10 ideias para brincar reaproveitando materiais


Levanta a mão quem nunca reuniu aqueles vários lápis de cor e giz de cera que só estão com um toquinho! Então, é tão comum ter sobras dos materiais, que um dos pins de maior sucesso do Tempojunto no Pinterest é sobre dicas para aproveitar os trabalhos e tudo que as crianças trouxeram da escola. Mas, neste post aqui daremos 10 ideias para brincar reaproveitando materiais. 

Primeiro, reúna alguns materiais perdidos por aí como  lápis e giz de cera, caixas de papelão, pecinhas de quebra-cabeças e afins. Então,  chame as crianças para brincar reaproveitando materiais de um jeito divertido e simples. Bóra?

01 – Monograma

No Pinterest, você encontra várias ideias de como fazer monograma com giz de cera novinho em folha. Porém, como a ideia aqui é reaproveitar, escolhemos esse exemplo do Blog kookoointhehoohoo. Mas, olha que fácil de fazer e como fica lindo mesmo usando só os pedacinhos. As crianças podem fazer com a inicial do próprio nome ou para presentear.

 02 – Caixa organizadora

Nós encontramos essa ideia de caixa no Pinterest de um site americano, o Novica. Por lá, o material esta à venda, mas você pode fazer em casa com as crianças utilizando caixas de sapato, por exemplo. Veja como fica lindo e basta pegar os pedacinhos de lápis, uma caixa e cola quente para criar. Uma ótima ideia para brincar reaproveitando materiais.

 

03 – Arte com quebra-cabeças

Se você quer ideias sobre guardar as pecinhas do quebra-cabeças, uma bem simples é usar saquinhos plásticos. Mas, se agora já foi e por isso você tem pecinhas perdidas por aí… Não jogue fora. Pinte ou use como está para fazer arte como essa linda árvore criada pelo site domesticmommyhood.com. Fica lindo e é um jeito de brincar reaproveitando materiais.

 

04 – Braceletes e tiaras

Se você tem uma camiseta ou qualquer outra peça de malha que já está velhinha e, as vezes, nem dá para doar, então você tem um bracelete ou tiara quase pronta. Veja que ideia lindas do site craftsbyamanda e já chame as crianças para fazer um adereço criativo e personalizado. Dá uma olhada aqui como é simples de fazer o bracelete.

E clique aqui para ver como é fácil fazer a tiara.

05- Mini zoo

Olha que ideia bacana para reaproveitar vasinhos de barro. Tem todo o passo a passo no site plaidonline e, apesar de estar em inglês, você pode conta com a ajuda do Google Tradutor. Tem um mini zoo super fofo que as crianças podem fazer como na foto ou para se inspirar e criar os bichinhos que quiserem. Mais uma ideia reaproveitando materiais de um jeito brincante e divertido!

06 – Porta copos

Muitas crianças nasceram depois da era do CD. Já vieram ao mundo ouvindo música pelos diversos aplicativos. Aliás, sabia que o Tempojunto tem uma playlist muito legal lá no Spotify? É só colocar Tempojunto na busca. Bom, voltando aos CDs, que tal reunir aqueles que vocês não usam mais, separar uns retalhos de tecido e fazer porta copos reaproveitando materiais que nem usa mais? O passo a passo completo está aqui no site craftsbyamanda.

07 – Coelhinho

Na sua casa também tem aquele vale das meias perdidas? Então, que tal aproveitar aquela meia que ficou sem o outro pé para fazer um bichinho super fofo? Tem todo o passo a passo aqui no vídeo feito pela Handimania. Essa é um ótima maneira de reaproveitar materiais e salvar as meias que não ficaram perdidas no vale.

08 – Roda-gigante

As cápsulas de café podem ser um ótimo material para criar novos objetos e brinquedos! A ideia aqui é uma roda-gigante usando papelão e as cápsulas. Bem simples, com um passo a passo que ajuda as crianças a criar esse lindo brinquedo. Para saber como fazer é só clicar aqui para ver como o site c-monetiquette.fr desenvolveu a ideia reaproveitando materiais que temos em casa.

09 – Porco-espinho

O que fazer com aqueles vários plásticos dos produtos de limpeza? Então, que tal fazer esse lindo porco-espinho! Nós amamos essa ideia do site bertheauxdoigtsdefee e clicando aqui tem todo o passo a passo para fazer. Uma ótima ideia reaproveitando materiais para fazer com as crianças maiores.

10 – Espelho

Por último, deixamos aqui esse lindo espelho criado pelo site. Você viu o que eles usaram para criá-lo? Pecinhas, brinquedinhos e afins. Sabe aqueles pequenininhos que ficam perdidos pela casa e, as vezes, não sabemos o que fazer com eles? Então, que tal fazer esse espelho? Dá um trabalhinho a mais que as outras ideias aqui e precisa de materiais. Aliás, se você quiser uma opção mais simples de fazer, use os brinquedinhos em uma moldura de porta-retrato ou que quadro. Que tal?


Então, gostou do nosso post com 10 ideias para brincar reaproveitando materiais? Aqui no nosso site sempre temos novidades e ideias de brincadeiras para várias idades. Para não perder nada, inscreva-se na nossa newsletter e receba nossas mensagens toda semana no seu e-mail. É totalmente gratuito e você só precisa clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.