10 brincadeiras para animar o Dia das Crianças


O feriado mais esperado pelas crianças está chegando e que tal fazer desses dias algo muito especial? Vamos listar 10 brincadeiras para animar o Dia das Crianças com muita diversão e criando memórias cheias de afeto com os nossos filhos, sobrinhos, netos!

Então, chega de conversa e bóra brincar!

1 – Caça ao tesouro

Olha, dá para dizer que essa é uma das mais pedidas e divertidas também! Você pode fazer dentro de casa ou usando a área externa. A brincadeira é bem simples: você combina com as crianças que elas vão precisar encontrar alguma coisa (o tesouro) e para isso vão precisar decifrar pistas. Precisa de um pouquinho de preparo, mas vale a pena!

Para elaborar as pistas, pense em coisas mais fáceis ou difíceis, de acordo com a idade das crianças. Aqui, no Tempojunto, nós publicamos um post com várias dicas de como elaborar pistas – clique aqui para ver o post – e ainda temos um arquivo em PDF, especialmente para você, com a coleção de pistas do Tempojunto.

Mas, e o tesouro? Quer uma dica? Que tal o tesouro ser o presente que escolheu para o Dia das Crianças?

 2- Pegadas coloridas

Eu amo essa brincadeira e ela é simples e divertida para qualquer idade (dos dois ao cem rsrs). Basta você envolver os pés das crianças (e os seus também!) em plástico bolha. As bolhas têm que ficar do lado de fora do sapatinho, mas a PatCamargo explica tudo direitinho aqui no vídeo.

 

Aliás, no vídeo, você vai ver que a Pat usou um papel para as crianças caminharem sobre ele e carimbar os pés! Mas, se você tem um quintal com um piso frio…. que tal deixar as crianças marcarem os pés no chão mesmo? Use tinta guache que é fácil de remover!

3 – Trenó de grama

Saiu um solzinho? Que tal ir ao parque ou a pracinha e fazer uma das brincadeiras mais antigas que existe? É só levar um pedaço de papelão e ensinar a crianças a escorregar pela grama, descendo aquele morrinho como se estivesse em um trenó!

 

 

E se você continuar um pouco mais ao ar livre, leve a “velha e boa” pipa! Tem um post só sobre pipas bem aqui.

4 – Brincadeiras no sofá

Choveu e o feriado vai ser em casa? Não tem problema! Você pode usar o sofá e montar uma brincadeira bem divertida, inclusive para os menores. Que tal montar um circuito? É só juntar um pouco mais os sofás, criando um corredor que você pode encher de almofadas. Ou, com almofadas no chão, brincar de escalar o sofá! Também dá para fazer cabana. São várias as opções e todas bem divertidas. A Patricia Marinho já fez todas essas brincadeiras com a Gabi e ela amou. Dá uma olhada aqui nesse post para ver a carinha de felicidade da Gabi.

5 – Corredor de raio laser

Eu poderia dizer que essa brincadeira também é boa para os dias de chuva, mas a verdade é que ela é demais para qualquer dia! Aliás, aproveite e organize antes das crianças acordarem. Corte tiras de papel crepom e grude nas paredes do corredor com mostra a foto. Reparou na carinha de felicidade da Gabi quando vou um monte de “raio laser” no corredor? Simples de tudo, essa brincadeira é bem legal para os menores e para os maiores. O desafio é passar pelo corredor desviando dos raios!

6 – Banho de gelatina

Calma, não tenha medo da bagunça! Dá para brincar no box do banheiro e depois fica tudo limpinho. A única coisa que não vai sair nunca é a alegria desse momento na memória do seu filho. Pode apostar!

O banho de gelatina estimula vários sentidos (tato, olfato, paladar). É só você usar duas ou três misturas de gelatina comum. Deixe na geladeira somente o tempo de engrossar e ficar com uma textura pastosa, um pouco antes de endurecer totalmente. Coloque uma bacia grande (ou banheira, ou caixa de brinquedos, ou piscininha inflável) no box do banheiro e encha com a gelatina.

