10 brincadeiras para desafiar o medo da bagunça


Não se assuste com o título do nosso post! E nem deixe de ler porque não “gosta de bagunça”. Afinal, nem é tanta coisa assim e dá para brincar com essas ideias controlando tudo para não estressar ninguém. Bóra reunir um pouco de coragem e mergulhar nessas 10 brincadeiras para desafiar o medo da bagunça?

Ah! Ainda não está convencido a continuar lendo nosso post? Então, primeiro assista ao vídeo que publicamos no nosso canal do Youtube com Dicas para não se estressar com a BAGUNÇA dos filhos.

Ah! Aqui tem também um ótimo post que “defende a bagunça” e te ajuda a superá-la. Neste post o tema é Você se incomoda com a bagunça de uma brincadeira?.

Então, gostou das dicas? Agora, acho que você já deve estar pronto para curtir nosso post, relaxar e brincar com as crianças. Vamos lá?

01 – Monster Truck na lama

Começamos colocando as crianças para se divertirem nessa brincadeira “enlameada”! A ideia é do site mamapapabubba e você pode fazer a lama com ingredientes simples que tem em casa.  Aliás, olha como a “bagunça” fica limitada a caixa e nem faz tanta coisa assim. E, mais do que isso, olha a carinha da criança manuseando o carrinho e curtindo a brincadeira. Tem até um gatinho querendo participar. Uma ótima brincadeira sensorial para estimular os sentidos das crianças. Para ver como fazer essa brincadeira divertidas que supera o medo da bagunça é só clicar aqui.

02 – Pintura maluca

Então, foi difícil dar um nome para essa brincadeira, pois como nomear uma arte feita em um secador de saladas?! Enfim, escolhemos pintura maluca e achamos que as crianças já ficarão curiosas só de você mencionar esse nome. É fácil de fazer e o site handsonaswegrow mostra o passo a passo aqui neste post. Ah! Mas como vai ficar o secador de saladas? Se você usar tinta guache depois é só lavar, talvez deixar “de molho” com um pouco de água quente e pronto. O utensílio fica limpinho e as crianças nunca vão esquecer a pintura maluca que fizeram.

03 – Pintura com tinta caseira para vidro

Imagino que alguma pessoas sentem até arrepios só de ver a foto da Carol e da Gabi, filhas da Patricia Marinho, pintando o vidro. Mas nem faz tanta sujeira assim! Então, dá uma olhada aqui neste post em que a Pati explica direitinho como fazer a tinta e aventure-se a deixar as crianças fazerem algo diferente. Aliás, essa é uma daquelas ótimas opções pra desafiar o medo da bagunça e, principalmente, para tirar as crianças das telas. Afinal, que criança vai resistir a um convite para pintar os vidros da casa?!

04 – Espaguete colorido

Essa brincadeira, do site acraftyliving surpreende pela simplicidade e pelos benefícios. Afinal, aqui, além da diversão ainda temos um excelente jeito de treinar a coordenação motora fina das crianças. Feita com coisas que temos em casa, faz só uma sujeirinha e é bem divertida. Vamos tentar? Clique aqui para ver o passo a passo e bóra deixar as crianças se divertirem.

05 – Pintura no gelo

Com apenas três ingredientes, daqueles que temo em casa, você ensina as crianças a fazer esse experimento incrível que pintura no gelo. Mais uma ideias das nossas 10 brincadeiras divertidas que superam o medo da bagunça. Aliás, essa é com pouca bagunça, mas com um efeito incrível. Clique aqui para ver como fazer mais uma das nossas 10 brincadeiras para desafiar o medo da bagunça.

06 – Pegadas coloridas

Vamos lá! Respire fundo, forre um corredor da sua casa ou um espaço no quintal, coloque tintas em uma bandeja ou uma caixa de plástico e chame as crianças para deixar suas pegadas coloridas! Foi essa a brincadeira que vimos no site emmaowl e não poderíamos deixar de colocar aqui neste post com 10 brincadeiras para desafiar o medo da bagunça. Clique aqui para ver direitinho como fazer.

 

E aí? Esta gostando das nossas ideias! Então, siga firme e com coragem para fazer as nossas 10 brincadeiras divertidas que superam o medo da bagunça.

07 – Explosão de cores!

Cada brincadeira aqui é uma surpresa. Agora, imagine chamar as crianças para brincar e elas encontram um papel branco com círculos de algodão, brancos também, e esse martelo de espuma que pode ser substituído por uma concha. Será que eles vão achar graça? Então, que tal pedir para baterem com o martelo no algodão e pronto! Olha a surpresa e a diversão começando. Quer fazer para as crianças? Clique aqui para ver como o site acraftyliving fez.

08 – Brincadeira com areia e água

Aqui, também tem brincadeiras para bebês, claro! E com bagunça, mas cheia de oportunidades para que o bebê experimente novas sensações. Então, nada de pânico com mais essa brincadeira divertida que supera o medo da bagunça.  quer aprender como fazer?  A Patricia Marinho ensina tudo aqui neste post.

09 – Caminhada sensorial

Farinha, espuma de barbear, gelatina e tantas outras opções para essa descoberta ou caminhada sensorial! Aqui, dá um trabalhinho montar o percurso e o melhor é fazer fora de casa. Assim, as crianças tem liberdade para pisar nas caixas e entrar e sair do percurso sem se preocupar com a sujeira. Para as crianças menores, recomendamos que um adulto ajude a passar de uma caixa para a outra. Para os maiores, que tal vendá-los? Mas se vendar, também precisarão de ajuda. Clique aqui e veja como o site raisingdragons explica mais essa ideia das nossas 10 brincadeiras divertidas para superar o medo da bagunça

10 –  Painel de arte

Sabe quando, nos jogos de videogame, as crianças passam de fase e surgem novos desafios? Então, depois dessas nove ideias nós achamos que você já superou o medo da bagunça e está pronto para uma nova fase. Para fechar om chave de ouro, respire fundo e aceite o desafio de fazer essa brincadeira com as crianças. A ideia é do site  tinkerlab e, além de divertida, cria memórias incríveis para as crianças. Veja aqui como fazer e aproveite para brincar com elas!

 

Gostou das nossas 10 brincadeiras para desafiar o medo da bagunça? São opções bem divertidas e uma ótima maneira de envolver as crianças na brincadeira e, sabe o que é mais? Tirá-las do celular, tablet ou computador. Mas se você quer ainda mais dicas temos uma lista pronta de 30 brincadeiras para tirar as crianças das telas. Para receber sua lista é só clicar aqui ou na imagem abaixo.

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.