10 ideias para gincanas com pais e filhos


Quando você pensa em gincana vem a sua mente aquela cena de várias crianças brincando? Então, que tal incluir adultos nessa brincadeira? Por que as crianças amam uma gincana, mas vão amar ainda mais se os pais participarem da atividade. São brincadeiras assim que criam aquelas memórias lindas e afetuosas da infância. Por isso, o tema do post de hoje é 10 ideias para gincanas com pais e filhos.

Aliás, com pais e filhos, avôs e avós, tios e tias. Reunir os adultos com as crianças vai tornar tudo ainda mais divertido! Bóra conferir nossas ideias para gincanas com pais e filhos?!

01 – Quem consegue colar mais?

A ideia dessa brincadeira tão simples é ver quem consegue colar mais Post-it® no rosto em apenas um minuto. Se você quiser mudar um pouco pode ser pelo corpo todo! Nós vimos essa brincadeira no site The dating divas e achamos o máximo pela criatividade e pela simplicidade da brincadeira. Clique aqui para ver como o site mostra essa a bagunça, ops, brincadeira super divertida para gincanas com pais e filhos!

02 – Jogo da pipoca de algodão

Pegue aquele balde de pipoca, junte bexigas, copinhos, bolas de algodão e clique aqui para ver essa ideia pra lá de criativa do site Highlights. O passo a passo está em inglês, mas nada que o Google Tradutor não possa ajudar. Uma atividade de gincana com pais e filhos que surpreende por mostrar para as crianças como a eletricidade estática atua, mas de um jeito bem simples e brincante.

03 – Acerte o nariz!

Essa é uma variação daquela brincadeira para colocar o rabo nos animais, sabe? E como a ideia é do site Fionacarter, em inglês, e o post dela é do Natal e temos um rena para as crianças colocarem o nariz, mas vendadas! Então, a ideia para sua gincana com pais e filhos pode ser com o desenho de qualquer animal ou até um rosto, não é? Veja como é fácil clicando aqui. 

04 – Encontre o par

Aqui no nosso post com 10 ideias para gincanas com pais e filhos também tem brincadeiras para crianças menores, claro! E uma ideia super fofa e bem simples é essa aqui que vimos no Instagram da cota_mom. Tem um vídeo no feed que te explica direitinho como fazer e os palitos com as figuras, A brincadeira é separá-los, misturá-los e ganha quem conseguir formar mais pares em um tempo que você estabelece.

05 – Jogo com dados: morto!

A Patricia Marinho publicou um post com o tema Já experimentou jogar dados com as crianças?. E a brincadeira pode ser uma ótima ideia para gincanas com pais e filhos. É bem simples e precisa de poucos materiais. Dá uma olhada aqui para ver o passo a passo da brincadeira e para saber quem ganha esse jogo de dados divertido!

 

06 – Acerte o número!

Essa ideia do site momjunction é outra opção  para gincana com pais e filhos menores, desde que eles já saibam contar. Vocês se dividem em duas turmas, colocam objetos pequenos ou até biscoitinhos em um pote e cada um precisa encher os potinhos com a quantidade correspondente usando o hashi. Ah! Então, você deve estar se perguntando que brincadeira é essa que é mais fácil para os pais ganharem? Bom, a ideia é brincar e passar um tempo junto. Vamos lá! Brinque no ritmo da criança, aproveite para motivá-la. Quer ver direitinho como fazer? É só clicar aqui.

 

07 –  O jogo do feijão

Essa é uma ideia de gincana para pais e filhos que funciona para famílias grandes ou pequenas. Você só vai precisar de potes com tampa, um outro para perfurar essa tampa e feijões (ou outro grão, caso não tenha feijões). Para entender como fazer, é só clicar aqui para ver a ideia do site fun-squared. è tão simples, mas tão simples que dá até para brincar agora!

08 – O jogo do copo

Em inglês, o nome dessa brincadeira é Movin’ On Up ou algo como “Movendo-se”, mas a tradução fica estranha demais, não é? Na verdade, a regra do jogo é mover  o copo da cor diferente. Então, resolvemos chamar de o jogo do copo. Nós vimos essa ideia no site Thechaosandtheclutter é bem simples. Cada jogador começa com uma pilha copos da mesma cor e apenas um de cor diferente  no topo da pilha. Então, começam movendo o copo de cor diferente para o fundo da pilha e continuam movendo os copos de cima para baixo até que o copo diferente volte ao fundo da pilha. Ganha quem conseguir deixar o copo no fundo primeiro.

 

09 – Quem consegue comer?

Antes de ver essa ideia aqui do site momjunction, prepare uma gelatina ou até um brigadeiro de colher. Depois divida as crianças e os adultos em duplas, coloque a venda e vamos ver quem consegue dar comida para o parceiro seguindo as instruções de outro membro da equipe que vai conduzindo onde ele deve levar a colher. Ganha a dupla que ficar menos lambusada!

10 – Gincana de roupas

Sabe aquela brincadeira que você faz sem precisar de nada além do que tem em casa? Então, clique aqui e confira o que a Pat Camargo fez com sua filha, a Cururuca. Fez e contou como fazer para todos brincarem também. É a Gincana divertida com materiais simples de casa, e você não vai acreditar que material é esse!

 

E aí? Gostou das nossas 10 ideias para gincanas com pais e filhos? Tem muito mais dicas de brincadeiras aqui no site. Mas se você quiser ainda mais sugestões, clique aqui ou na imagem abaixo  para receber 10 jogos diferentes e super legais para fazer com crianças!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.