nossas dicas, faça parte da nossa Newsletter. A inscrição é gratuita e você fica por dentro das nossas sugestões. É só clicar aqui.

*Com informações do site Novos Alunos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.