Deixe seu filho curtir a experiência devagar, sem pressa, até que ele resolva entrar na gelatina! Claro que a brincadeira não pode ser feita se as crianças tiverem algum tipo de restrição ou alergia à gelatina… Mas aí… Tem outra opção; pegue os potinhos de guache e dê para a criança brincar de pintar no azulejo ou no box. Que tal?

7 – Pega-pega ou Pique

No canal do Youtube do Tempojunto, tem um vídeo da Carol, filha da Patricia Marinho – e de uma amiga dela, a Estela, ensinando várias maneiras de brincar de Pega-pega ou Pique. Tem o Pega=pega pregador, Pega-pega gelo, Pega-pega americano e Pega-pega russo.

Essa é o tipo da brincadeira divertida para adultos e crianças! Se você vai ficar me casa ou passar o feriado com mais crianças da família, aproveite para correr com elas como as meninas ensinam no vídeo.

8 – Caixa dos Sentidos

Essa brincadeira é mágica! Talvez você já até tenha visto em programas de TV. Mas veja como é simples e divertida: pegue uma caixa de papelão e faça dois buracos – um em cada lateral – para permitir que as mãos acessem seu interior. Coloque um ou mais objetos e feche a caixa. Peça para a criança colocar as mãos pelos buracos da caixa e tatear, sacudir ou até cheirar para adivinhar o que tem dentro! Ganha quem descobrir tudo. Ah! Dica importante: vale marcar um tempo máximo para descobri o que é, mas deixe o tempo de contagem flexível, dependendo da idade da criança.

Então, aproveitando que falamos em flexibilizar a brincadeira! Sabe onde publicamos essa brincadeira pela primeira vez? No nosso e-book Brincar e Inclusão. Sim, porque Dia das Crianças é de TODAS as crianças e brincadeiras também! Para torná-las inclusivas, bastam algumas mudanças nas regras ou nos acessórios utilizados.

Muitas vezes, quando uma criança com deficiência participa, é preciso estimular o espírito colaborativo em todos. Mas, lembre-se de não interfira a favor de ninguém. Permita que as crianças encontrem soluções para as diferenças e, pode ter certeza, elas encontram!

Aliás, se você quiser saber mais sobre esse assunto e ainda não conhece nosso e-book Brincar e Inclusão, clique aqui para fazer o download. É totalmente gratuito.

9 – O saco que explode

O sol voltou? Bóra ir para o quintal brincar o saco que explode? As crianças amam essa brincadeira! A Patricia Marinho fez nas férias com a família e explicou tudo direitinho em um vídeo aqui. Mas, basicamente, você vai precisar de saquinho tipo Zip Lock, bicarbonato de sódio, corante de alimentos, toalha de papel, vinagre, água e um xícara e um colher para colocar as medidas.

Então, faça a mistura como ela explica no vídeo, coloque no saquinho e booom! Muitas risadas e diversão garantidas para você e as crianças!

10 – Acampar em casa

Cansou de tanto brincar? Não tem problema, mas aproveita que vai dormir e monte um acampamento na sala! É só colocar os colchões no chão, reservar o sofá para alguém da família e curtir mais um tempo juntos. Que tal, separar um bom livro e com a ajuda de uma lanterna, ler no escuro com a turma toda deitada espalhada pelo chão? Você também pode preparar uma mesa para o café da manhã, estilo piquenique na sala, deixando uma toalha no chão para dar ainda mais aquela sensação de acampamento!

Aproveite o feriado e o Dia das Crianças para sair da rotina! Faça um lanche diferente, durma mais tarde, convide as crianças para preparar uma refeição juntos, passe o dia de pijamas! Aproveite! O seu tempo junto com seus filhos é, com certeza, o seu melhor presente!

Gostou? Aqui no Tempojunto temos dicas e brincadeiras sempre! Se você não quer correr o risco de perder, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail, gratuitamente

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.