Música para atividade de linguagem e alfabetização dos filhos


Se você já acompanha o Tempojunto há um tempo, sabe que volta e meia eu venho mostrar uma música nova para brincar com seus filhos em qualquer lugar. Hoje a dica é de uma música que serve também como atividade de linguagem e alfabetização dos filhos.

Mas se você está chegando neste post, é legal saber que valorizamos muito a música na vida e no desenvolvimento do pequenos. Desde o nascimento, seja ouvindo você cantar, escutando diferentes gêneros musicais. Seja tocando instrumentos caseiros ou brincando com música e gestos.

Linguagem e alfabetização dos filhos na música das vogais

Isto posto, vamos entender a música que eu indico hoje. Nós a chamamos aqui em casa de Rei do Totem. Mas como a maioria das músicas infantis, que passam de geração em geração, você pode conhecê-la por outro nome e com pequenas variações na letra.

O divertido desta canção, é que a gente precisa mudar as vogais das palavras, a cada vez que a música reinicia. Deste jeito, a linguagem e a alfabetização dos filhos ganham o raciocínio dos filhos para entender a formação de cada palavra, para mudar a letra no momento certo.

Pode parecer simples, mas não é. Nem para os adultos. Porque é preciso pensar na palavra, no som de cada sílaba. Encontrar onde estão as vogais e mudar tudo. E quando cantamos e percebemos a “estranheza” que as palavras ficam ao ganhar novos sons, a gente entende melhor a formação de cada sílaba e, depois, da palavra inteira.

A cachoeira é meu lugar

Mas deixa eu mostrar a música, que você entenderá melhor como dá para brincar de linguagem e alfabetização dos filhos. Aliás, mais uma ressalva. A proposta é antes de tudo brincar. Ter um momento divertido com seus filhos. E música dá para brincar em qualquer lugar. Seja, andando na rua, no carro, na fila, no restaurante e em tantos momentos que estamos com as crianças e nem percebemos que dá para brincar.

A letra do Rei do Totem é a seguinte:

Ato, é meu nome
Rei do Totem
A cachoeira é meu lugar

Na primeira rodada, a gente canta a música normalmente. Em seguida, trocamos todas as vogais pelo A. Fica assim:

Ata, a má nama
Rá da Tatam
A cachaara a má lagar

E assim, sucessivamente, até passar por todas as vogais. Ouve só eu cantando com a Cururca, de 7 anos.

Eu gravei em casa, para você ouvir melhor. Mas a gente canta isso em todo o lugar! E sempre tem um som diferente para prestar a atenção. Aliás, uma versão desta brincadeira de linguagem e alfabetização dos filhos é imaginar novos significados para os sons que surgirem na música!

Aproveito aqui para te convidar a fazer parte da nossa Newsletter. A inscrição é gratuita e você recebe dicas como esta e muitas outras atividades para brincar com seus filhos. Semanalmente, no seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.