Cavalinho para desenvolver o equilíbrio do seu bebê


Um dos sentidos que os bebês desenvolvem e que falamos pouco é o senso vestibular, também conhecido como senso do equilíbrio.

É a partir dele que seu bebê terá firmeza no andar, correr e na noção do seu corpo.

Para desenvolver o equilíbrio do seu bebê, a dica de brincadeira de hoje é o Cavalinho. Para brincar com a gente, eu convidei a Danusa e a Luísa, que estava na época com 18 meses.

Equilíbrio na medida certa

Mas, apesar da idade da Luísa, é preciso ter cuidado com esta brincadeira. O recomendado é que ela seja feita somente quando seu bebê estiver se sentando com firmeza, com capacidade de segurar a cabeça sem deixá-la cair para trás. E com força nos braços. Tudo isso para evitar o que se chama de Síndrome do Bebê Sacodido, que pode causar danos à saúde das crianças.

Lembre-se de respeitar o tempo do seu filho, está bem? Quando você observa seu bebê, ele dá sinais que está pronto para esta atividade.

Sente seu bebê em uma de suas pernas, e segure-o pelos braços. Se quiser, você também pode segurá-lo pela cintura.

Então, dê pequenos pulinhos, leves, com sua perna, imitando o trote de um cavalo. Certifique-se que a cebeça do seu bebê permanece firme. Pode até fazer o barulho de “tloc, tloc”. E prepare-se para muitos sorrisos!

A Júlia, irmã mais velha da Luísa, observou a brincadeira para desenvolver o equilíbrio do seu bebê com muita atenção. E até ela, depois, também quis brincar um pouquinho.

Agora, se você tem um bebê em casa, seja o primeiro filho ou não, pode gostar de ler os 7 passos para organizar uma rotina de brincadeiras para seu bebê. É só clicar no anúncio abaixo e já ficar com um PDF para ler quando quiser o nosso resumo.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Cassio Diniz-Santiago

    Voces nao vao citar os riscos gravissimos que essa brincadeira pode trazer? Essa materia e irresponsavel e absurda, causando desinformacao e danos gravissimos na vida de muitos bebes.

    • 2
      Patricia Camargo

      Olá Cássio, como vai? Entendo que a sua preocupação está relacionada à síndrome do bebê sacodido. Há realmente estudos que avaliam que ao sacodir demais ou chacoalhar a cabeça do bebê pode causar danos e risco à saúde. Estes estudos se referem principalmente aos bebês entre 3 e 8 semanas e abaixo de 1 ano, que ainda não conseguem manter a cabeça com firmeza.

      A brincadeira sugerida tem como idade bebês mais velhos e já com a capacidade de firmar a cabeça.

      Mesmo assim, colocarei a informação no texto.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.